Casar.com

Como escolher o local ideal para o seu casamento

Escolher o local do casamento é o primeiro passo do planejamento para o Grande Dia. Isso porque todos os demais serviços serão baseados no local que o casal escolher. Além disso, tanto o local da cerimônia quanto o da festa são importantes e merecem alguns cuidados antes do contrato assinado. Esses locais precisam combinar com o estilo do casal, mas também refletirem toda a sintonia que o casal deseja transmitir aos convidados.

0043_Ricardo-Cintra-Fotografia__RIC5860 Foto: Ricardo Cintra

A Cerimônia

Muitos casais já têm em mente o local desejado para a cerimônia. Alguns preferem um casamento tradicional com cerimônia religiosa na igreja, enquanto outros já preferem fazer a cerimônia no mesmo local da festa, de forma prática e descomplicada.

Geralmente esse é o momento que centraliza a maior parte das emoções. É aqui que o momento do primeiro olhar acontece, o primeiro beijo como casados, a troca de alianças e também os votos. Na cerimônia até os amigos mais sérios deixam aquela lágrima cair, não é mesmo?

Seja na praia, cidade grande, em um destination wedding, no quintal de casa ou num hotel, o que vale é que seja o local perfeito para vocês dois. Pensem nos convidados e também na localização. Em uma grande metrópole o casal deve avaliar bem a distância da igreja para o local. Pode ser que os convidados de fora da cidade tenham problemas no trajeto, mas claro que uma boa assessoria pode ajudá-los com isso!

Foto: Bianca Ramos (brasileira), Linda Vukaj (italiana) e Nicolas Sarantopoulos (grego)

A Festa

Como o nome já diz, esse é o momento do casal reunir os convidados e comemorar da melhor forma possível! Escolham um local que proporcione o tipo de festa que vocês sonham. Alguns locais possuem espaços para a cerimônia e festa, o que facilita e muito a vida dos convidados. Mas leve em consideração outros fatores como: localização, tamanho do local, estilo do local, etc.

Foto: Gabi Alves Photography
 
Foto: Stiebler & Bucciarelli Photography

Dicas práticas:

Todo casal precisa se atentar para algumas coisas, independente de onde o casamento vai acontecer. As principais são:

Número de convidados

Antes de escolher o local da cerimônia e festa, o casal precisa decidir a quantidade de convidados. Você pode fazer desde um super casamento, com mil convidados, até um mini wedding, com apenas cinquenta. Depois disso, escolher um local vai ser mais fácil e rápido. Aliás, o local  é escolhido com base no tamanho de pessoas que ele comporta.

Estilo da festa

O estilo da festa é baseado na personalidade dos noivos. Uma noiva mais descolada pode escolher um casamento na praia, com os pés na areia, enquanto que uma noiva mais tradicional pode casar num lindo buffet à noite. Assim como o casal que pretende fazer um mini wedding também pode escolher um restaurante super charmoso.

Horário do casamento

Outra coisa que o casal precisa pensar muito bem é o período do casamento. Talvez você prefira um casamento durante o dia, por querer uma luz natural. Nesse caso, escolha um ambiente que proporcione o céu aberto ou que tenha uma posição perfeita para o pôr do sol. Com casamentos realizados durante a noite a facilidade de encontrar um local é maior, pois qualquer lugar fica incrível.

Com ou sem buffet?

Alguns espaços para festa não oferecem buffet, mas outros possuem um serviço incluso maravilhoso. Talvez você já tem em mente um buffet específico que você gostaria, então, nesse caso, procure um local que não tenha restrição de fornecedor.

Segurança

Todo mundo sabe que a segurança do local é pra lá de importante, mas muitos casais se esquecem de algumas informações que fazem toda diferença. Por isso, verifiquem se o local escolhido possui saída de emergência, brigada de incêndio, gerador incluso e até mesmo se a documentação está correta.

Estação do ano

Faça o planejamento do local de acordo com a estação do ano. Aliás, se o casamento vai acontecer no Brasil vale lembrar que o clima muda o tempo todo. Tenha sempre um plano B para possíveis imprevistos, tais como chuva, um pouco mais de frio ou calor do que o previsto. Uma dica é verificar o ar condicionado do local, caso tenha escolhido casar no verão, mas também verificar o aquecedor, se o casamento acontecer no inverno.

 
Foto: Sotter Fotografia

Bom, essas são apenas algumas dicas práticas para te ajudar na hora de escolher o local do casamento! Aproveite as dicas e acesse também nosso guia de fornecedores, para encontrar tudo o que precisa para o casório.

E se você está em São Paulo, não deixe de conferir o Evento CASAR 2015, que vai acontecer na próxima semana. Durante o evento você vai poder conferir nossos fornecedores de Espaços de Evento, que vão te surpreender com locais de tirar o fôlego. E se ainda não comprou o ingresso, acesse nossa página exclusiva do Evento CASAR e garanta já, para evitar filas.

Até mais,

………………..

Foto de capa: Mauro stani

Sair da versão mobile