Início Destaque Destination Wedding: o que é e como realizar um!
Destination Wedding: o que é e como realizar um!

Destination Wedding: o que é e como realizar um!

O Destination Wedding tem sido um formato de casamento cada vez mais procurado pelos casais. Mas para realizá-lo é importante conhecer bem essa proposta de casamento

Primeiramente, realizar o seu grande dia como um Destination Wedding é mais do que um sonho, é uma missão prá lá de especial e certamente inesquecível. E para que seja um casamento incrível, esse formato merece tanta atenção e cuidado quanto um casamento local.

O Destination Wedding pode ser realizado no campo, na montanha, na praia, enfim em qualquer lugar do mundo. E a proposta dele é fazer de um lugar lindo o cenário do seu casamento, além de proporcionar não somente aos casais, mas também aos convidados, uma experiência inesquecível.

Leia também: Conheça 5 tipos de cerimônia de casamento inspire-se!

Para que seu Destination Wedding seja um sucesso, inclua o RSVP na organização do casamento e não esqueça de enviar o save the date para seus convidados. Essas ferramentas são essenciais para a definição do orçamento do evento.

10 principais dúvidas sobre Destination Wedding

Afinal, o que é um Destination Wedding?

É um formato de evento em que o casamento é realizado fora da cidade onde o casal mora. Ou seja, ele pode acontecer na praia, no campo, em uma montanha, em um resort numa cidade, em outro estado e até mesmo em outro país.

Quais os melhores lugares para realizar?

O melhor lugar é aquele que conquistou o coração do casal. Mas quando elencamos o melhor lugar como um todo, alguns pontos devem ser considerados. Primeiramente, a infraestrutura do local, seja ele onde for. Para o Destination Wedding é necessário uma infraestrutura completa para atender todas as necessidades do evento, bem como acolher o casal, seus familiares e os convidados.

Quantas pessoas convidar para o Destination Wedding?

A lista de convidados é o principal ponto aqui. Para um casamento nesse formato são convidadas somente pessoas mais íntimas do casal. Portanto, será necessário sim enxugar essa lista.

Saiba mais: Cotas de lua de mel: como funcionam? Quais as vantagens?

Como ficam os custos?

A experiência de realizar um Destination Wedding é única e quase exclusiva. Os custos certamente são maiores que os de um casamento local. Por isso, fazer um checklist do casamento antes de tudo é fundamental.

Todas as despesas relacionadas a esse evento precisam estar dentro do orçamento do casal. Além disso, é recomendado que se tenha uma brecha no orçamento por conta de imprevistos.

O casal paga as despesas dos convidados?

Geralmente não. E essa resposta depende do perfil do casal, da proposta do Destination Wedding, do local, enfim vários fatores são considerados para que o casal arque com as despesas dos convidados. Um exemplo disso são os casamentos que acontecem em outros estados ou países. Mesmo que o número de convidados seja reduzido, pode ser inviável para o casal bancar despesas com transporte aéreo, táxi, alimentação e hospedagem. Essas despesas costumam ficar por conta dos convidados.

Agora, se o Destination Wedding acontecer em uma cidade do interior ou litorânea próxima da localização de origem do casal e dos convidados, talvez um pacote de descontos com o hotel e espaço escolhido faça sentido e até seja possível pagar as despesas de todos. Isso, desde que o número de convidados sem bem reduzido.

Como otimizar a ida dos convidados para o Destination Wedding?

Normalmente as assessorias de casamento já possuem experiência com esse tipo de evento. Sendo assim, junto ao casal, pode ser definido um local para hospedagem, alimentação e transporte já com um pacote de descontos para os convidados.

É necessário contratar assessoria local?

Existem assessorias de casamento especializadas em Destination Wedding e esses profissionais já conhecem bem esse mercado, além de ter contato com fornecedores locais. Portanto, não é necessário contratar esse profissional de fora uma vez que seu fornecedor já possui expertise no assunto.

Quanto tempo antes se convida para um Destination Wedding?

Esse prazo depende muito de onde será o casamento. Se for em uma cidade próxima ou até mesmo em outro estado, não tão distante assim, seis meses antes já pode começar a enviar os convites.

Caso o Destination Wedding seja em outro país, de um ano a oito meses antes é um bom prazo. Lembre-se que os convidados precisam se organizar para o casamento.

Leia mais: Como divulgar o site de casamento: dicas para compartilhar o seu

Em que época realizar o Destination Wedding?

Se o casamento for no Brasil, dependendo da região, o Destination Wedding pode ser realizado em qualquer período. Se o casal tem preferência por casar no calor, a região Nordeste é uma boa opção. Para os casais que preferem o friozinho, a região Sul durante o outono e o inverno é bem-vinda.

Só evite realizá-lo durante a alta temporada para não correr o risco de pegar hotéis e cidades lotadas, além de elevar os custos do casamento. Períodos de chuvas também devem ser evitados.

Quem paga as despesas dos fornecedores nessa viagem?

Se o casal faz questão de levar os profissionais da sua cidade para o Destination Wedding, todas as despesas de transporte, alimentação e hospedagem ficam por conta do casal. Por isso, é tão importante colocar tudo no papel antes de fechar os contratos.

Fotos: Freepik


Casar.com O Casar.com nasceu com o propósito de tornar a jornada do casamento a melhor, mais fácil e encantadora experiência para os casais. Somos uma das maiores plataformas de sites e listas de casamento do Brasil.