Início Destaque Ficou noiva? 6 coisas que você deve fazer primeiro quando começa a planejar um casamento
Ficou noiva? 6 coisas que você deve fazer primeiro quando começa a planejar um casamento

Ficou noiva? 6 coisas que você deve fazer primeiro quando começa a planejar um casamento

Planejar um casamento é uma tarefa cheia de detalhes e etapas, o que pode deixar a noiva confusa antes mesmo de começar a organizar o tão sonhando dia.

A melhor maneira de manter o controle durante todos os meses de planejamento é saber o que deve ser feito primeiro. Então, por onde dar o pontapé inicial? Listamos aqui as seis prioridades que você deve ter na organização da sua festa. Confira:

1. Decidir qual tipo de casamento você e seu noivo querem

Vai ser uma festa pequena ou grande? Destination wedding ou no salão de festas do seu bairro? Durante o dia no campo ou no final da tarde na praia? Essa escolha é a que vai ditar todo o resto da preparação do seu casamento, do modelo do vestido às lembrancinhas. Sentem para conversar e tracem como vocês imaginam subir no altar antes de pensar em qualquer outra etapa.

2. Descobrir quanto pretendem gastar

Pode ser a parte mais difícil, mas é essencial para definir tudo o que vem depois. É o orçamento que vai ajudar vocês a filtrar o estilo da decoração, o espaço da festa, o buffet e todos os fornecedores. Acredite: você não vai querer se apaixonar por algo que não pode pagar.

3. Elaborar a lista com o número de convidados

Essa listagem pode ser alterada depois, mas definir uma média de quantas pessoas irão ao seu casamento influencia – e muito – no valor que será gasto. Uma etapa está ligada a outra. Uma boa ideia é montar duas listas, a  A, com os nomes de quem você com certeza você vai chamar para a festa, e a B, de quem pode ficar de fora caso o orçamento fique apertado.

4. Escolher o local e, em seguida, a data

Exatamente nessa ordem! Não ter uma data exata fechada vai dar ao casal mais flexibilidade para decidir o espaço da festa e a igreja. Em vez de definir um dia e sair à procura, visite os locais levando em conta pelo menos um mês. Você quer se casar em junho? Então pode ser no primeiro sábado, no segundo, terceiro ou no último, por exemplo.

5. Montar um cronograma

Com o orçamento, o número de convidados e o local definidos, será a hora de elencar o que deve ser feito a cada mês que antecede o casamento. Confira dicas de como organizar o casamento em um ano aqui.

6. Criar um site de casamento
Você não precisa ser programador para montar uma linda página com todas as informações do seu casamento. Com pouco cliques, os detalhes da sua festa – como local da cerimônia, confirmação de presença e lista de presentes  – estarão no ar. Veja aqui como criar o seu site no Casar.com.