Início Destaque 5 dicas para a sua sala parecer maior
5 dicas para a sua sala parecer maior

5 dicas para a sua sala parecer maior

A forma como decoramos e dispomos os móveis em um espaço está diretamente ligado à forma como percebemos esse espaço. No caso de apartamentos ou salas de estar pequenas, usamos de truques com a ajuda das cores e decoração para mudar a percepção que temos de seu tamanho.

Separei abaixo 5 dicas para sua sala parecer maior que vão te ajudar a mudar essa percepção, e que ainda valem para quem está buscando dicas de decoração de apartamento pequeno, por exemplo. Vamos conferir?!

Dicas para sua sala parecer maior

Use linhas verticais

sala de estar pequena linhas verticais-min
As linhas que usamos nos nossos espaços influenciam bastante na percepção que temos dele. Linhas verticais ajudam a criar uma sensação de elegância, estabilidade e grandiosidade, e nos ajudam a fazer com que os espaços pareçam mais altos — o que faz com que a gente perceba esse espaço como sendo mais amplo, arejado e maior.

Cuidado com a escala

sala de estar pequena escala dos moveis-min
Apesar de muitas vezes nos apaixonarmos por poltronas e móveis grandes, que parecem confortáveis e exuberantes, o ideal no caso de salas pequenas é manter a escala igualmente pequena. E hoje em dia é bem mais fácil encontrar peças em diversos tamanhos e formatos — escolha um que se encaixe melhor no tamanho da sua sala!

Use as cortinas ao seu favor

sala de estar pequena cortinas-min
Cortinas, assim como diversos outros truques de decoração, podem fazer com que seu espaço pareça mais largo, alto, baixo ou pequeno. Para uma sala já pequena, o ideal é usar cortinas da mesma cor da parede para criar uma linha contínua, e criar o que chamamos de “janela falsa”: ao invés de seguir a moldura da janela, coloca-se a cortina acima dela ou passando sua largura, dando a impressão de que a janela é mais alta ou mais larga.

Não cole os móveis na parede

sala de estar pequena espaco entre moveis e parede-min
Móveis colados na parede não ajudam em nada para que sua sala pareça maior, por incrível que pareça. Claro que o contrário também não ajuda, pois passa a impressão de que os móveis estão todos juntos e apertados. O ideal é dar uma distância pequena de alguns centímetros entre o móvel e parede para que o ar e a luz circulem pelo espaço e “desafoguem” os móveis.

Use e abuse de espelhos e objetos metálicos

sala de estar pequena espelhos-min
Apesar de ser a dica mais taxada e antiga que conhecemos para espaços pequenos, é sempre importante relembrar. Você pode fazer uso do espelho em grande ou pequena escala, o que couber melhor no seu orçamento, e pode também incluir objetos metálicos e acabamentos em inox, por exemplo, na sua decoração.

Os espelhos dão uma sensação de continuidade ao espaço, e são capazes de fazer com ele se pareça até duas vezes maior. E já os objetos metálicos, ao refletirem a luz se misturam melhor ao espaço, e ajudam a clareá-lo.

Espero que vocês tenham gostado das dicas para fazer com que sua sala pareça maior! Eu amo compartilhar dicas de decoração lá no meu blog, Vida de Casada, e vou adorar receber vocês por lá!


Vida de Casada Vida de Casada: Olá, Sou Juliana Santiago Ferreira Caram, de Belo Horizonte, tenho 25 anos e me casei no dia 01 de Dezembro de 2012. Adoro tudo o que envolve os temas receber em casa, decoração e mimos para deixarem o nosso dia a dia ainda mais prazeroso. Continue lendo → http://www.blogvidadecasada.com