Início Dicas 15 mitos sobre a festa de Casamento
15 mitos sobre a festa de Casamento

15 mitos sobre a festa de Casamento

Mitos sobre a festa de casamento – Organizar um casamento não é tarefa fácil. São inúmeras fases e responsabilidades para se chegar ao tão esperado dia. E nesse intervalo, algumas noivas ficam tão ansiosas e preocupadas em não cometer nenhum erro, que às vezes podem se deixar levar por alguns mitos que rondam as festas de casamento.

É claro que algumas regras são fundamentais para não se perder a característica do evento, mas as noivas precisam conhecer esses mitos e verdades sobre casamento para focar no que realmente é importante.

Selecionei 15 mitos sobre a festa de casamento para que você  desencane e não caia nessas histórias que podem atrapalhar sua programação e sua festa.

15-mitos-sobre-a-festa-de-casamento-noivas-do-brasil-casar-com (7)

Mitos sobre a festa de casamento

1 – Padrinhos de casamento devem ser os padrinhos de batismo

Nada impede você de chamar seus padrinhos de batismo para serem padrinhos de casamento, mas isso não é regra. Os padrinhos de casamento costumam serem as pessoas mais próximas do casal. Para saber mais sobre padrinhos, leia o nosso post que fala sobre a importância dos padrinhos e como escolhê-los.

2 – Os padrinhos devem pagar pelas alianças

Os padrinhos de casamento têm seus deveres como apoiar os noivos e ajudá-los na organização do casamento, mas não de presenteá-los com as alianças do casamento. Os padrinhos presenteiam os noivos como qualquer outro convidado.

15-mitos-sobre-a-festa-de-casamento-noivas-do-brasil-casar-com (1)

15-mitos-sobre-a-festa-de-casamento-noivas-do-brasil-casar-com (4)

3 – A noiva deve usar vestido branco

Já foi o tempo em que o branco era a cor obrigatória para as noivas. Hoje as noivas podem escolher outras cores para seu vestido com total liberdade.

Se você é mais discreta pode optar pelo branco e cores mais neutras, mas não é obrigatório. Muitas noivas já subiram ao altar, vestidas de azul, bege, amarelo e até vermelho. Leia o nosso post sobre como escolher o melhor modelo de vestido de noiva para você.

15-mitos-sobre-a-festa-de-casamento-noivas-do-brasil-casar-com (8)

4 – O noivo não pode ver o vestido da noiva antes do casamento

Esse talvez seja um dos mitos mais antigos e conhecidos. Mas não há nenhuma prova científica de que o sucesso do casamento está diretamente relacionado com a visualização prévia do vestido de noiva. Portanto, trata-se de uma superstição.

5 – Casar no mês de agosto é garantia de azar

Provavelmente seja outra superstição. Geralmente os noivos pulam o mês de agosto para marcarem seu casamento, pois o oitavo mês do ano é conhecido como mês do desgosto e do azar. No entanto, devido a baixa procura, é mais fácil agendar igreja e locais para a festa além de encontrar preços mais acessíveis.

6 – Convidar pais separados gera constrangimento

Infelizmente o numero de casais separados vem aumentando e nem todos sabem lidar com a separação. No caso de pais separados nada impede de convida-los para o casamento. Basta conversar com eles para que eles se comprometam a agir de maneira civilizada.

7 – É dever convidar quem te convidou

Se você foi convidado para o casamento de alguém, não quer dizer que terá que fazer o mesmo. Não é obrigatório convidar essa pessoa, principalmente se seu casamento for mais discreto e restrito (mini-wedding). Veja o nosso post que dá dicas de como você deve preparar a sua lista de convidados.

8 – A noiva deve ficar no lado esquerdo do altar

Essa é uma tradição que surgiu na Idade Média quando o noivo precisava estar com o braço direito livre para usar sua espada caso houvesse alguma ameaça contra a noiva. Como isso é bem improvável nos dias de hoje, nada impede de você noiva posicionar-se no lado direito de seu amado.

15-mitos-sobre-a-festa-de-casamento-noivas-do-brasil-casar-com (3)

15-mitos-sobre-a-festa-de-casamento-noivas-do-brasil-casar-com (2)

9 – Usar pérolas é sinônimo de tristeza

Há quem acredite que o uso de pérolas pela noiva é sinal de tristeza no casamento por elas representarem as lágrimas da noiva.

Por outro lado, alguns afirmam que as pérolas tomam o lugar das lágrimas reais e garantem um casamento feliz. (rsrsrs)

15-mitos-sobre-a-festa-de-casamento-noivas-do-brasil-casar-com (2)

10 – Chorar no dia dá sorte

Alguns acreditam que é sinal de boa sorte a noiva chorar no dia do casamento.

A crendice diz que são as todas as lágrimas sem sobrar nenhuma para a vida de casada. Só tem um detalhe, borra a maquiagem.

15-mitos-sobre-a-festa-de-casamento-noivas-do-brasil-casar-com (1)

11 – Chuva no dia do casamento

Representam as lagrimas que a noiva derramará durante seu casamento ou a chegada de filhos assim como a chuva traz produção para os campos.

15-mitos-sobre-a-festa-de-casamento-noivas-do-brasil-casar-com (9)

12 – Utilizar o nome de casada antes do casamento

É considerado má sorte por influenciar o destino.

13 – Trocar os votos no horário certo

Acreditando que traz bênçãos para o casamento, diz a lenda que os noivos devem trocar os votos enquanto o ponteiro do relógio estiver se movendo para cima, na direção do céu, isto é, nos horários depois da meia hora. Por exemplo: 18:35, 19:40, 20:50…
Você vai encontrar várias dicas no nosso post que explica tudo para você escrever os seus votos de casamento.

15-mitos-sobre-a-festa-de-casamento-noivas-do-brasil-casar-com (6)

14 – Sobrenome com a mesma letra inicial

Casar com um homem cujo sobrenome começa com a mesma letra do seu, é sinal de má sorte para a noiva. Isso é baseado na rima: “To change the name and not the letter, is to change for the worst and not the better”. Traduzindo: Mudar o nome e não a letra, é mudar para pior e não para melhor.

15-mitos-sobre-a-festa-de-casamento-noivas-do-brasil-casar-com (10)

15 – Derrubar as alianças

Derrubar a aliança durante a cerimônia pode ser sinal de boa sorte para espantar os males. Contudo, alguns dizem que quem derruba a aliança será o primeiro a morrer. (afffff… é melhor nenhum dos dois derrubar!)

 

Viu só? Os mitos sobre a festa de casamento são antigos e muitos permanecem até hoje, mas você não precisa ser influenciada por eles.

Pelo contrario, seja original e direcione sua atenção para o que interessa.

Com ou sem mitos, seja feliz!!!

Até a próxima!

“O conteúdo original deste post encontra-se no blog Noivas do Brasil”


Noivas do Brasil Noivas do Brasil: SOBRE PATRICIA FORTES Formada em Psicologia com MBA em Planejamento e Gestão Organizacional. Atualmente moro em Recife-PE. Adoro conhecer pessoas e principalmente, viajar! Continue lendo → http://www.noivasdobrasil.com.br