Buquê de Noiva: dicas para acertar na escolha
O buquê de noiva é um detalhe delicado, porém fundamental no figurino do casamento. Depois do vestido, é ele quem mais chama a atenção quando a noiva faz o caminho para o altar e deve estar de acordo com todos os outros elementos, como sapatos e joias.
As histórias que contam como o buquê de noiva surgiu variam. Uma vem lá da Grécia antiga, onde as noivas camponesas, mais humildes, usavam amarrados de flores no grande dia para trazer boa sorte para a vida de casada.
A tradição aos poucos se espalhou, com mistura de alhos e ervas para espantar o mau olhado. A outra versão, vinda da Idade Média, não tem nada de romântica. Dizem que na época não havia o hábito de tomar banho. Assim, as noivas usavam o buquê no dia do casamento como uma forma de disfarçar o mau cheiro!
Independente da origem, o buquê não pode faltar no momento do “sim”. Para acertar na escolha, é preciso levar em consideração o horário da cerimônia, o estilo do vestido e a altura da noiva.
O acessório deverá ser apoiado no osso da bacia, na altura do quadril e do lado direito. Se você também quer levar o terço deve colocá-lo junto com o seu buquê de noiva.
No trajeto até a igreja ou o restaurante, nunca coloque as flores no colo, pois podem manchar o vestido. Lembre-se também que suas amigas solteiras já estarão esperando o momento de pegar o buquê. Por isso, se quiser guardar o seu, faça uma versão menor para se divertir na festa.
Os tipos de buquê de noiva
– Redondo: é um dos mais escolhidos, pois pode ser usado em qualquer horário do dia pelas noivas altas ou mais baixas;
– Cascata: sofisticado e elegante, é ideal para casamentos noturnos. Tem o formado alongado, como o de um cacho de uva mais comprido, e deve ser evitado pelas noivas baixinhas;
– Braçada: é para ser levado no braço e combina bem com os vestidos mais simples, sem muito brilho. Pode ser usado por noivas altas e baixas, em qualquer horário do dia;
– Flor única: ideal para as noivas cheias de estilo, por ser uma escolha ousada. Prefira flores grandes e com caule longo;
– Buquê de broche: em vez de ser feito de flores, é composto por joias e pedrarias. Combina com cerimônias sofisticadas e pode ser guardado como lembrança por muito tempo.
Dicas para escolher o buquê de noiva
Para acertar na escolha do buquê, é preciso ficar atenta a alguns detalhes simples. Nunca use as mesmas flores da decoração para não parecer que o acessório foi feito com as sobras. Evite também aquelas com cheiro muito forte, como os lírios. Além de serem enjoativas, tornam-se ainda mais desagradáveis caso os noivos sejam alérgicos.
Para cerimônias mais formais, flores em tons pastel combinam melhor. Já as noivas modernas podem optar pelos tons mais fortes sem medo de ousar.
O vestido de noiva também influencia muito na escolha. Um modelo com corte clássico, cauda e véu largo pede um buquê em cascata. O excesso de bordados exige um acessório mais simples. Porém, se o vestido for minimalista, aposte em um buquê elaborado, repleto de cores.
O tradicional vestido branco vai bem com flores coloridas, enquanto modelos perolados combinam melhor com flores brancas. Se o sapato ou algum detalhe do vestido for colorido, escolha um buquê neutro para um look harmonioso.
O buquê certo para cada tipo de cerimônia
O horário do casamento faz toda a diferença na escolha dos acessórios. As noivinhas que vão dizer o “sim” durante o dia devem preferir buquês leves, menores e de preferência arredondados. Flores do campo, gérberas e margaridas combinam bem com esse contexto.
Para os casamentos noturnos, a dica é optar por buquês maiores e de flores nobres, como as rosas e orquídeas.
Como escolher as flores
Com as características do vestido e da cerimônia em mente, é hora de escolher como será o buquê. As flores da época costumam serem sempre mais baratas, fáceis de encomendar e duram mais no grande dia. Confira abaixo quais estão em alta em cada estação:
– Primavera: copo-de-leite, gérbera, violeta, narciso, petúnia, bromélia, lírios, boca de leão, frésia e crisântemo;
– Verão: rosas (as nacionais são mais em conta e igualmente bonitas), flor-de-lis, amarílis, bromélia, bico-de-papagaio e gérbera;
– Outono: orquídea, hortência, flor de maio, azaléia, rabo-de-gato, gérbera e margaridinha;
– Inverno: tulipas, angélicas, orquídeas, begônia e goivo.
Independente da estação, não é recomendado escolher girassóis, pois o cabo solta um tipo de seiva que pode manchar o vestido.
E se você acredita na simbologia das flores, escolha o buquê de acordo com o significado de cada uma:
– Orquídeas: sentimento de beleza e perfeição
– Lírio: pureza
– Rosas vermelhas: amor
– Violetas: modéstia
– Cravos: inocência e lealdade
– Tulipas: prosperidade e independência
– Hera: fidelidade
E então já escolheu o seu buquê de noiva?