O assunto ‘sogra‘ pode ser bastante delicado para muitos casais que estão a caminho do altar. O motivo pode ser desde uma pequena implicância entre nora e sogra, ou sogra e genro, até uma crise de ciúmes obsessivo!
Na maioria dos casos o problema é entre a nora e a sogra, o que pode causar várias desavenças e problemas por toda vida de casados. Não é atoa que as piadas de sogra estão entre as mais engraçadas (e verdadeiras :p).
As noras também não são completamente santas. Muitas fazem provocações exageradas, até mesmo sem motivo, para conseguir manter o controle de tudo. Vale lembrar que ao escolher um marido, a família dele também vai no pacote. E saber manter o respeito e uma harmonia nas relações é só o começo de uma longa história!
Nós chamamos algumas de nossas blogueiras queridas para falar um pouco sobre esses conflitos e como encontrar a melhor forma de resolvê-los.
++ Veja fotos de vestidos para a mãe do noivo
Cada um no seu quadrado
Algumas relações se tornam conflituosas justamente porque as noras se comportam como se estivessem roubando o filho da mãe dele, fazendo com que as sogras se comportem na defensiva e de maneira agressiva. Claro que algumas sogras são neuróticas, principalmente quando ele é o filho único. Por isso, mostrar para ela que cada um tem seu espaço é essencial.
A Camila Piccini, do blog Say I Do, acredita que o melhor é deixar claro que você ela vai continuar sendo a mãe dele e que você não vai roubar esse espaço. A Ju, do blog Vida de Casada, também deixa a dica:
Quando temos ela como amiga, conseguimos facilmente mostrar que a relação entre os dois não vai mudar e ela ainda terá uma “nova filha”, você. – Juliana
Planejando o casamento
O período do planejamento do casamento é super importante para estreitar as relações com a futura sogra. Se vocês já possuem algum desentendimento, aproveite o momento para envolvê-la nos preparativos e desfazer alguma má impressão que tenha ficado entre vocês!
Isso não significa que você vai acatar a todas as opiniões dela. Mas pedir opinião e ouvir com o coração aberto é sempre bom! Pode ser que ela acrescente muitas coisas! – Bel, blog casando Com Amor
É bom lembrar que o casamento é o seu. Ouvir as opiniões dela pode ser muito bom, mas é preciso de jogo de cintura para impor alguns limites, com bastante jeitinho, mas não deixar parecendo o casamento dela. A dica da Camila é bem bacana também:
Acho legal deixá-la palpitar em alguns itens, mas não dar muito espaço para ela não “montar em cima” rs! Quando achar que ela ta passando dos limites envolver o noivo para ajudar a mostrar para ela que ela esta abusando. Acho legal escolher uns 3 itens do casamento que sejam meio “to do” da sogra sabe? Ela vai ficar feliz e se sentir feliz por ter ajudado!
Lista de Convidados (dela)
Criar a lista de convidados do casamento não é tarefa simples. Além disso, com muitos casais arcando com todas as despesas da casa e festa, a lista se tornou mais seleta e restrita apenas aos convidados mais próximos. O problema é que tanto a sua mãe quanto a mãe dele podem querer incluir aqueles amigos dos amigos delas. Uma ótima dica, da Juliana, do blog vida de casada, é a de conversar e explicar que a festa já está nos limites dos gastos financeiros. A Bel dá a seguinte dica:
Eu sou sempre adepta do diálogo. Marcar uma conversa entre todos os envolvidos, apresentar os números para ela e pedir ajuda para resolver o dilema ;) Sem brigas, abrindo o coração, ouvindo o lado dela e expondo o de vocês. Com o objetivo de encontrarem juntos a melhor solução e não de convencerem ela de que estão certos. Vocês estão trabalhando para serem uma família e família sempre vai viver conflitos, esse é só o primeiro. Portanto quanto melhor souberem lidar com esse primeiro impasse familiar, melhor o prognóstico do futuro de vocês!
Nada como uma boa conversa franca!
O maior dos problemas
Identificar o problema é meio caminho andado para solucioná-lo. A Camila, por exemplo, acredita que o ciúmes é o que mais pode atrapalhar a relação entre nora e sogra, principalmente quando elas são possessivas com o filho/noivo/marido.
Acredito que uma coisa que atrapalha na relação é o bloqueio involuntário das partes que muitas vezes é criado. Existem algumas situações que a sogra ou a nora não querem estabelecer amizades e laço afetivo. Isso acaba sendo muito prejudicial para a família e a construção de relação.
Foto: Manuk