Início Dicas Bebidas para Casamento
Bebidas para Casamento

Bebidas para Casamento

bebidas-para-casamento-4
Bebidas para Casamento
Foto: Tahis Carvalho

As bebidas para casamento são uma parte fundamental dentro dos preparativos para festa de casamento e, definitivamente, não são mais as mesmas! Hoje existe uma variedade de tipos, cores e sabores que encantam os noivos e convidados e deixam qualquer casamento mais alegrinho, colorido e muito mais divertido.

Champagne, vinho branco, vinho tinto, cerveja, chopp, welcome drinks, tequila, whisky, coquetéis, drinks diferenciados são apenas algumas das opções de bebidas alcoólicas que os noivos podem escolher para oferecer a seus convidados. Afinal, não vão faltar razões (e nem bebida) para brindar!

Mas você sabia que existem tipos de bebidas para casamento que combinam mais com cerimônias de dia e outras que casam perfeitamente com cerimônias realizadas à noite? Pois é, tudo depende de que tipo de comida será servido aos convidados durante a festa.

Nos casamentos de dia, quando geralmente são servidos coquetéis ao invés de pratos mais pesados, recomenda-se oferecer vinho branco suave, além de prosecco e champagne com salgadinhos, doces e bolo. Lembre-se que em casamentos realizados durante o dia, se consome mais bebidas e comidas. Fique preparada.

 

Para casamentos realizados durante a noite, acompanhando pratos feitos com carne branca, o vinho branco seco é o mais indicado. E para acompanhar carnes vermelhas e massas, o ideal é o vinho tinto. Independente do horário do casamento, tenha sempre água, refrigerante e espumante para oferecer aos convidados.

Além desses fatores, a escolha das bebidas para casamento deve levar em consideração a quantidade de homens, mulheres e crianças que estará presente, a idade dos convidados e a estação do ano. Se o seu casamento for realizado no verão e tiver um grande número de homens, cerveja não pode faltar. Se tiver muitas crianças presentes, refrigerantes e sucos à vontade. Se o casamento tiver mais jovens, prepare-se para oferecer uma quantidade extra de bebidas alcoólicas. Se o casamento ocorrer no inverno, vinho tinto, licores e whisky são geralmente os mais apreciados pelos convidados.

bebidas-para-casamento-7
Bebidas para Casamento | Crédito: Anderson Marcello
bebidas-para-casamento-3
Bebidas para Casamento | Crédito: Rafael Karelisky

Em relação à quantidade de bebidas de casamento, calcule levando em conta a quantidade ideal por tipo de bebida (lembrando que ela varia conforme o tipo de casamento, o perfil e idade dos convidados, a estação do ano, entre outros fatores). Veja como calcular bebida para festa de casamento:

Quantidade de champagne:

  • 1 garrafa de champanhe para cada 2 ou 3 pessoas, se a bebida for oferecida durante toda a festa.
  • 1 garrafa de champanhe para cada 8 pessoas, se houver champagne somente no brinde.
  • Se for oferecido champagne, não é necessário ter vinho branco.  Tenha uma quantidade de champagne seco e doce para agradar a todos os gostos.

Quantidade de vinho:

  • 1 garrafa de vinho tinto para cada 3 ou 4 pessoas, se for almoço ou jantar
  • 1 garrafa de vinho para cada 2 pessoas, no caso de ser um coquetel

 Quantidade de whisky:

  • 1 garrafa de whisky para 10 pessoas

 Quantidade de cerveja:

  • 1 garrafa de cerveja por convidado, caso forem servidos apenas cerveja, refrigerante e água.
  • 1 garrafa de cerveja para cada 4 convidados, se houver vinho tinto e branco.
  • 1 garrafa de cerveja para cada 6 convidados se tiver vinho tinto, branco e whisky.

 Quantidade de refrigerante:

  • 1 latinha de refrigerante por pessoa, se houver outras bebidas e 2 latinhas se houver apenas refrigerantes e água.

Quantidade de água:

  • 200ml de água mineral por pessoa.

 

Como toda noiva gosta de novidades e de um temperinho a mais no seu casamento, os Welcome drinks são uma ótima opção para fazer a diferença nas bebidas para casamento. É uma ideia descontraída e gostosa de servir drinques de boas vindas aos seus convidados, além de ser tendência para 2014.

Você e seu noivo podem decidir um cardápio inspirados no próprio gosto do casal e de seus amigos e familiares.

bebidas-para-casamento-1
Bebidas para Casamento | Crédito: Gabriel de Faria

Você pode contratar um serviço de barman para preparar os drinks para casamento na hora e do jeito que seus convidados pedirem. É uma forma carinhosa de recepcionar quem estará presente nesse dia tão especial.

Além disso, você ainda tem a opção de criar uma ilha com um bar no meio da sua festa com as bebidas de casamento mais pedidas, como uma espécie de buffet de bebidas. Existem inúmeras brincadeiras que envolvem o ritual de beber tequila, por exemplo, que fazem a diversão dos convidados.

E para brindar, escolha sempre espumante, a bebida que mais combina com comemoração, felicidade e conquista.

 


Noivas do Brasil Noivas do Brasil: SOBRE PATRICIA FORTES Formada em Psicologia com MBA em Planejamento e Gestão Organizacional. Atualmente moro em Recife-PE. Adoro conhecer pessoas e principalmente, viajar! Continue lendo → http://www.noivasdobrasil.com.br