Casar.com

Como surgiram os padrinhos de casamento?

Foto: Rejane Wolf

++ Veja mais fotos deste casamento

Se está na dúvida de quem convidar para ser padrinho e madrinha do seu casamento, leia este artigo antes de decidir-se. Muitos convidam irmãos, amigos próximos, primos, e formam um altar com muitas pessoas. Outros, preferem não distinguir convidados de padrinhos e optam por não convidar ninguém. A verdade, é que não existe regra. Quem é padrinho, ou se considera, é a pessoa em que o casal deve confiar segredos, desabafar e contar em qualquer momento.

Conversamos com a parceira do Casar.com, Márcia Henz, que é celebrante da Rito Cerimônias Especiais. Há anos ela realiza casamentos com modelos adequado aos noivos – e não necessariamente como manda tradições. É ela quem conta da história por trás dos padrinhos de casamento:

Padrinhos: guerrilheiros tribais

Foto: Cadeira Amarela

++ Veja mais fotos deste casamento

As primeiras informações que se tem sobre os padrinhos é que eram guerrilheiros tribais e amigos de confiança do noivo, verdadeiros guardiões que protegiam a noiva de possíveis raptores.

Padrinhos para a benção católica

Foto: Marco Costa Photo

++ Veja mais fotos deste casamento

Já na Igreja Católica a figura do padrinho surge no batismo, como conhecemos. Então, a partir do século XVI, um matrimônio realizado na Igreja deveria ter três exigências: ser realizado em um local sagrado, celebrado por um pároco e ter duas ou três testemunhas, que tornaram-se os padrinhos.

Faça como quiser com os seus padrinhos

Foto: Rafael Karelisky

++ Veja mais fotos deste casamento

A verdade é que regra não existe. Se você quer chamar seu primo, mas não a namorada dele, não precisa. Ou, se preferir não convidar ninguém para o altar, e sim homenagear os convidados na cerimônia para que todos sintam-se especial, também é possível. “Já fiz um cortejo em que alguns padrinhos ficaram ao longo do corredor entregando flores à noiva e somente a família no altar”, disse Márcia.

Lembre-se noiva: “A única coisa que ‘tem que’ é fazer sentido para aquele grupo em especial de pessoas, para aquele casal.”

Foto: Cadeira Amarela

++ Veja mais fotos deste casamento

 

Sair da versão mobile