Casar.com

Tradições de casamento em 5 países diferentes

Conheça alguns costumes estrangeiros que você pode incorporar em seu casamento e saiba o que cada um representa:

Torre de profiteroles na Itália

No lugar do tradicional bolo, os italianos costumam decorar a mesa com uma torre cônica de profiteroles recheados, decorados com frutas, cobertura de caramelo e chocolate, vários tipos de nozes açucaradas e fitas coloridas. A criatividade está liberada para montar verdadeiras obras de arte.

Bolo com fitas na Argentina

O grande momento dos casamentos das nossas hermanas é a cerimônia do bolo com fitas, que substitui o ato de “jogar o buquê”. Fitas – brancas ou coloridas – com pingentes, brincos, anéis ou pulseiras nas pontas são inseridas no bolo, mas apenas uma delas traz uma aliança. Quando os noivos cortam o bolo, as convidadas solteiras devem puxar as fitas ao mesmo tempo e, quem achar a aliança, será a próxima a se casar.

Dois buquês no México

Nossa Senhora de Guadalupe é a padroeira do país. Então, a noiva carrega dois buquês, um para ela e o outro a ser oferecido à santa para que o casamento seja abençoado. No fim da cerimônia, a noiva deixa as flores no altar da igreja e faz uma oração de agradecimento.

Voo dos pombos nas Filipinas

Os noivos costumam soltar dois pombos treinados no ar, um macho e uma fêmea – eles são retirados da gaiola e têm os bicos aproximados para simular um beijo e então são liberados. O ato representa uma vida conjugal harmoniosa e duradoura, e acontece normalmente após o banquete, por questões de higiene.

Dança do dinheiro na Polônia

A versão polonesa é precida com o nosso costume de “cortar a gravata” para coletar dinheiro destinado à lua de mel – os convidados “compram” danças com a noiva, geralmente ao som da polka, dança típica local. Os demais convidados formam um círculo e balançam lenços brancos sinalizando boa sorte aos noivos. Quando a noiva acaba de percorrer toda a roda, o círculo se fecha e o noivo precisa furar o bloqueio para chegar até a sua amada e tomá-la para si.

Sair da versão mobile