Casar.com

Aliança de casamento: guia completo para escolher a sua

Está com dúvidas para escolher a aliança de casamento? Acompanhe nossas dicas.

A aliança de casamento é o símbolo mais verdadeiro da união de um casal. Afinal, ela representa o amor e a união de duas pessoas que se propuseram a dividir a vida.

São muitos os modelos, espessuras, texturas e tipos de ouro e isso pode deixar os casais ainda mais confusos. Mas estamos aqui para te ajudar nessa missão tão importante que é a escolha dessa joia.

A aliança no planejamento do casamento

Alguns itens podem não parecer, mas eles fazem parte do planejamento e organização do casamento. Afinal, a aliança é um item essencial no grande dia e para a vida toda que não pode ficar de fora do budget. 

Veja Como planejar um casamento? Veja nossas dicas e um checklist completo! 

Primeiros passos na escolha da aliança

A aliança de casamento precisa ter a personalidade do casal. Não tem como fugir disso e vamos explicar os motivos. Pense o seguinte: depois do casamento você usará essa joia todos os dias por uma vida inteira. Portanto, não é apenas um anel de material nobre, é o símbolo da união do casal.

Já imaginou você usando uma aliança e depois enjoar dela ou achar que não combina mais? Não faz sentido e isso não pode acontecer. Por isso, enfatizamos a importância de saber escolher esse símbolo nobre duradouro e cheio de significado.  

Dicas importantes antes de comprar

Dúvidas sobre aliança de casamento

Quando comprar a aliança de casamento?

É recomendada a compra com 3 meses de antecedência. Mas tudo vai depender da organização do casal, se terá ou não noivado, se o casal vai utilizar a mesma joia ou não, etc.  

O que são os quilates?

Os quilates significam a pureza do ouro ou o peso do ouro. O quilate mais comum na aliança de casamento é o 18K como vem especificado na própria joia.  

Agora, se quiser investir em ouro puro, escolha o metal com 24 quilates, mas saiba que para isso será necessário inserir outras ligas metálicas para dar firmeza à peça. 

Quais são as melhores lojas?

Quanto custa a aliança de casamento?

O valor da joia vai depender de várias fatores como o quilate, a espessura, o acabamento. Se terá um banho de ouro especial ou uma pedra preciosa na aliança de casamento. Mas a média de preços gira em torno de R$1.200 cada uma. 

Quais são as cores do ouro?

Essa variação de cores corresponde a uma mistura de elementos metálicos para chegar na tonalidade desejada. Ou seja, se você optar por outra tonalidade que não seja amarelo, saiba que sua aliança de casamento não será composta por ouro puro. 

Quem deve comprar a aliança?

Tradicionalmente o homem, mas hoje em dia não tem mais isso. É comum que o casal vá junto escolher e comprar a aliança de casamento

Estilos de alianças

É impossível descrevermos aqui os muitos tipos e estilos de aliança de casamento. Afinal, além dos modelos clássicos e tradicionais que conhecemos, existem muitos modelos que são criados para cada casal. Mas para você ter uma ideia, vamos elencar aqui algumas ideias:

Espessuras

Acabamentos

Com pedras

Fica super charmosa a aliança de casamento com pedras preciosas ou até mesmo diamante.

Inspirações no Pinterest

Utilize a internet a seu favor! Pesquise MUITO vários modelos no Pinterest, por exemplo, salve em uma pastinha e somente depois saia para ver de perto e experimentar alguns modelos.

Assim como outros itens do casamento, faça isso para otimizar seu tempo e já chegar na loja com uma ideia de modelo em mente. 

Aliança de casamento: já escolheu a sua?

Sair da versão mobile