As flores são uma parte super importante de um casamento, estando presentes no mínimo na decoração do ambiente e no bouquet da noiva. Mas a escolha das flores envolve vários fatores para que no grande dia tudo esteja em perfeita harmonia, casando bem todos os elementos da festa. Confira a seguir algumas dicas para escolher os melhores Tipos de flores para o seu casamento.
Como escolher o tipo de flores para casamento
Na hora de escolher as flores, a noiva deve levar em consideração diversos fatores. O primeiro deles é lembrar sempre de manter o tema da festa. As flores em casamento precisam ornar com a decoração, o ambiente e o estilo da festa e dos noivos. Arranjos tradicionais com rosas vermelhas certamente não são a melhor escolha para um casamento no campo, por exemplo. Leve sempre essa harmonia em consideração.
Além de pensar e combinar as cores e tons das flores, é preciso ainda pensar nos seus tamanhos, volumes e alturas, para que a decoração e os arranjos não fiquem, ou pesados demais, ou desapareçam no ambiente. Saber escolher e combinar mais de um tipo de flor e cores e tons diferentes não é uma tarefa fácil, e a melhor forma de fazer isso é conversar com um especialista e fazer muita pesquisa buscando referências visuais do que você gosta e procura.
Mas além destes fatores, é bom sempre lembrar que as flores tem épocas e que é muito melhor escolher uma flor que seja da época em que você vai se casar. Além delas serem mais baratas neste período, certamente estarão mais frescas e bonitas para decorar.
Flores mais procuradas
As flores mais procuradas para decorar casamentos são certamente as rosas e as orquídeas, nas suas mais variadas cores e tipos.
Mas as noivas não precisam ficar presas a estas duas. Existe uma variedade imensa de tipos de flores a escolher, e que podem ser usadas para decorar e dar um toque mais personalizado e único ao seu casamento.
Confira aqui alguma sugestões de flores de acordo com a estação do ano em que você vai se casar.
Outono: margarida, angélica, boca de leão, gardênia e orquídeas cymbidium e catleya.
Inverno: tulipa, azaleia, amor perfeito, boca de leão, flor de lótus, flor de cerejeira, pessegueiro e orquídea chuva de ouro.
Primavera: cravo, rosa, gérbera, astromelia, narciso, fresia, santa bárbara.
Verão: flor do campo, dália, lírio, angélica, copo de leite, camélia, cravo, rosa, angélica, boca de leão, orquídea Phalaenopsis.
Cores, flores e seus significados
Algumas noivas ainda querem escolher as espécies das flores e as cores de acordo com os seus significados. Para você que quer escolher suas flores dessa maneira ou está tem curiosidade sobre estes significados, confira a seguir as flores mais comuns e algumas cores e o que elas querem dizer.
Espécies de Flores:
Tulipa: elegância, sensibilidade e amor duradouro.
Orquídea: sexualidade e desejo.
Rosa: amor e todas as suas nuances.
Cravo: fertilidade.
Camélia: beleza.
Copo de Leite: pureza e sensibilidade.
Gérbera: alegria, pureza e sensibilidade.
Cores:
Vermelho: amor, paixão e coragem.
Branco: paz, inocência e pureza.
Amarelo: felicidade, alegria e amizade.
Rosa: carinho, amor, gentileza e amizade.
Laranja: encantamento e admiração.
Champagne: simpatia.
Violeta: calma, dignidade e aristocracia.
Azul: harmonia, lealdade e carinho.
Verde: esperança, juventude e equilíbrio.
Flores para o Dia e para a Noite
Tanto em ambiente fechados quanto abertos, e independente do horário da cerimônia, é possível aproveitar além das flores, outras plantas como folhas, secas e naturais, sementes, pinhas e galhos. Especialmente no inverno e durante à noite, essa pode ser uma excelente opção.
Durante o dia você pode apostar em cores mais suaves e flores menores, para arranjos mais leves. Já a noite pede um pouco mais de presença, e cores mais pesadas e flores com mais volume são as mais recomendadas para arranjos mais imponentes.
Mas mais uma vez vale lembrar que no final das contas o importante é que você e seu noivo estejam felizes com as suas escolhas e com o resultado final no grande dia. Leve todos os fatores em consideração, mas coloque sempre em primeiro lugar o seu desejo pessoal.