Casar.com

Trajetória: O segredo do sucesso da Conceição Bem Casados

Todas as noivas antenadas sabem que os bem-casados da Conceição Bem Casados são um must have dos casamentos mais badalados do Brasil. Dona do bem-casado mais famoso do país, Dona Conceição é uma senhora doce, de jeito sereno e que gosta de cozinhar. Mas, como explicar tamanho sucesso empresarial para uma senhorinha que gosta mesmo de ficar com a mão literalmente na massa e sem nenhuma experiência empresarial?

O sucesso do negócio pode ser explicado não só com seus deliciosos bem-casados, mas também pela forma como a empresa foi sempre dirigido por seu filho, Fábio Amaral.

Hoje vamos bater um papo com o Fábio e entender um pouco mais da trajetória da marca Conceição Bem Casados, seu papel dentro da organização e crescimento da empresa.

O começo
“No começo, minha mãe trabalhava sozinha, fazendo diversos tipos de doces. Era um mais gostoso que o outro, e eu e meus irmãos fomos criados em meio a panelas da minha mãe, uma vez que tudo era feito na cozinha de nossa casa. Com o passar dos anos, seus bem-casados começaram a fazer mais sucesso do que todos os outros doces e, em determinado momento, quase naturalmente, ela largou todo o resto para se dedicar somente a eles.

Por muitos e muitos anos, ela trabalhou sozinha, varando noites e noites para atender todos os pedidos. Até que uma hora contratou sua primeira ajudante, que depois viraram duas, três e assim foi indo”.

A profissionalização
“Quando entrei na faculdade de administração, comecei a trazer conceitos básicos de contabilidade e de finanças para começar a aplicar no negócio. Era uma fase muito legal, pois aprendia um conceito na parte da manhã e, na parte da tarde, já estava aplicando esse conceito na prática. E assim, pouco a pouco, fomos fazendo aquele trabalho que, até então era feito de uma forma empírica, se transformar numa empresa estruturada, com procedimentos claros, organograma, hierarquia. Tudo foi sendo desenhado e construído dia após dia e, quando vimos, tínhamos um negócio relativamente grande e bem estruturado”.

Estratégias de marketing
“Uma vez que tínhamos um excelente produto, construir a estratégia de marketing foi uma parte que deu muita sustentação para o crescimento exponencial do negócio. Um exemplo de uma ação que abriu nossas portas para outro segmento foi uma ação que desenvolvemos para o evento CASAR São Paulo de 2009, em que estilistas consagrados, como Alexandre Herchcovitch, Reinaldo Lourenço e Glória Coelho, entre outros, desenvolveram embalagens para nossos bem-casados. A repercussão dessa ação foi tão grande que, em pouco tempo, estávamos vendendo para outro público, não mais somente as noivas. As grandes marcas de luxo brasileiras e mundiais se tornaram nossas clientes, comprando nossos bem-casados para servir em seus desfiles, festas e em seus lançamentos. Hermés, Bvlgari, Cartier, Louis Vuitton são algumas das marcas que se tornaram nossas clientes após essa ação”.

Novos mercados
“Ao longo dos anos, fomos percebendo que a noiva que casou e comprou os bem-casados de sua festa conosco, não estava disposta a comprar somente uma vez. Ela queria encontrar alguma forma de continuar comprando, mas como os bem-casados estavam muito associados com a festa de casamento, essa segunda compra era mais difícil. Foi quando enxergamos a oportunidade de repaginar a embalagem para temas mais infantis, com cores mais suaves e lançar os bem-nascidos. O sucesso foi imediato, e hoje os bem-nascidos são tão importantes para as futuras mamães oferecer na maternidade como os bem-casados são importantes para as festas de casamento.
E o mesmo se deu para festas empresarias, aniversários, festas infantis. Os bem-casados se descolaram das festas de casamento para se tornarem os doces de todas as festas”.

Inovações
“Apesar de ser um doce centenário e muito tradicional, sempre gostamos de inovar, seja na embalagem, como o exemplo da parceria com os estilistas ou na parceria que fizemos o saudoso artista Gustavo Rosa, ou quando fizemos uma parceria com a consagrada Juliana Motter, da Maria Brigadeiro, que desenvolveu novos sabores para os bem-casados. Nosso último grande lançamento foi o gelato de bem-casado, em parceria com a Diletto. O picolé nasceu para durar um verão e ser servido somente em festas de casamento, mas fez tanto sucesso que durou dois anos e passou a ser um picolé de linha da Diletto. Essas inovações e parcerias se mostraram fundamentais para manter a marca sempre jovem”.

O segredo do sucesso
“Palavras da Dona Conceição: ‘O segredo está no todo. Está na mão de cada um. Está na qualidade do material. Mas, acima de tudo, está no amor que você põe no trabalho’. E essa é a mais pura verdade. Nenhuma estratégia de marketing se sustenta sem um trabalho bem feito. Com dedicação, com muito esforço e com amor. Já são mais de 60 anos de história e esperamos que o futuro seja tão gostoso como toda a nossa trajetória.

Sair da versão mobile