Casar.com

Como organizar um casamento (lindo) em tempos de crise

Não é preciso gastar uma fortuna para se casar. Com um pouco de criatividade e alguns truques você pode planejar uma festa linda dentro do orçamento. Quem dá a dica é a jornalista Claudia Matarazzo – que além de ministrar palestras, cursos e treinamentos de etiqueta empresarial, comportamental, acessibilidade e mercado do luxo, também tem mais de 10 livros publicados, entre eles, “Casar sem Frescura”.


Durante o Congresso Wedding Planner Brasil, armado nos dias 03 e 04 de julho, em São Paulo, Claudia comandou a Palestra “Case e Arrase – Glamour em tempos de crise”, e deu o passo a passo de como fazer uma festa de casamento chique e luxuosa sem extrapolar nos valores.

Veja como é possível economizar sem comprometer a qualidade da sua festa:

Vá de miniwedding
Muito comum na Europa, a festa de casamento para 60, 70 convidados virou tendência no Brasil. “O número de convidados interfere diretamente nos custos de praticamente todos os serviços da festa de um casamento. Reduzindo a lista, o valor a ser gasto também cai”, conta a palestrante. A cerimônia e a festa, geralmente, são feitas no mesmo lugar, que pode ser um restaurante, bistrô, fazenda, praia, hotel ou espaço de eventos.

Valorize os elementos brasileiros
A dica vale tanto para o buffet quanto para a decoração. “Tudo o que é nacional é rico, bonito e fica mais barato. Use e abuse de nossas flores, madeiras, artesanatos e ingrediente, que além de deliciosos são exóticos e chiques”, garante. “Os vinhos e espumantes nacionais também são de excelente qualidade são mais acessíveis que os importados”.

Corte a lembrancinha
Se o seu casamento terá bem-casados, eles podem ser a lembrancinha da festa, sem necessidade de produzir outro mimo aos convidados. “Os doces também podem ser levados para casa, funcionando como uma lembrancinha útil. A melhor lembrança é sempre aquela que os convidados realmente vão usar ou saborear depois”, conta Claudia.

Convite sem envelope
Além de lindos, os convites sem envelopes já trazem todas as informações em seu corpo, incluindo o nome dos convidados. “Assim, você economiza também no calígrafo e fica com um convite personalizado, muito mais interessante, que traz o nome dos convidados perto do dos noivos, muito mais bonito”, diz.

Diminua a lista
Decidir quem vai ou não no casamento não é uma tarefa fácil, mas influencia diretamente nos gastos do casamento. “Minha dica sempre é convidar quem o casal realmente gosta e pessoas que tenham uma relação afetiva verdadeira. Se a pessoa nunca a convidou para ir à casa dela, não precisa estar no seu casamento”.

Case durante o dia
As festas diurnas, como café da manhã, brunch ou almoço, costumam ter uma menor duração. “Os espaços também oferecem preços mais atrativos nesse horário, e o menu pode ser menos abrangente que o do jantar”.

Sair da versão mobile