Casar.com

Como organizar um casamento civil

Vocês sonham com a organização de um casamento civil e oficializar de vez? Separamos aqui o passo a passo do processo para casar no civil e dicas para transformar esse momento em uma comemoração realizada em grande estilo.

++ Confira outras fotos deste casamento.

Casamento Civil, o que devo fazer?

O casamento civil é algo…. burocrático. Trata-se da oficialização da união entre duas pessoas. Isso acontece quando o casal manifesta perante o juiz a vontade de estabelecer vínculo conjugal e este os declara casados, gerando a certidão de casamento.

É ideal que com uns 90 dias de antecedência da data que imaginam realizar o casamento, seja dada entrada ao início do processo. Encontre o cartório mais perto da sua casa (clique aqui) e veja quais dias são realizados casamentos – muitos são apenas quinta-feira e sábado, por exemplo. Se os noivos residem em lugares diferentes, o processo precisa ser aberto nos dois cartórios. 

O casal pode agendar o casamento civil pela a internet – clique aqui. No entanto, para realização do casamento, os Cartórios do Brasil inteiro estão funcionando com medidas de segurança necessárias, Acesse o link do Portal da Transparência, para encontrar as informações e regras de cada cartório.

O casal deve comparecer ao local com os seguintes documentos:

  1. certidão de nascimento atualizada (é preciso solicitar outra no local em que você foi registrado ou online no cartório 24hs)
  2. RG e CPF original
  3. comprovante de endereço dos noivos 
  4. pagar a taxa do cartório (para saber dos valores em cada Estado, confira a tabela da Anoreg – Associação dos Notários e Registradores do Brasil)
  5. Documentos sobre a dissolução do casamento anterior caso um dos noivos já tenha sido casado.

Nos termos da documentação, deve constar se vocês irão se casar com Comunhão universal de bens (patrimônio que as partes possuem antes do casamento e os demais bens adquiridos depois de casados), Comunhão parcial de bens (bens comuns adquiridos somente após o casamento) ou Separação total de bens (bens só pertencerão ao titular do documento de sua aquisição).

Depois de providenciar os papéis, é necessário esperar por 15 dias. Este é o chamado período dos proclamas, estipulado por lei, para averiguação de possíveis impedimentos à união. Então, o oficial certificará no processo que os noivos estão habilitados ao casamento e dará um prazo de três meses para a sua realização. Se você perder a data, terá que recomeçar do zero.

O cartório definirá o dia, hora e lugar, é preciso chegar no horário com todos os documentos e duas testemunhas que:

  1. sejam maiores de 18 anos 
  2. podem ser parentes ou não 
  3. atestem conhecer o casal 
  4. levem documentos – RG

Atenção: confirme com o cartório quantas testemunhas são necessárias, pode mudar dependo do local; Tem cartório que exige que sejam as mesmas testemunhas da celebração do casamento. 

Os casamentos homo e heteroafetivos tem as mesmas condições legais. O processo, direitos e documentos necessários para a união civil não muda, são os mesmos destacados acima.

Como comemorar o casamento civil?

++ Confira detalhes deste casamento aqui.

O casamento civil que acontece fora de um cartório, no qual o juiz de paz e um escrevente vão até o lugar que da escolha do casal, chama-se “casamento em diligência”. Para tal, também é preciso dar entrada no processo de habilitação para casamento com os documentos acima, que dura 30 dias. Para o deslocamento do juiz de paz, será cobrada uma taxa

E, mesmo quando realizado no cartório, não é porque é simples que não pode ser comemorado. Por exemplo, na sequência  reunir a família no seu restaurante favorito, ou então um almoço na sua casa nova, ou quem sabe uma pequena festa para os mais próximos em uma casa do interior da família.

Algumas dicas do Casar.com:

– Caso tenham também a festa, leve em conta a data do seu casamento oficial para não ficarem duas comemorações tão próximas, se fizerem questão de ter espaçamento de organização entre as duas celebrações. 

– Mesmo sendo horário marcado, pode ser que atrase se o cartório estiver cheio. Sugerimos marcar a celebração na sequência com “uma gordurinha” de tempo. Assim como avisar as testemunhas que pode levar mais tempo do que o previsto.

– No casamento civil, não é o caso de esperar discursos personalizados e emotivos como acontecem quando os casamentos são celebrados por celebrantes ou com padre. O juiz de paz terá que seguir protocolos legais da celebração, sendo burocrático. Ainda, se falará o regime de bens escolhido e se algum dos noivos decidiu mudar o nome. 

– Já tem seu site no Casar.com? Clique aqui para obter gratuitamente. A plataforma é uma excelente oportunidade para compartilhar as experiências nessa jornada com seus amigos e família. Independente do que decidam fazer de celebração, podem colocar fotos e outros detalhes para que todos entrem no clima. 

*Lembrando sempre de respeitar e acompanhar as autorizações/normas de segurança para qualquer celebração. 

Quer transmitir ao vivo essa celebração? 

Temos um post que te ajuda com o passo a passo de transmissão de seu casamento online no seu site do casar.com.

 

Saiba mais 

 
Como fazer a mudança do nome?

Caso você queira mudar o sobrenome, é preciso alterar todos os seus documentos.

Então, depois que assinar os papéis do casamento e a certidão de matrimônio for expedida (nem sempre fica pronta na hora, depende do local) é preciso ir aos órgãos competentes (em São Paulo é o PoupaTempo, por exemplo) para dar entrada na alteração do RG e os demais documentos. Sempre acompanhada da nova certidão.

O casal pode mudar o nome adicionando o sobrenome do outro. Mas nada disso é obrigatório, só é feito caso seja a vontade dos noivos.

 

O que vestir no casamento civil?

Acesse o post.

 

Casamento Civil e Covid-19

Nesse bate papo com influenciadoras, uma delas a Carol Peixinho, fala mais sobre o assunto casamento Civil no momento atual.

 

Sair da versão mobile