Casar.com

RSVP: o que é e como fazer

Tudo que você precisa saber sobre RSVP para planejar, organizar e evitar transtornos com os preparativos do casamento.

O RSVP, ou simplesmente confirmação de presença, é fundamental na organização do casamento. É o serviço que não pode faltar no seu evento. Afinal, é através dele que a assessoria de casamento e o casal conseguem definir a quantidade de convidados para alinhar questões como o buffet e espaço, por exemplo.

Primeiramente, em nosso conceito, é quase impossível o casal não ter o RSVP atrelado ao seu convite de casamento. E vamos te contar os motivos.

RSVP e a lista de convidados

Sabemos que a lista de convidados é um misto de “temos que convidar fulano” com um “precisamos enxugar a lista”. Sim, essa é uma realidade de muitos casais. E é fato que nessa parte rolam alguns “estresses” porque sabemos também que os pais dos casais querem convidar todo mundo.

Mas é aqui que entra a eficiência do RSVP. Quando esse serviço é inserido no convite de casamento os convidados já sabem que precisam confirmar sua presença até determinada data.

Quanto custa casar? Veja valores para planejar o casamento!

Foto: Papel e Estilo – RSVP ao final do texto no convite

Principais dúvidas sobre confirmação de presença

O que significa RSVP?

Essa sigla vem do francês que significa: Répondez S’il Vous Plait. Ou seja, responda, por favor. Responda se vai ou não comparecer ao casamento.

Todo convite precisa ter RSVP?

Obrigatório não é, mas é importante que tenha.

Já imaginou se os convidados do seu casamento não confirmarem presença e você ter investido em um determinado tipo de evento e o número de convidados for bem menor? Prejuízo e frustração, não é mesmo?

Afinal, a lista de convidados e fornecedores está totalmente relacionada às despesas do evento.

Como receber presentes de casamento por PIX? Tiramos todas as dúvidas!

Foto: Reprodução Etsy.com

Quais são as vantagens de fazer o RSVP?

Antes de mais nada, o RSVP está relacionado aos custos do casamento. Com ele, o casal tem uma ideia do investimento necessário com buffet, por exemplo. Além de outros itens do casamento como tamanho do bolo e quantidade de docinhos, lembrancinhas e por aí vai.

Onde e como inseri-lo no convite de casamento?

Primeiramente, no convite de casamento. Seja ele um convite impresso ou convite digital. A sigla RSVP pode ser inserida no final do convite, de preferência no canto esquerdo. Também é necessário que tenha um número de telefone, e-mail ou site para confirmação de presença.

Atualmente os casais têm utilizado muito os recursos do site de casamento para realizar a confirmação de presença. Aqui no Casar.com o RSVP é grátis!

Criando seu site de casamento com a gente você não tem a necessidade de contratar esse serviço por fora.

Qual é a data limite para a confirmação de presença?

O indicado é que a data seja de até 20 dias antes do evento.

Foto: Papel e Estilo – Papelaria de casamento completa

Quais são os tipos de RSVP?

São dois tipos: o ativo, quando se contrata uma empresa ou profissional para ligar para toda a sua lista de convidados para confirmar ou não a presença no casamento.

E o receptivo, aqui, os convidados é que devem entrar em contato através do número indicado para confirmar a presença. Neste caso, o mais comum é a confirmação de presença através do site de casamento.

E se o convidado não confirmar presença, o que fazer?

Nenhum casal está isento disso. Porém, é muito importante dar aquela lembrada nos convidados e dizer que é essencial que ele confirme ou não a presença no seu casamento.

Pode acontecer de o convidado aparecer no casamento sem ter confirmado a presença e não tem muito que fazer. É um risco que se corre.

Convite de casamento: guia completo com tudo que você precisa saber para escolher o seu

Possibilidades da não confirmação de presença

Não confirmar presença pode resultar em excessos ou faltas. Calma, que vamos explicar!

Enfim, não utilizar o serviço de RSVP pode trazer transtornos e gastos desnecessários para o casal. Afinal, tem aqueles convidados que confirmam e não comparecem e os que não confirmam e aparecem.

A comunicação com os convidados

Toda comunicação com os convidados pode ser feita através do site de casamento. Lá, você informa seus convidados sobre tudo do casamento como, por exemplo, mapas, estacionamento, hotéis (se for um destination wedding), além do RSVP.

Confirmação de presença através do site de casamento

Através do site de casamento do Casar.com o RSVP é grátis e você ou sua assessora podem fazer esse controle por lá.

Assessoria de casamento

O Casar.com tem um parceiro exclusivo para auxiliar os assessores na gestão de seus eventos. Trata-se da Assessoria VIP, plataforma digital de gestão de eventos exclusiva para assessores.

Na plataforma os assessores conseguem concentrar todas as informações e gerir todo o evento em um único lugar. Mas o que a Assessoria Vip tem a ver com o RSVP? Tudo! Nela os assessores conseguem cuidar de cada detalhe do evento, incluindo a lista de convidados para a confirmação de presença.

Foto: Assessoria Vip – Ferramenta de gestão para assessores e cerimonialistas
Sair da versão mobile