Casar.com

Bodas de quê? Saiba como é chamada a comemoração de cada ano de aniversário de casamento

O termo boda é usado nas celebrações dos aniversários de casamento, e cada ano tem um significado, representado por um material – pode ser um metal, uma pedra preciosa, e até flor – que simboliza a nova etapa na vida do casal. Confira o a lista com as bodas de casamento até 100 anos e descubra qual delas é a sua! 

Já tem seu site de casamento? Crie agora.

No Casar.com o seu site não tem custo nenhum e você ainda tem acesso a ferramentas que vão tornar a sua jornada ainda mais fácil e prazerosa.

RSVP personalizado, Save the Date digital e nossa nova funcionalidade que revolucionou a lista de presentes: Shopping Casar.com, você quem decide como e onde vai usar o dinheiro recebido. Resgatar ou usar no shopping e ter acesso a lojas como Magazine Luiza, Fast Shop, Ponto Frio, Camicado, entre outras e garantir 4% de cashback em todas as compras realizadas.

Como surgiram as bodas de casamento?

 O termo boda tem sua origem no latim “vota” que significa “promessa”. Boda é uma celebração de casamento, o nome é mais usado no plural: bodas e se refere aos votos matrimoniais, feitos no dia do casamento. Para cada ano de bodas existe um material que representa a nova etapa, e já é uma celebração tradicional na cultura ocidental comemorar o aniversário de bodas.

A tradição das bodas surgiu na Alemanha, onde era costume de pequenos povoados, oferecer uma coroa de prata aos casais que fizessem 25 anos de casados, e uma de ouro aos que chegassem aos 50. Então, com o passar dos séculos, foram criadas outras simbologias para os anos seguintes, e quanto mais tempo de casado, maior é a importância do material, que vai do mais frágil ao mais resistente. 

A popularização das bodas de casamento

Com o passar dos anos foram surgindo novas bodas para períodos menores de comemoração como, bodas de papel para 1 ano de casamento, por exemplo. Nessa sequência os materiais das comemorações das bodas ano a ano vão ficando mais fortes, como um casamento que a cada ano fica mais sólido e duradouro. 

Comemoração dos “mesversários” de casamento

Os novos casais também podem comemorar seus meses com bodas especiais! A popularização das comemorações fez com que surgissem bodas por meses de casados. Como o primeiro ano de casado costuma ser o mais doce, leve e de descobertas, os nomes das bodas de mês seguem essa mesma linha. Veja quais são:

Agora que você já sabe, aproveite para comemorar todos os meses com seu amor essa data especial! 

Bodas de casamento de 1 a 10 anos

Os primeiros 10 anos são de muita descoberta e cumplicidade. São um marco importante na vida do casal. Nesse período as bodas representam materiais mais frágeis, pois a relação está em fase de construção da solidez.  Veja agora quais são as bodas para o período.

Bodas de casamento de 11 a 25 anos:

Após os primeiros 10 anos a relação fica ainda mais sólida, afinal são muitas coisas vividas e momentos compartilhados, portanto as bodas classificam essa etapa são materiais mais sólidos. Vejamos quais são elas.

Bodas de casamento de 26 a 50 anos

Após os primeiros 25 anos a relação tem muitos frutos e solidez, e é assim que as bodas os representam. Vejamos quais são:

Bodas de casamento de 51 a 75 anos

Chegar aos 50 anos de casado é um marco e tanto, por isso muitos casais aproveitam para renovar seus votos nesse período, e com razão! Logo após as Bodas de Ouro vem os materiais ainda mais fortes, que representam a beleza de uma relação tão duradoura e sólida. Vejamos quais são. 

Bodas de casamento de 76 a 100 anos

75 anos de casados! Ufa, muita coisa se passou e o casal que chegou até aqui segue rumo as Bodas de Carvalho, no aniversário de 80 anos. Comemoração que  faz uma analogia à majestosa árvore, impermeável, altamente resistente e conhecida também pelo significado de grande força moral e física. Vejamos quais são as bodas até os 100 anos de casamento. 

83 anos: Bodas de Begônia

São poucos os casais que chegam até aqui e esses são um grande exemplo a ser seguido. 

Agora que você já conhece todas as bodas, aproveite para comemorar muito com o seu amor cada etapa da vida a dois!

Sair da versão mobile