Início Destaque Planejamento Financeiro para casais: 7 dicas imperdíveis
Planejamento Financeiro para casais: 7 dicas imperdíveis

Planejamento Financeiro para casais: 7 dicas imperdíveis

Viver uma vida a dois envolve também aprender a gerenciar as finanças em conjunto e pensando nisso, separamos 7 dicas de planejamento financeiro para casais que querem dar os primeiros passos para alcançar uma vida financeira próspera e de sucesso.

Os hábitos financeiros dos dois vão afetar diretamente a escolha da casa ou aluguel, a tranquilidade e segurança financeira que desejam ter, a idade em que poderão se aposentar e até mesmo as viagens de férias. Então preparem-se para as dicas!

Planejamento financeiro: 5 dicas para economizar no casamento

1) Discutam seus objetivos financeiros

Convenhamos, não é segredo para ninguém que o dinheiro pode causar conflitos em um casamento, então quanto antes o casal abordar e discutir sobre o assunto, melhor será.

Discutam sobre as metas e planos que cada um de vocês tem o desejo de realizar.

Quando se trata de gerenciar o dinheiro, estabelecer metas financeiras como casal pode trazer um senso de propósito compartilhado e tornar a gestão financeira mais tranquila. É importante pensar tanto nas metas a curto quanto a médio e longo prazo. Algumas metas podem ser:

  • Comprar uma casa ou um carro;
  • Criar uma reserva de emergência;
  • Quitar uma dívida;
  • Criar uma poupança para uma viagem;
  • Poupança de aposentadoria e muitas outras.

Lembrem-se que ambos devem estar envolvidos na definição dessas metas e que elas precisam realistas e alcançáveis. Também é importante revisá-las regularmente e ajustá-las conforme necessário.

A vida muda constantemente e é importante que as metas do planejamento financeiro para casais reflitam essas mudanças. Com um sólido planejamento financeiro para casais e metas bem definidas, vocês poderão desfrutar de uma vida financeira muito mais estável e próspera.

Aproveite para baixar grátis o nosso kit de planners.

2) Sejam transparentes com as informações financeiras

Um conselho de casamento que funciona para todos os aspectos do seu relacionamento é: sejam honestos um com o outro. E quando se trata de dinheiro essa premissa é imprescindível, pois esconder ou omitir informações financeiras pode ser muito prejudicial para o relacionamento. Então na hora de compartilhar dados e informações financeiras, simplesmente seja transparente e diga a verdade.

Muitas pessoas têm vergonha de falar sobre dívidas, mas a verdade é que a maioria de nós terá dívidas em algum momento de nossas vidas. Pode ser empréstimos estudantis, cartão de crédito, financiamento ou empréstimo. Seja qual for o caso, é importante que você deixe seu parceiro(a) saber sobre qualquer dívida que você tenha.

Uma vez que discutiram abertamente sobre as dívidas que possam existir, estabeleçam juntos uma meta para quitar essas dívidas.

Pode ser que você sinta que não é sua responsabilidade pagar a dívida que seu cônjuge acumulou antes de vocês serem um casal, no entanto, essa dívida pode atrapalhar outros objetivos do casal, como a compra de um imóvel ou a liberdade e tranquilidade financeira de vocês. Ser honesto sobre dinheiro pode ser desconfortável no início, mas é parte crucial de um relacionamento saudável.

Então compartilhem todas as informações financeiras entre vocês para que um possa ajudar o outro, afinal duas cabeças pensam melhor que uma não é mesmo?

3) Definam um orçamento familiar

Uma vez casados, além de sonhos, vocês também vão compartilhar contas e parte do planejamento financeiro envolve ter um orçamento definido para controlar os gastos e guardar um dinheiro todo mês para realizar suas metas.

Portanto, listem todas as suas despesas com alimentação, saúde, transporte, lazer e discutam se algo está em excesso e em que pontos vocês conseguem economizar, seja reduzindo ou mesmo cortando algum gasto desnecessário. Depois é hora de impor limites de gastos para cada categoria de custos. Essa etapa de planejar como o dinheiro será gasto é crucial dentro do planejamento financeiro para casais.

Planejamento Financeiro para casais: 7 dicas imperdíveis.

4) Tenham um acompanhamento dos gastos

Depois do orçamento mensal definido é preciso acompanhar regularmente os gastos e receitas do casal. Não precisa fazer esse controle todo dia, pode se tornar exaustivo e vocês podem acabar desanimando, então tentem dedicar alguns minutos por semana para verificarem se estão dentro do orçamento.

Assim, vocês conseguem ter uma visão de como estão as finanças antes do mês terminar e podem fazer os ajustes necessários para seguirem com o planejado.

Mas qual a melhor forma de fazer esse controle financeiro?

Existem aplicativos financeiros, planners e várias opções de planilhas. A melhor é aquela que vocês mais gostarem e se adaptarem, então vai do gosto do casal.

Ter um planejamento financeiro é muito mais simples do que parece. Criar o hábito de “olhar para as finanças” de vocês vai exigir dedicação e comprometimento, mas ter uma vida financeira planejada e organizada não tem preço.

5) Montem uma reserva de emergência

No planejamento financeiro para casais é indispensável criar uma reserva de emergência. Essa é uma decisão inteligente da qual vocês não irão se arrepender.

Infelizmente emergências acontecem, seja uma demissão do emprego, um reparo no carro, uma gravidez não planejada ou um problema de saúde, o fundo de emergência vai ajudar e poupar muito estresse.

Uma boa regra é: ter pelo menos de 3 a 6 meses do custo de vida mensal guardados em uma aplicação segura e com liquidez diária, ou seja, uma reserva que possibilite resgatar o dinheiro a qualquer momento sem perda de valor.

Para criar o hábito de separar uma parte do dinheiro para a criação dessa reserva, vocês podem configurar uma transferência automática para essa aplicação assim que cair os salários caírem os salários de vocês. O ideal é ter uma reserva de emergência do casal, ou seja da família, portanto se acharem mais conveniente, abram uma conta bancária conjunta para essa finalidade ou escolham uma conta em que ambos posam ter acesso para gerenciar.

Ao longo do tempo, o fundo de emergência vai crescer gradativamente e trazer a tranquilidade necessária para lidar com qualquer problema inesperado que possa surgir. Então comecem a poupar agora para garantir um futuro financeiro mais seguro.

6) Contratem seguros de proteção de bens e pessoal

Além da reserva de emergência, outra forma de ter maior segurança financeira em caso de imprevistos é assegurar os bens do casal e a renda da família. Se vocês têm um carro, imóvel ou qualquer outro bem de alto valor, é importante ter um seguro.

Imagine que vocês estão construindo as reservas financeiras para as metas que traçaram a longo prazo e, numa eventualidade, o carro de vocês é roubado ou acontece um curto circuito na casa. Se vocês não tem o seguro desses bens, imagine quanto tempo pode levar para concertar a rede elétrica ou comprar um novo carro…

A perda de um bem não só nos traz uma perda material financeira, mas também psicológica. É e suma importância fazer o seguro do seu carro e o seguro residencial.

Além do seguro de bens, é importante ter formas de assegurar a saúde e renda da família, ainda mais se vocês desejam ter ou já tem filhos. E a forma de fazer isso é através de planos de saúde e seguros de vida e proteção pessoal.

Assim como ninguém quer ter o carro roubado para ter de usar o seguro, ninguém quer ter problemas de saúde, mas ter um bom plano de saúde pode te poupar tempo, saúde e dinheiro, inclusive.

Em relação ao seguro de vida, ele garante a capacidade de gerar renda ao longo do tempo. Ao contrário do que se pensa, ele não serve apenas em casos de falecimento, mas também em caso de acidentes em que a pessoa fique impossibilitada de trabalhar, então vocês teriam uma renda garantida.

Então a dica é dar a devida atenção a esse tema para não correr riscos desnecessários.

7) Busque por um consultor/planejador financeiro

Gerir bem o dinheiro é uma das habilidades mais importantes que podemos desenvolver na vida, seja para sair das dívidas, planejar a aposentadoria, conquistar a liberdade financeira, mudar de vida e realizar outros projetos. Mas são tarefas que nem todo mundo tira de letra.

Quando não conseguimos evoluir com nossa vida financeira, ou simplesmente perdemos a capacidade de cuidar do próprio dinheiro, talvez seja a hora de procurar a ajuda especializada no assunto. É aí que entra o papel do consultor ou planejador financeiro.

Um consultor ou planejador financeiro é o profissional que pode ajudar a avaliar a situação financeira do casal e fornecer orientações e sugestões para alcançar seus objetivos financeiros. Se vocês estão lutando para pagar dívidas, economizar para a aposentadoria ou investir em um novo projeto, um consultor financeiro pode ajudar a criar um plano de ação para alcançar esses objetivos.

Além disso, esse profissional também pode ajudar a mudar a vida do casal que passa a desenvolver uma nova perspectiva sobre o dinheiro e aprender a gerenciar melhor suas finanças. Super legal, não é?

Post criado em parceria com o casal de planejadores financeiros Mariana e Ulysses do @casalgestao.financas


Leia mais:

Quanto custa casar? Veja valores para planejar o casamento

10 motivos para escolher o Casar.com como seu site de casamento


Casar.com O Casar.com nasceu com o propósito de tornar a jornada do casamento a melhor, mais fácil e encantadora experiência para os casais. Somos uma das maiores plataformas de sites e listas de casamento do Brasil.