Casar.com

Mesa de Natal: inspirações para receber a família na casa nova

Foto Anfitrião and Co.

É tempo de celebrar, reunir a família, decorar a casa toda, em especial a mesa de Natal para receber os convidados e viver uma noite feliz

Vai chegando essa época do ano e as pessoas e os ambientes começam a se transformar, os lares já vão recebendo a decoração de Natal e a mesa de Natal se torna o grande destaque da noite.

Para os casais que vão passar o primeiro Natal, depois de casados, no novo lar, esse momento é ainda mais especial. Já imaginou receber os pais, os sogros, cunhados na casa nova e celebrar essa data tão especial com as famílias reunidas? Demais, não é mesmo?

Como planejar um casamento? Veja nossas dicas e um checklist completo!

O Natal e o novo lar

Freepik

Celebrar o amor, o nascimento de Cristo, reunir a família, comer bem, trocar presentes, abraçar, rever familiares distantes são motivos de sobra para se reunir à mesa de Natal e vivenciar esse dia tão esperado e mágico.

E para os casais “marinheiros de primeira viagem” vamos dar várias dicas e inspirações para montar uma mesa de Natal incrível e cheia de personalidade.

Decoração de Natal

Freepik

Na decoração natalina não podem faltar elementos como: pinheiro, pinhas, laços, velas, fitas, bonecos de neve, renas, galhos secos, frutos secos, entre outros enfeites, além de cores predominantes como o vermelho, o verde, o dourado e o prata. Ah, por favor, não se esqueça do papai Noel!

O espaço da celebração e a decoração

Foto: Reprodução Pinterest

O primeiro ponto aqui é definir o número de convidados para a ceia de Natal. Depois disso é importante avaliar o tamanho da sua casa, se comporta todos os convidados com tranquilidade e conforto. Evite reunir um número maior de pessoas em um espaço que não comporta. Alem de ficar apertado para todos, fica deselegante e os convidados, por mais íntimos que sejam, podem ficar incomodados.

Esse cuidado também deve ser tomado para não encher a casa de tanto enfeite e comprometer a circulação e visão das pessoas. Mas se a questão do espaço não é um problema, ótimo!

Decoração de casamento: dicas para definir a sua

Montando a mesa de Natal

Foto: Reprodução Pinterest

Uma autentica mesa de Natal é composta por um jogo de jantar a altura da ocasião, além de peças como taças e talheres diferenciados do dia a dia. Além disso, elementos natalinos como Papai Noel, pinheiros, bonecos de neve podem fazer parte da decoração.

Uma dica bacana é que o casal tenha alguns itens de Natal que podem ser pedidos na lista de presentes como pratos, enfeites, toalhas e guardanapos de tecidos, etc.

Uma toalha bem bonita de Natal todo mundo tem em casa não é mesmo? E se você não tiver, não tem problema. Peça emprestada para sua mãe, sogra, tia ou outro convidado que vá participar da festa.

Ah, dica se não tiver guardanapos de tecido, vale de papel com tema natalino.

Mesclando as cores

@Ângela Chinasso

A paleta de cores do Natal é muito expressiva, portanto, o sucesso da decoração da mesa de Natal é saber mesclar tanto as cores verde, vermelho, dourado e prata e os elementos temáticos, fica super harmonioso.

Formalidade na decoração

Se sua mesa de Natal comportar, utilize castiçais baixos para deixar a decoração ainda mais imponente. Porta guardanapos delicados e na paleta dão um toque especial.

Decoração de Natal acessível

Foto: Reprodução Pinterest

Se você não quiser, ou não puder, não é necessário investir muito dinheiro na decoração da mesa de Natal. Utilize as louças que você recebeu de presente de casamento e compre apenas alguns pequenos enfeites para trazer o toque natalino ao ambiente.

Uma toalha de mesa e/ou guardanapos de papel no tema são super bem-vindos.

DIY

Foto: Freepik

Se você é do time mão na massa, então faça você mesmo algumas decorações para a mesa de Natal. Você pode pintar pinhas de dourado, prata ou até mesmo se inspirar em inúmeros vídeos no Youtube para criar sua decoração. Veja essa decoração fofa ou essa decoração baratinha.

Alimentos na decoração da mesa de Natal

Foto: Reprodução Diandra Raniely

Você sabia que alguns alimentos também podem compor a decoração da mesa de Natal? Sim, entre eles estão as frutas da época como uvas, cerejas, pêssegos, figos, romãs, maças, além das frutas secas (uva passa) e oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas, avelãs, pistache, entre outros, dão um charme a mais quando colocados em bowls bem bonitos na mesa de Natal.

Flores na decoração

Foto: Luciana Saffaro Bueno

As flores são muito versáteis para todo e qualquer tipo de decoração. Portanto, não esqueça de incluir alguns vasinhos na mesa de Natal. Elas podem ser tanto flores naturais, quanto flores secas. Um mix delas também fica lindo.

Checklist dos itens que não podem falar

10 inspirações de mesa de Natal

Mesa Posta by Maria Amaral
Foto: Reprodução Pinterest
Casinha Chique
Beleza à Mesa
Projetos Habitíssimo
Patrícia Bacchi
Karen Costa
Celma Mesa Posta
Um Toque de Mesa
Mesa com Amor
Sair da versão mobile