Casar.com

Vestido para madrinha de casamento – dicas para escolher e 40 inspirações!

Foi convidada e está em dúvida sobre seu modelo de vestido para madrinha de casamento? Te damos dicas e inspirações! 

Ser convidada para ser madrinha de casamento é sempre uma felicidade e um momento muito especial, não é? Afinal, isso mostra que o casal considera muito a sua presença na vida dele e tem um carinho extra por você! Mas, na hora de escolher o modelo de vestido para madrinha de casamento, algumas dúvidas podem surgir. 

Então separamos dicas de ouro pra te ajudar e várias ideias pra você! 

Vestido para madrinha de casamento – por onde começar?

O primeiro ponto aqui é entender se o casal definiu uma cor específica para as madrinhas e também um modelo. 

Por isso, se não está especificado no convite que recebeu, uma ideia é ver as dicas no site de casamento do casal. Se ainda assim você não conseguiu a informação, procure perguntar para a noiva/noivo sobre o que esperam. 

Madrinhas com cores ou modelos iguais

Se o casal já definiu e te passou as referências, agora é hora de buscar um modelo de vestido para madrinha de casamento que esteja dentro das expectativas. 

Para escolher o ideal, procure adequar sua busca ao estilo e horário do evento. 

Veja 10 dicas para ser a madrinha de casamento perfeita

O casal não definiu cor e nem modelo – Como fazer?

Se não há nenhuma escolha para as madrinhas, é hora de buscar inspirações e modelos que tenham a ver com o evento e, claro, você se sinta confortável usando. 

Uma dica é buscar por modelos mais neutros, sem muito exagero de detalhes para deixar tudo sempre em harmonia para o casal. 

Vestidos para madrinha de casamento à noite

Em geral, os eventos à noite tendem a ser mais clássicos, geralmente na igreja ou ambientes fechados. Se for esse o caso, procure por modelos mais elegantes, com tons mais fechados e detalhes especiais como bordados e brilho. 

Mas, cuidado para não exagerar! Procure sempre falar com o casal e mostrar sua opção para evitar qualquer desconforto. Afinal, você não vai querer ser o destaque da festa, certo? 

Veja também: Vestidos de festa de veludo: modelos perfeitos para madrinhas de casamento

Vestidos para madrinha de casamento de dia

Se o evento acontece durante o dia, uma dica é optar por tons mais claros (cuidado com os muito clarinhos para não parecerem branco nas fotos!), modelos com mais leveza e sem tantos bordados ou brilhos. 

Modelos com as saias mais abertas e soltinhas são a aposta perfeita. Procure se informar também sobre o tempo: se acontecer em um mês de muito calor, é bom evitar as mangas longas, certo? 

Evite também modelos muito justos e opte sempre por escolher vestidos para madrinha de casamento simples e elegantes!

Veja mais: Moda das famosas: vestidos na cor azul para madrinhas e convidadas

Dica: cuidado com as cores!

É claro que você já ouviu falar sobre isso, mas é sempre importante ressaltar: branco e preto não são cores bem-vindas nos casamentos! 

Apesar de muito disso já ter mudado, há muitos casais que ainda levam essa regrinha muito a sério. Então sempre se informe e compartilhe sua escolha com o noivo e noiva pra evitar qualquer desconforto.

Por que não usar cor clara ou branco?

É de senso comum que essa cor é de uso exclusivo da noiva. Então jamais opte por um modelo de cor branca ou algum tom muito clarinho que possa parecer branco na hora da foto. 

Por que não usar preto em casamentos?

Por muito tempo, o preto foi (e ainda é!) associado ao luto. Então nem sempre ele foi bem visto nos looks de casamentos. De novo, muito disso já mudou e é bem comum ver convidadas usando vestidos pretos em eventos noturnos. 

Mas, ainda há resistência quando a cor é usada por madrinhas, principalmente porque elas têm lugar de destaque na cerimônia e depois nas fotos.

Então, a menos que seja uma escolha do casal para o vestido das madrinhas, não escolha um vestido preto para usar!

Vestido para madrinha de casamento civil – existe regra? 

Se você foi convidada para ser testemunha no civil, é fundamental perguntar ao casal se eles farão algo mais simples – como só assinar os papeis – ou se farão algo mais elaborado. Em geral, o casamento civil no cartório costuma ser bem simples, então um vestido ou look mais despojado podem ser boas opções.

Veja 10 ideias de penteados para madrinhas de casamento

Vestido para madrinha de casamento longo e curto – 40 inspirações!

E aí, qual o seu modelo favorito?

Sair da versão mobile