Casar.com

Dicas Especiais para Cerimônia de Casamento

Nós já falamos sobre a organização da cerimônia, sobre a decoração e músicas em posts anteriores. Hoje vamos falar sobre os 9 passos para tornar a sua cerimônia especial, única, com significado, incrível e inesquecível.

O texto parece ser longo, mas se você é noiva, DEVE ler tudinho! Vai valer muito cada dica, cada palavra. Quem escreve de forma linda, minuciosa e com propriedade é a Rito Cerimônias Especiais,especializada em fazer a cerimônia refletir a vida e o amor dos noivos através de palavras e gestos. 

Vamos lá?

Reunião com o decorador, prova do vestido, degustação de doces, lista de convidados… A organização de um casamento pode ser bastante desafiadora! Com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, não é raro ver a cerimônia sendo relegada ao plano das segundas coisas – o que é uma pena, dada a emoção profunda que ela pode proporcionar.

Você já escutou alguma história de convidados que chegam somente no final da cerimônia, ou mesmo que aparecem somente para a recepção? A gente já – e acreditamos que isso só acontece porque passamos por uma fase de desencantamento, onde as pessoas se afastaram um pouquinho do verdadeiro valor que esse momento tem. Nossa proposta, hoje, é convidar você para colocar um ponto final nessa fase e inaugurar uma nova, onde a cerimônia seja mais valorizada.

Em um casamento, a cerimônia é o princípio de todas as coisas, o verdadeiro motivo da comemoração linda e bem preparada que vem depois. É o momento decisivo, a ocasião em que duas pessoas se comprometem profundamente uma com a outra, diante de seus queridos como testemunhas. É um instante delicioso, e por isso hoje vamos trazer algumas dicas para que vocês possam aproveitar ainda mais a sua cerimônia:

Pode parecer engraçado que essa seja nossa primeira dica, mas ela é valiosa! A construção de uma cerimônia pode ser um processo muito bacana de aproximação dos noivos com aquilo que eles acreditam e, principalmente, com aquilo que os une.

Por exemplo: Se você escolheu realizar uma cerimônia religiosa, procure conhecer quem celebrará seu casamento – seja padre, pastor ou quem quer que tenha essa responsabilidade na sua religião. Converse com ele sobre o casamento, sobre os significados de cada parte do ritual, assista a algumas missas celebradas por ele (ou cultos, ou o equivalente na sua religião). Estreitar os laços deixará vocês mais à vontade e de quebra o ajudará a conhecê-los melhor, o que facilitará o trabalho dele.

Se você não é tão próxima de alguma religião, ou mesmo se você e seu noivo são de religiões diferentes, é possível seguir apenas com a cerimônia civil, mas essa é uma cerimônia um pouco mais “dura”, pois é feita a leitura dos autos e… só isso! Um caminho bacana é procurar por um celebrante que se afine com a energia do casal. 

Qualquer que seja a sua escolha, lembre-se: o importante é imprimir significado e emoção a esse momento!

Escolher as músicas é tão prazeroso que eu nem considero como um dos afazeres (é quase um instante para relaxar)! Separe um momento tranquilo para fazer isso – escute as músicas que embalaram o início do namoro, que fazem parte da história com os padrinhos…

A quantidade de músicas pode variar de cerimônia para cerimônia, mas há algumas que são essenciais:

Ocasionalmente, pode haver músicas para entrada de daminhas e pajens, ou mesmo diferentes músicas para saídas de padrinhos e saída dos noivos, dependendo dos protocolos adotados.

Uma dica que pode ajudar a aumentar o envolvimento dos padrinhos na cerimônia é fazer uma pré-seleção de algumas músicas para entrada dos padrinhos e cumprimentos e, depois, escolher um momento para que todos possam participar da escolha final (como o chá de panelas, por exemplo!). Vale votação, ou até mesmo alguma brincadeira onde o time vencedor pode escolher entre as mais votadas: o que importa, aqui, é fazer com que todos se sintam parte importante desse momento!

Pequenos gestos de gentileza são sempre muito bem vindos! Além de deixar os convidados à vontade, de quebra você os envolve nesse momento. Oferecer, por exemplo, welcome drinks (ou mesmo apenas água), lencinhos para as lágrimas de alegria, leques e outros pequenos cuidados que podem ir de mantinhas para o frio a programas de cerimônia impressos são algumas demonstrações de cuidado com as pessoas queridas e, de quebra, deixam a cerimônia super charmosa!”

Quem casar dentro de uma igreja ou templo talvez precise observar algumas restrições ou protocolos específicos (informe-se com antecedência e informe seu decorador!), mas quem opta por fazer cerimônia e festa no mesmo local normalmente pode contar com mais flexibilidade para a criação do altar e, nesse caso, abasteça-se de referências!

Uma dica bacana é a hashtag #olhaessealtar que a Rito Cerimônias Especiais criou no Instagram para colecionar altares bonitos: percebendo que nem sempre os noivos conseguiam imaginar um altar que fosse a sua cara, a Marcinha começou a fazer uma coleção de referências para ajudá-los (tem diversos altares que já publicamos aqui no Lápis <3). A coleção foi crescendo e hoje esse mini projeto é a menina dos olhos da equipe da Rito. Você pode, inclusive, ajudar a aumentar essa coleção, enviando as suas fotos de altares lindos por Direct Message para @ritocerimonias (ou por email, se preferir!) e a Rito pode republicar a sua dica por lá (não se esqueça de informar os créditos da imagem!).

Outra dica é pesquisar se existe alguma simbologia bacana que combina com a sua cerimônia: vale usar um camafeu com a foto de alguém querido que não possa estar presente, plantar uma árvore, entregar um objeto que homenageie os padrinhos… Outro exemplo disso é a Chuppah (lê-se rupá): essa estrutura de dossel é bastante usada como elemento de decoração, mas a sua origem é da tradição judaica, sabia? Explicando de uma maneira bem simplificada, significa a nova casa que o casal está construindo; suas laterais são abertas para significar que essa nova casa estará sempre aberta para acolher a família. Lindo, né?

Os votos personalizados são emocionantes gestos de entrega: é tocante ver os noivos abrirem seus corações, se declararem um para o outro, e nós acreditamos que vale a pena se dedicar a isso (post exclusivo sobre votos aqui). Além disso, também é muito bacana convidar uma pessoa querida para falar algumas palavras de afeto. Claro, é super importante assegurar-se de que a pessoa convidada ficará à vontade para cumprir esse papel (e se o responsável pela celebração da cerimônia puder ajudá-la a planejar a sua fala, melhor ainda, pois ter ajuda é essencial para que a pessoa querida não fique ansiosa!).

Existem opções lindíssimas de porta alianças que vão desde a almofadinha, livros, corações de cerâmica e até ninhos de passarinho – uma coisa mais fofa que a outra. Uma alternativa que usamos muito na Rito para quem quer deixar a cerimônia mais personalizada é usar algum objeto da família, como a caixinha de música da infância ou um bibelô da vovó, ou até mesmo um objeto que fez parte da história do casal: vale até aquele potinho bonito trazido de uma viagem juntos!

Uma dúvida recorrente no nosso dia a dia na Rito é sobre os cumprimentos: afinal, cumprimentar os padrinhos ou não?  Tenho visto casais que abrem mão dos cumprimentos para que a cerimônia não se estenda muito, mas confesso que isso parte meu coração. São abraços tão importantes! Alguns dos melhores abraços que ganhei na vida foram aqueles que eu recebi dos meus padrinhos no dia do meu casamento, acho uma pena abrir mão desse carinho! Uma dica para quem faz questão de economizar no tempo é receber os cumprimentos em frente ao altar: os padrinhos vêm até os noivos, cumprimentam e já saem, ao som daquela música que foi escolhida com o maior carinho para eles!

Se você vai fazer também a cerimônia civil, seja no cartório ou em diligência, é muito importante entrar em contato com o cartório da sua região com bastante antecedência para se informar sobre os prazos de agendamento – os prazos e custos podem variar de estado para estado! Assim, nossa dica é que você se informe direitinho logo no início dos seus preparativos!

A última dica é, provavelmente, a mais importante de todas: não esqueça, nem por um minuto, o real motivo do seu casamento. Respire fundo e quando você entrar pela nave, esqueça tudo: todos os detalhes que você planejou são importantes, mas acima de todas as coisas está o momento em que você vai se comprometer com o amor da sua vida. Esteja presente, de corpo e alma!

Foto 1 – Fer Cesar
Fotos 2, 11, 15 – 18Elementos
Foto 3 – Frankie e Marília
Foto 4 – Torin Zanette
Fotos 5 e 9 – Ale Borges
Fotos 6,12, 15, 18, 22, 25 – The Kreulichs
Fotos 7, 20, 23, 24 – Renata Marques
Fotos 8, 16 – Johansson Correia
Fotos 10, 19 – Flávia Valsani
Foto 13 – Gustavo Marialva
Foto 14 – Joshua Kane
Foto 17 – Ricardo Jayme
Foto 21 – Natália Escudeiro
Foto de Capa – Rejane Wolff

Sair da versão mobile