Início Casamentos Decoração de Casamento Tipos de Flores para o seu Casamento
Tipos de Flores para o seu Casamento

Tipos de Flores para o seu Casamento

As flores são uma parte super importante de um casamento, estando presentes no mínimo na decoração do ambiente e no bouquet da noiva. Mas a escolha das flores envolve vários fatores para que no grande dia tudo esteja em perfeita harmonia, casando bem todos os elementos da festa. Confira a seguir algumas dicas para escolher os melhores Tipos de flores para o seu casamento.

1 Flores para o seu casamento | Crédito: Fabio Borgatto

Como escolher o tipo de flores para casamento

Na hora de escolher as flores, a noiva deve levar em consideração diversos fatores. O primeiro deles é lembrar sempre de manter o tema da festa. As flores em casamento precisam ornar com a decoração, o ambiente e o estilo da festa e dos noivos. Arranjos tradicionais com rosas vermelhas certamente não são a melhor escolha para um casamento no campo, por exemplo. Leve sempre essa harmonia em consideração.

Além de pensar e combinar as cores e tons das flores, é preciso ainda pensar nos seus tamanhos, volumes e alturas, para que a decoração e os arranjos não fiquem, ou pesados demais, ou desapareçam no ambiente. Saber escolher e combinar mais de um tipo de flor e cores e tons diferentes não é uma tarefa fácil, e a melhor forma de fazer isso é conversar com um especialista e fazer muita pesquisa buscando referências visuais do que você gosta e procura.

Mas além destes fatores, é bom sempre lembrar que as flores tem épocas e que é muito melhor escolher uma flor que seja da época em que você vai se casar. Além delas serem mais baratas neste período, certamente estarão mais frescas e bonitas para decorar.

2 Flores para o seu casamento | Crédito: William e Priscila Lima

Flores mais procuradas

As flores mais procuradas para decorar casamentos são certamente as rosas e as orquídeas, nas suas mais variadas cores e tipos.

Mas as noivas não precisam ficar presas a estas duas. Existe uma variedade imensa de tipos de flores a escolher, e que podem ser usadas para decorar e dar um toque mais personalizado e único ao seu casamento.

3 Flores para Casamento | Foto: Alessandro Varela

Confira aqui alguma sugestões de flores de acordo com a estação do ano em que você vai se casar.

Outono: margarida, angélica, boca de leão, gardênia e orquídeas cymbidium e catleya.

Inverno: tulipa, azaleia, amor perfeito, boca de leão, flor de lótus, flor de cerejeira, pessegueiro e orquídea chuva de ouro.

Primavera: cravo, rosa, gérbera, astromelia, narciso, fresia, santa bárbara.

Verão: flor do campo, dália, lírio, angélica, copo de leite, camélia, cravo, rosa, angélica, boca de leão, orquídea Phalaenopsis.

Cores, flores e seus significados

Algumas noivas ainda querem escolher as espécies das flores e as cores de acordo com os seus significados. Para você que quer escolher suas flores dessa maneira ou está tem curiosidade sobre estes significados, confira a seguir as flores mais comuns e algumas cores e o que elas querem dizer.

4 Flores para casamento | Foto: Edno Bispo

Espécies de Flores:

Tulipa: elegância, sensibilidade e amor duradouro.

Orquídea: sexualidade e desejo.

Rosa: amor e todas as suas nuances.

Cravo: fertilidade.

Camélia: beleza.

Copo de Leite: pureza e sensibilidade.

Gérbera: alegria, pureza e sensibilidade.

5 Espécie de Flores | Tulipa, Copo de Leite, Cravo, Orquídeas, Rosa, Gérbera e Camélia

Cores:

cores

Vermelho: amor, paixão e coragem.

Branco: paz, inocência e pureza.

Amarelo: felicidade, alegria e amizade.

Rosa: carinho, amor, gentileza e amizade.

Laranja: encantamento e admiração.

Champagne: simpatia.

Violeta: calma, dignidade e aristocracia.

Azul: harmonia, lealdade e carinho.

Verde: esperança, juventude e equilíbrio.

Flores para o Dia e para a Noite

estacoes-do-ano-1  Escolher as flores para decoração de casamento de acordo com o horário da sua cerimônia também pode ser bastante relevante. Em um casamento de dia e ao ar livre, o mais importante é conseguir aproveitar o que você já dispõe de natureza ao redor para a sua decoração. Vale lembrar que durante o dia e no sol, como em um casamento na praia por exemplo, a durabilidade das flores também pode ficar comprometida então é necessário escolher espécies mais resistentes a temperatura.

Tanto em ambiente fechados quanto abertos, e independente do horário da cerimônia, é possível aproveitar além das flores, outras plantas como folhas, secas e naturais, sementes, pinhas e galhos. Especialmente no inverno e durante à noite, essa pode ser uma excelente opção.

Durante o dia você pode apostar em cores mais suaves e flores menores, para arranjos mais leves. Já a noite pede um pouco mais de presença, e cores mais pesadas e flores com mais volume são as mais recomendadas para arranjos mais imponentes.

Mas mais uma vez vale lembrar que no final das contas o importante é que você e seu noivo estejam felizes com as suas escolhas e com o resultado final no grande dia. Leve todos os fatores em consideração, mas coloque sempre em primeiro lugar o seu desejo pessoal.


Noivas do Brasil Noivas do Brasil: SOBRE PATRICIA FORTES Formada em Psicologia com MBA em Planejamento e Gestão Organizacional. Atualmente moro em Recife-PE. Adoro conhecer pessoas e principalmente, viajar! Continue lendo → http://www.noivasdobrasil.com.br