Casar.com

Saiba como fazer o seu Wedding Film!

Olá Casais!

Nós sempre falamos sobre a fotografia de casamento como um todo, mas nos esquecemos da importância do Wedding Film.

Tão importante como as fotos, o vídeo também merece os seus cuidados! Aliás, já faz um bom tempo que os vídeos de casamento deixaram de ser tediosos e longos, daqueles que você tem que reunir toda a família, de uma vez só pra assistir! Hoje em dia, com a tão famosa linguagem cinematográfica, os vídeos estão mais dinâmicos e envolventes, e contam com trilhas sonoras lindas, que fazem qualquer um tirar o lencinho do bolso!!

E pra quem não sabe o que significa a “tal linguagem cinematográfica”, achamos uma definição bem legal:

“Chamamos de linguagem cinematográfica o conjunto de planos, ângulos, movimentos de câmera e recursos de montagem que compõem o universo de um filme. Para isso, é preciso ter em conta que cada plano, movimento de câmera, etc., tem um efeito psicológico, um valor dramático específico e exerce seu papel dentro da totalidade que é um filme.” – Cinema & Educação

E para vocês não errarem na escolha do melhor profissional, o Julio Fujikawa trouxe algumas dicas para nós, que vão dar uma direção ainda mais clara:

Dica 1 | Pesquisem muito! Não limitem-se apenas aos profissionais do seu bairro ou cidade. Existe muita gente bacana pelo mundo, executando trabalhos impecáveis! Nessa fase de pesquisa, não pensem em valor, mas pensem em encontrar apenas uma linguagem que emocione, e que tenha a identidade de vocês! Apaguem a luz e vejam vários vídeos do mesmo videomaker, assim terão uma ideia se o trabalho é padrão ou tem a “personalidade” de cada casal. Tenham uma caneta e um bloquinho e anotem tudo que acharem legal, dúvidas, etc. Isso ajudará muito na escolha do profissional!

Dica 2 | Feita todas as considerações, separem pelo menos 5 profissionais, para um primeiro contato. E nessa hora, não tenham preguiça de escrever um e-mail com todas as informações necessárias e válidas para o profissional! Hoje em dia, recebemos muito bride-spam. São aqueles e-mails que a noiva envia para 500 profissionais ao mesmo tempo, com a simples frase: PRECISO DE UM ORÇAMENTO! Geralmente, não respondemos! Isso é um sinal de que a noiva está apenas fazendo um leilão, e que não teve o cuidado de analisar nosso trabalho! Citem a data, local, quantidade de convidados, horário e conte sobre suas expectativas. Gostamos muito de quando o e-mail já é uma pequena história do casal, porque isso aproxima o casal do profissional e tudo fica mais fácil quando marcamos uma reunião. Depois desse primeiro contato, enviamos uma proposta por e-mail.

Dica 3 | Orçamentos recebidos, é hora de analisar o custo X benefício! Vejam se as propostas cabem no seu Wedding Budget {não comecem a pesquisar fornecedores sem terem um planejamento financeiro bem definido. Não dá certo!}, e agendem uma reunião com aqueles profissionais com que realmente vocês tem intenção de fechar um contrato. Não desperdicem tempo só pra especular ou barganhar preço! Uma reunião, com um casal com quem já trocamos alguns e-mails, duram de 40 minutos a 2 horas e acredito que esse tempo é suficiente para alinharmos todas as expectativas, esclarecer dúvidas, etc.

Dica 4 | Na reunião, perguntem sobre estilo de trabalho, equipamentos utilizados, captação de áudio, edição, trilha sonora, entrega de material, etc. Captação de áudio é muito importante. Vocês muitas vezes vêem um vídeo lindo, mas o áudio é digno de “banheiro de rodoviária”. Sabem como é? De que adianta um vídeo lindo se o áudio não foi bem captado?!!!

É importante que vocês assistam ao vídeo completo de casamento que dura no máximo 40 minutos, e se estiver bem editado, com uma boa trilha sonora, vocês nem verão o tempo passar, e assim vocês conseguem visualizar a história daquele casal! Aqui, no Júlio Fujikawa Foto e Vídeo, nós entregamos o vídeo editado, com no máximo 40 minutos de duração! Fazemos um teaser de aproximadamente 1:30, pra matar a curiosidade dos noivos e convidados, que disponibilizamos uns 15 dias após o casamentos e um trailler com no máximo 6 minutos {resumo bem legal do seu casamento} pra você compartilhar com seus amigos e familiares!

Dica 5 | Faça 3 perguntinhas para vocês mesmos: A proposta cabe no nosso orçamento? A identidade do profissional atende as nossas expectativas? O profissional e a equipe são bacanas? Se em uma dessas perguntas a resposta for não, marquem uma reunião com outro profissional!

Hoje em dia, existem milhões de itens/serviços que os profissionais incluem em suas propostas, como Same Day Edit, Drones, etc. O que realmente importa é qualidade do vídeo de casamento, o resto é “perfumaria”.

Amamos as dicas Julio Fujikawa!!! Agora não da mais pra errar na escolha de um bom profissional. Já ouvimos casos de pessoas que não escolheram bem, e acabaram perdendo todo vídeo do casamento (fora que dá uma dor de cabeça, etc.)!!

E para vocês que gostaram das dicas, assim como nós, vejam esse lindo teaser:

E não para por aqui. O Julio nos dá agora uma visão ainda mais clara, de como é o processo de criação do vídeo:

Depois do casamento, as noivas ficam super ansiosas com a entrega do vídeo, que sempre é mais demorada do que a entrega das fotos. A edição de vídeo é bem mais complexa e eu vou tentar resumir aqui, como é nosso processo de trabalho:

– Nós trabalhamos com 3 câmeras, que trabalham em conjunto! Isto é, a visão da mesma cena, por 3 ângulos diferentes. Cada membro da equipe, tem uma função bem definida em cada casamento!

– Com todos os arquivos descarregados, é hora da limpeza. O assistente de montagem separa todos os takes por ordem cronológica: Making of do noivo, Making of da noiva, Cerimônia {que é subdividida em entrada dos padrinhos, entrada do noivo, entrada das crianças, etc.}, Ensaio do casal e Festa. E esse processo é feito nos takes das 3 câmeras, agrupando as cenas em blocos!

– Feito isso, é hora da montagem, que envolve escolha das músicas (as cenas são editadas de acordo com a música, para que o vídeo tenha ritmo), a dinâmica da narrativa do vídeo {que é estudada antes do casamento, com a escolha de equipamentos, planos, ângulos, movimentação de câmera, etc.} Isso tudo, contado de forma amarrada, coerente, e que passe emoção, que tenha vida! Que você tenha vontade de rever sempre! E isso tudo, dá muito trabalho, geralmente um fotógrafo ou videomaker trabalha de 12 a 14 horas por dia! Então mocinhas recém casadas: KEEP CALM, seu video vai ficar lindo, mas vai demorar um pouquinho!

Bom, agora que já sabem o que fazer, não percam tempo e mãos à obra!!!

Até a próxima,

Sair da versão mobile