Vai casar e não sabe por onde começar a planejar o casamento? Mas calma que a gente te ajuda!
Nessa matéria, temos a participação especial da Débora Fagundes, criadora do canal Noiva em Curso e Embaixadora Casar.com, para ajudar os casais com os primeiros passos para a organização do casamento. :)
Sinta o momento
Já parou para sentir o que está acontecendo? Esse momento é tão gostoso!
Todo casal tem uma história diferente. Alguns planejavam isso há anos, outros não esperavam e alguns até não imaginavam viver esse momento, mas deixaram acontecer naturalmente.
Marque um jantar, café ou até happy hour com o seu amor e conversem de maneira leve e alegre sobre esse momento. Relembrem o que já viveram, sintam a importância dessa fase da vida! Assim vocês já começarão a assimilar tudo. Comentem de maneira geral o que planejam. Sentir-se noivos é fundamental para essa primeira etapa!
Avise aos mais próximos
Agora que já ficou tudo mais claro, é o momento de avisar aos familiares e amigos mais próximos: pais, irmãos e melhores amigos.
Quem melhor do que eles para saber primeiro, não é mesmo?
Um jantar bem aconchegante em casa pode ser o primeiro contato para conversar sobre o grande dia! Aqui é legal contar um pouquinho sobre a intenção de vocês, o que planejam, e como planejam. É também o momento de pedir sugestões, caso precisem.
Certamente será nesse momento que vocês irão saber se poderão contar com a ajuda dos familiares, para a parte financeira, e dos amigos na parte do “mãos à obra”.
Se possível, guardem segredo!
Essa parte é difícil, mas se possível, não espalhem a notícia para todo mundo!
Guardem segredo, pelo menos no começo, sobre o noivado e os planos de casamento. Isso pode ajudar muito na hora de criar a lista de convidados, pois depois que comentarem aos quatro ventos que vão se casar, fica mais difícil não convidar todo mundo.
Primeira conversa sobre orçamento (quanto realmente temos?)
Conversem sobre o quanto estão dispostos a gastar, façam as contas e tenham essa informação inicial. Ela dará um norte pra vocês começarem a planejar o casamento!
Mas lembrem-se: vocês têm a cerimônia, festa, lua de mel e uma vida a dois para começar!
Os tempos atuais nos pedem para sermos mais “cautelosos”, então nada de começar a vida a dois endividados, hein?
O motivo das maiores brigas entre os casais é a questão financeira, esse planejamento começa já enquanto durante o noivado. A mudança para a casa nova trará gastos, então planejem a cerimônia com muito carinho e prudência para não ficarem no vermelho após o grande dia.
Tempo de organização
Quanto tempo é bom para planejar o casamento?
Geralmente entre 1 ano a 2 anos é um bom tempo, dependendo do tamanho da sua festa.
Um tempo maior que esse pode ser ruim, pois muitos fornecedores podem não ter a agenda aberta e isso pode causar ansiedade. Além do que o mercado muda constantemente e, às vezes, depois de contratar um serviço vocês podem descobrir novidades incríveis e acabar perdendo algo interessante.
E para ajudar na organização do casamento, o Casar.com disponibiliza aos casais o checklist e a planilha financeira. Aproveite e baixe já os conteúdos gratuitamente. ;)
Data
Assim que começarem a planejar é bom já terem em mente uma data para o casamento. Com a data, vocês já tem um ponto inicial na organização e, com isso, é possível idealizar tudo e começar a pedir alguns orçamentos.
Dica: Escolham uma data, mas tenham algumas outras opções na manga!
Lista de convidados
Chegou a hora de fazer a lista de convidados e deu aquele desespero? CALMA!
Confira algumas dicas na hora de organizar.
Analise quem realmente está pagando o casamento
Se o casal estiver bancando tudo, pode convidar somente quem tem vontade! Nessas horas, se preciso, vale uma conversa sincera com os pais e familiares para explicar sobre os custos e mostrar que para o casamento acontecer, algumas pessoas infelizmente terão que ser cortadas.
Caso os pais estejam ajudando, vale estipular uma média limite de quantas pessoas serão convidadas de cada parte e estudar se caberá no orçamento.
Esse tema é polêmico e com dúvidas constantes: os relacionamentos recentes
Se você for bem íntimo da pessoa, vale conversar e explicar a situação, você pode, por exemplo, explicar que deixou de chamar uma tia querida por falta de espaço e que seria ruim deixar de convidá-la e colocar outra pessoa no lugar.
Mas cuidado! Caso a pessoa seja importante para vocês e não tenha muita companhia no casamento, pode correr o risco dela não querer ir ou, até mesmo, ficar chateada.
Pese bem na balança!
Leques de amigos
Faça a lista por grupos de amigos e corte grupos inteiros, se preciso.
Por exemplo, no caso de amigos do trabalho, se eles não fazem parte da sua vida íntima, não há necessidade de chamá-los.
A dica é ser racional e não emocional!
Estilo do evento
Tirem um momento para analisar que tipo de casal vocês são. Pensem em conjunto, respeitando os gostos de ambos. A dica aqui é pesquisar muitas ideias com o Pinterest, com certeza vocês irão encontrar inspirações incríveis. :)
E para te ajudar a planejar, aqui vão os estilos de casamento mais comuns:
- Clássico: o mais tradicional, seguindo todos os protocolos;
- Romântico: super delicado, geralmente com cores mais suaves;
- Vintage: nesse estilo, temos a mistura de elementos atuais com itens marcantes de outras décadas (máquina de escrever, livros antigos, vitrolas, entre outros);
- Rústico: estilo despojado que combina muito bem com o campo;
- Boho: o queridinho do momento! Super despojado com um ar meio “hippie” e boêmio.
- Temático: quando o casal opta por um tema predominante, por exemplo: fãs de algum filme ou série.
Primeiros orçamentos
O sonho começa a tomar forma! Comecem a pedir os primeiros orçamentos, mas lembrem-se de começar pelos fornecedores que consideram mais importantes e também por aqueles que só fazem um evento por dia, como no caso do salão da festa, fotógrafo, cerimonial e por aí vai.
Site de casamento
O casamento tem muitos detalhes para serem comunicados e nesse ponto, o site de casamento do Casar.com é uma excelente opção para te ajudar na comunicação de informações importantes para os convidados como o local, o horário, dress code, lista de presentes, entre outras opções.
Dica: para a primeira comunicação sobre o grande dia, vocês podem criar o Save the Date digital pelo site e enviar aos convidados, assim eles poderão guardar essa data tão especial.
Para criar o seu site de casamento, clique aqui. :)
Aos poucos vocês sentirão que tudo vai se encaixando, provavelmente será necessário repensar o orçamento e, às vezes, até mesmo a lista de convidados, mas fiquem tranquilos porque isso é super comum.
O casamento é um evento cheio de detalhes, mas que vale cada segundo, então aproveitem cada momento. :)