Na última quarta feira (dia 11 de junho) recebemos 4 casais de amigos para comemorarmos os dias dos namorados antecipado. Para criar um clima aconchegante e romântico optei por uma noite de queijos e vinhos.
Quando vamos organizar uma noite onde o queijo é o prato principal, infelizmente não podemos economizar nas quantidades. Para ser um sucesso, é necessário comprar pelo menos 4 modelos diferentes de queijos. Eu comprei 7 tipos diferente e montei duas bandejas com queijos variados. Uma dica legal para uma noite de queijos e vinhos é identificar cada tipo de queijo.
Já os queijos brie (meus favoritos) resolvi deixá-los separados e para incrementá-los, um deles servi acompanhado com geleia de amora e castanha do pará e o outro usei o rechaud próprio e coloquei mel.
Outra coisa que não pode faltar nesse tipo de encontro é a variedade de pães, sugiro no minimo 2 tipos diferentes. Eu usei 4 modelos e também comprei torradinhas. Não quis cortar os pães e deixei essa tábua para que os convidados se servissem. Funcionou super bem! Cada hora experimentávamos um tipo de pão diferente, uma delicia!
Além dos queijos, pães e frutas, resolvi acrescentar mix de castanhas, amendoins crocantes, doritos (quem me segue a mais tempo sabe que meu marido é fã! Nunca falta por aqui, rs!), alguns patês e salame. Apesar dos queijos e pães serem suficientes nesse tipo de recepção, optei por acrescentar outras comidinhas, pois queria deixar a mesa com maior diversidade e opções para os meus convidados. Porém, vale destacar que segui a mesma linha na escolha dos outros aperitivos, de forma que “combinassem” com os queijos e pães servidos.
Para deixar a mesa decorada e temática resolvi usar as taças de vinho branco como castiçal. Já tinha visto uma ideia parecida com flores e resolvi ver como ficaria com as rolhas. Achei que a presença das rolhas na decoração deu o toque que faltava na mesa.
Como queria deixar o destaque da mesa nos “castiçais” resolvi usar garrafinhas coloridas com gipsy. Essas garrafinhas são um amor, pois como são pequenas, você pode usar todas sem deixar a decor da mesa com um ar pesado sabe?! Estou apaixonada por elas!
Para que os convidados ficassem mais confortáveis, deixei os pratinhos e garfinhos no aparador. Isso não é obrigatório, mas preferi deixar a vista e de fácil acesso para caso eles quisessem se servir mais a vontade.
Para sobremesa servi brigadeiro gourmet de colher acompanhados com morango. Uma delicia!
Pessoal, espero que vocês tenham gostado e se inspirado. Estou pensando em fazer um post completo com o check list para organização de noite de queijos e vinhos (tipo uma segunda parte), o que acham??
Créditos dos produtos – Garrafinhas coloridas: Maria Presenteira // Louças: La Ville BH e Domi Presentes BH // Aparelho de jantar: La Ville BH // Garfos bambu: La Ville BH // Jogo Americano de Rattan: Domi Presentes BH // Facas para queijos: Solar Presentes BH // Elefantinhos porta nomes: Anico Presentes SP // Panelinhas brigadeiro de colher: Mercado Central BH