Início Dicas Tudo que você precisa saber sobre Bodas de Casamento
Tudo que você precisa saber sobre Bodas de Casamento

Tudo que você precisa saber sobre Bodas de Casamento

A Comemoração dos Aniversários de Casamento, mais conhecidos como “Bodas de Casamento“, é uma tradição em várias culturas. São chamadas de bodas de casamento todas as celebrações que envolvem o casamento, bem como todos os eventos que decorrem aos anos que o casal passa junto, tendo assim, cada ano o seu significado. Você sabe por que o casamento e todas as celebrações são chamadas de bodas?

A palavra “boda” tem sua origem na palavra latina votum  e significa “promessa”, uma promessa entre os noivos de que continuarão juntos apesar das dificuldades que enfrentarão durante todo o caminho. Em muitas celebrações religiosas, o casal segue um ritual na troca de alianças fazendo seus votos de casamento da forma tradicional (repetindo as palavras do celebrante) ou fazendo seus próprios votos de amor! 

Cada ano de casamento que se passa não deixa de ser uma nova promessa, a prova de que aquela feita lá atrás ainda está viva e forte, e nada melhor do que comemorá-las né? Veja no post abaixo o significados das bodas mais famosas, confira! Clique aqui

Já pensou em ter um site de casamento para te ajudar na organização do seu grande dia? Além de ser um grande aliado na comunicação com seus convidados, o site do Casar.com oferece lista de presentes em dinheiro para usar como e quando quiser! Para saber mais e fazer o seu 100% grátis CLIQUE AQUI! 

Bodas de Casamento

Ultimamente, os casais mais jovens têm comemorado mais a cada ano, por isso as bodas dos meses se popularizaram tanto. Em nosso blog escrevemos um post falando sobre elas além de todos os outros nomes dados as bodas até os 100 anos de união e você pode conferir CLICANDO AQUI!

Significados das bodas de casamento:

bodas de papel significado

Bodas de Papel – 1 ano de casamento

Representada pelo papel mostra a união como algo ainda fino e frágil como que pode ser rasgado, molhado ou queimado. No entanto, também representa a versatilidade e facilidade do papel em se adaptar a qualquer situação, sendo um material muito maleável que em grandes quantidades se torna muito forte, mostrando que ao passar por essa primeira fase, o casal  cresceu muito. 

Para comemorar as bodas de papel, o casal pode utilizar decorações com origamis, coraçõezinhos de papel, ou ainda escrever uma carta ou cartão bem bonito e um jantar especial. 

 

significado bodas de algodão

Bodas de Algodão – 2 anos de casamento

Ainda represetada por um elemento fágril as bodas de algodão são o marco de que o casal está crescendo e amadurecendo junto, se adaptando as diferenças e vivendo cada vez melhor na companhia um do outro. 

O algodão mesmo sendo frágil tem como característica se adaptar facilmente em qualquer situação ou lugar além de versatilidade para se transformar em outras coisas. 

Se o casal quiser comemorar de forma temática, por que não dividir um algodão doce? Uma foto do casal dividindo o algodão doce pode ser emoldurada na parede, e o momento ficará guardado para sempre.Doce como a vida em um casamento feliz deve ser!

 

Significado bodas de couro ou trigo

Bodas de Couro ou Trigo – 3 anos de casamento

Algo mais sólido começa a tomar força. O trigo representa prosperidade e riqueza por sua cor dourada, mostra que à partir daí o casamento está pronto para semear novos frutos. O couro representa longevidade e uma relação duradoura que amadurece cada vez mais com a convivência, paciência e amor. 

A comemoração desta boda de casamento  pode ocorrer da forma como desejarem. Um jantar, um almoço, uma festa com os amigos.

Para finalizar, pode acontecer a troca de presentes de acessórios de couro, que vão durar por muitos e muitos anos. 

 

significado bodas de frutas e flores

Bodas de Flores e Frutas ou Ceras – 4 anos de casamento

Essa boda tem um significado muito interessante, as Flores significam beleza e a necessidade de cuidados, o que todas as relações necessitam, as Frutas significam vitalidade a Cera representa a maleabilidade que todo o casamento deve ter. São elementos que representam renovação constante, necessária em qualquer relação. 

Uma boa dica para comemorar é preparar um café na cama com flores e frutas, ou até mesmo um jantar a luz de velas!

Surpreenda seu par com uma decoração florida, colorida e saborosa.

 

significado bodas de madeira e ferro

Bodas de Madeira ou ferro – 5 anos de casamento

Ao chegar ao quinto ano de casamento o casal está maduro o suficiente e por isso essa boda é representada pela madeira ou ferro. São elementos que representam fortes raizes, aconchego e longevidade como a madeira, e fortes estruturas, alta resistência e versatilidade como o ferro. 

Você pode comemorar com o seu par ou em família, mas não deixe se celebrar essa data tão especial que é um marco na vida do casal.

 

Significado boda de açúcar ou perfume

Bodas de Açúcar ou Perfume – 6 anos de casamento

Ao sexto ano de casamento os elementos escolhidos são Perfume ou Açucar, esses elementos são símbolos da o doçura que da sabor a vida e ao aroma de felicidade, simbolizando também o companheirismo e a cumplicidade, onde o açúcar ajuda a adoçar a vida a dois, e o perfume da a essência à ela.

Comemore com um lindo jantar e uma sobremesa que vocês amam pra celebrar a data especial!

 

significado bodas de lã ou latão

Bodas de Lã ou Latão – 7 anos de casamento

A comemoração do sétimo ano de casamento do casal é representada pela Lã ou Latão, a lã por ser um elemento é muito maleável, adaptável e confortável, podendo-se fazer muito com ela, já latão apesar de ser um metal, também tem essa adaptabilidade, mas é colocado nessa boda por ser resistente a manchas e capaz de durar, por isso a escolha dos dois elementos para essa comemoração. 

 

  significado de bodas de papoula ou barro

Bodas de Barro ou Papoula– 8 anos de casamento

Para essa boda os elementos escolhidos foram o barro e papula. O barro simboliza maleabilidade, o que é sempre necessário durante um casamento e significa também conservação, onde conservar as melhores lembranças dos melhores momentos a dois são essenciais.

Já a papoula que é uma flor representa os bons momentos e das principais celebrações da vida já que a papoula pode significar sonho, fertilidade e ressurreição, pois em um casamento sonhar é essencial. 

 

significado bodas de cerâmica ou vime

Bodas de Cerâmica ou Vime – 9 anos de casamento

Os elementos escolhidos foram Cerâmica e Vime, a cerâmica representa um elemento capaz de possuir imensa resistência, a cerâmica pode ser trabalhada de modo a dar origem a uma série de objetos distintos como pratos, jarras, travessas e elementos decorativos. O que todo casamento precisa, de resistência e versatilidade. 

O vime, por sua vez, é um material bastante resistente e flexível, usado desde os tempos primitivos para a construção dos mais variados objetos (cestos, utensílios domésticos, móveis). Apesar de ser um material aparentemente frágil e maleável, ele é extremamente resistente.

A flexibilidade e a resistência são elementos chave para um casal que se aproxima da primeira década do seu casamento. 

 

significado bodas de estanho ou zinco

Bodas de Estanho – 10 anos de casamento

As bodas de estanho também são chamadas de bodas de zinco. Elas simbolizam a segurança do casamento, que já chegou aos 10 anos.

O Estanho é conhecido desde as primeiras civilizações e é muito resistente à corrosão, apresentando coloração branco-metálica e brilho característico, já o zinco é conhecido por servir de proteção contra o ferrugem de alguns materiais, como o ferro e o aço, por exemplo. 

É uma fase muito importante para casal, por isso não deixe de comemorar sua primeira década! 

 

significado bodas de cristal

Bodas de Cristal – 15 anos

Um marco muito especial na vida do casal os primeiros 15 anos de casamento são representados pelo cristal. 

O Cristal é um elemento precioso que demora tempo para se constituir na natureza, mas quando completo torna-se indestrutível, muito parecida com a vivência de um casal até esse marco. 

Aproveite e comemore muito com o seu amor uma relação que certamente tem diversos frutos e conquistas especiais. 

 

significado de bodas de porcelana

Bodas de Porcelana – 20 anos

A porcelana é bela, delicada e pode ter uma longa vida se cuidada com carinho. É uma metáfora perfeita para o casamento e os 20 anos de união que o casal irá comemorar.

A celebração pode acontecer em um jantar servido em peças de porcelana, ou na simples troca de um presente especial. 

 

significado de bodas de prata

Bodas de Prata – 25 anos

As bodas de prata?! Ahhhh, são uma das bodas de casamento mais famosas e esperadas pelos casais. A famosa na tradição que começou na Alemanha, quando havia o costume de presentear os casais que tinham 25 anos de casados com coroas de prata.

Atualmente as bodas de prata são comemoradas com um grande evento em família. Além disso, alguns casais também costumam incluir um filete de prata na aliança de ouro do casal, como símbolo eterno deste momento.

 

significado bodas de perolas

Bodas de Pérola – 30 anos

Comemorar bodas de pérola é celebrar um amor antigo e forte que foi cultivado por anos e a cada ano se tornou mais bonito e duradouro, esse casal ultrapassa o tempo sem enfraquecer, como às pérolas.

significado bodas de corais

Bodas de Coral – 35 anos

As bodas de 35 anos são representadas pelos corais que se formam no fundo do mar.

Os corais tem como característica se formar por meio do acúmulo de sedimentos. Desse modo, ele ganha forma e uma durabilidade intensa com o passar do tempo. Do mesmo jeito que um casamento deve ser, moldado a cada dia, para que ganhe forma, força e durabilidade, o que faz com que eventuais obstáculos sejam superados e fiquem para trás.

 

Significado bodas de esmeralda

Bodas de Esmeralda– 40 anos

Desde os tempos do Egito Antigo, a esmeralda é uma pedra associada ao amor incondicional e por isso ela foi escolhida para a comemoração dos 40 anos de casamento. 

Como um casamento duradouro que precisa ter muito amor, compreensão e união a pedra representa muito esse momento. 

 

Significado bodas de rubi

Bodas de Rubi – 45 anos

Além de sua beleza o rubi é bastante valioso, considerado uma das pedras mais preciosas de todo mundo, é famoso por ser a  pedra preciosa mais resistente encontrada na natureza além de ser um símbolo da paixão.

Representa muito o que um casal que comemora 45 anos de união reflete! 

 

significado bodas de ouro

Bodas de Ouro – 50 anos

As bodas de ouro são a comemoração de uma vida juntos o ouro é representado por essa boda por sua durabilidade, rigidez e preciosidade. Olhar para trás e ver o quanto se viveu ao lado de um amor é no mínimo, de emocionar qualquer ser humano.

Muitas famílias fazem questão de comemorar as bodas de ouro junto com casal e, geralmente, com a presença de netos e até bisnetos. Tudo dourado e lembrando o ouro. Há também casais que refazem os votos de casamento, recebendo as bênçãos da igreja.

 

significado bodas de ametista

Bodas de Ametista – 55 anos

Para representar os 55 anos de casados o elemento escolhido foi a Ametista, é uma variação do quartzo muito apreciada por sua beleza única, de cor violeta a lilás. É relacionada à espiritualidade e evolução da alma por meio do amor. 

Elemento ideal para representar a longa jornada de um casal que está junto há tanto tempo. 

 

significado bodas de diamante

Bodas de Diamante – 60 anos

Seis décadas de casamento!

Para celebrar uma relação tão consolidada, o diamante foi escolhido como elemento por sua resistência e raridade. É uma pedra indestrutível por isso foi escolhida para representar os 60 anos de casamento, pois acredita-se  que os obstáculos mais complexos já foram superados.

O ideal é comemorar muito e com todos os frutos que essa relação trouxe! 

Agora que você já conhece todas as bodas e os seus significados comece a preparar a sua comemoração especial! 

Sejam felizes!

Grande beijo, equipe Casar.com!


Amanda de Paula Analista de Marketing de Performance do Casar.com