Início Casamentos As vantagens de um mini wedding
As vantagens de um mini wedding

As vantagens de um mini wedding

De uns tempos para cá o mini wedding tem conquistado cada vez mais espaço com os casais que buscam uma cerimônia e festa mais intimista. Certamente o que diferencia este estilo de casamento dos demais é a lista enxuta, em torno de 50 a 100 convidados.

Em tempos de retomada de casamentos com menores capacidades, pode ser uma ótima pedida para atender aos protocolos de medida de segurança e ainda assim realizar seu grande dia. Claro que se o casal se identificar com esse formato de festa mais intimista. 

Portal da Serra Eventos, conta que adiar a realização da cerimônia de casamento não foi a primeira opção de muitos casais, que preferiram manter a celebração. Porém em um formato diferente – menor e com menos convidados – seguindo protocolos de segurança no pós-pandemia. 

“Os casais têm buscado também realizar cerimônias menores, mais intimistas como mini e micro wedding no campo, principalmente em espaços que ofereçam hospedagem para seus familiares e convidados mais próximos”, explica Claudia Matarazzo, diretora e proprietária do Portal da Serra Eventos. 
Fotos: Thiago Faria – @thiagofariasfotos Espaço: Portal da Serra Eventos – @portaldaserraeventos Produção: Jah! Eventos – @jaheventos

Conversamos Flavia Gurgel Organização de Eventos que explica sobre o conceito do mini wedding e a It Assessoria que listou alguns motivos para você também se deixar conquistar e se apaixonar por essa ideia de casamento.

Dica Casar.com: mesmo sendo uma celebração menor, sempre indicamos ter o seu site de casamento como um canal de comunicação com os convidados e poder ter sua lista de presentes virtual convertida em dinheiro e gastar com o que quiserem, por exemplo em uma viagem ou em itens para sua casa. 

Veja mais sobre as vantagens de se ter um site e lista de casamentos no Casar.com.

Crie o seu agora sem custo nenhum e super fácil de editar (não é mito, é verdade rs) 

Casar.com: o seu site de Casamento!

O que é um mini wedding? Flavia Gurgel explica

O conceito de mini wedding está justamente na palavra dele, MINI, pequeno, uma coisa intimista, para poucas pessoas, geralmente pessoas da família e amigos próximos. 

É muito comum ser realizado na própria casa ou na casa dos pais, na praia ou no campo ou em espaços pequenos de eventos. Quem mais procura ou realiza esse tipo de casamento são casais que não querem grandes festas por não gostarem, ou porque não querem gastar muito e / ou preferem gastar com a lua-de-mel, por exemplo! 

Os mini wedding são para, no máximo, 100 pessoas e a vantagem é que o casal pode dar prioridade aos familiares/amigos mais próximos. O cuidado com os detalhes precisa ser um pouco maior pois por ser um evento pequeno, todos reparam mais… essa é a dica que eu posso dar, assim como não dispensar uma assessora pois embora seja menor, os cuidados são os mesmos : )

Juliana e Wagner – Casamento na Casa Seringueiras – Praia de Pernambuco – Guarujá
Buffet: Santa Especiaria
Fotos: Julia e Camila
Decoração: ASP

Por que realizar um mini wedding –  

By IT Assessoria

Aproveitar a companhia de cada convidado

O número menor de convidados facilita o contato com cada um dos convidados. Você vai ter mais tempo e oportunidade para passar em todas as mesas e curtir cada um dos amigos na pista de dança.

Maior emoção

A lista de presença enxuta faz com que o casal priorize as pessoas que realmente fazem parte da vida do casal, ou seja, cada um dos convidados em algum momento dividiu lembranças e histórias com o casal; é emoção pura e a flor da pele!

Personalidade dos noivos

As festas menores permitem maior personalização dos detalhes, imprimindo assim a personalidade e gosto do casal na decoração e também nos momentos marcantes da festa. Aproveite para colocar a mão na massa com os tão famosos DIY (faça você mesmo) ou então trazendo objetos pessoais para a decoração.

Maior opção de locais (e mais inusitados!)

Sem a restrição de um local que acomode muitas pessoas, aumentam as possibilidades de espaços: residência (se tiver um belo jardim, melhor ainda!), museus, restaurantes, hotéis…

Menos formalidade, ou não…

As cerimônias e festas menores são mais intimistas, sendo assim, fique a vontade para quebrar o protocolo e conduzir a festa da maneira que mais agradar. Você também pode seguir todas as tradições e protocolos, a única regra é seguir a vontade do casal!

“Engana-se quem pensa que o maior motivo para se fazer um mini wedding é a redução de custo, muitas vezes o menor número de convidados faz com que os noivos optem por itens de maior qualidade e consequentemente mais caros. Fora que alguns custos são fixos, independente do número de convidados, como por exemplo: coral, foto, filmagem…”, conta Bruna Silvestri.

A contratação de assessoria é importante, o menor número de convidados não é sinônimo de menos trabalho, o mini wedding requer um planejamento minucioso e atenção redobrada aos detalhes! Caso você opte por uma cerimônia menor, nossa maior dica é: seja firme com a lista de convidados, fixe um número e se comprometa com ele… pense com carinho em quem realmente faz parte da vida do casal e APROVEITE!

Dica Casar.com: falando em viabilizar melhores gastos e organização para a celebração, se precisarem, temos uma sugestão de planilha de orçamento e uma de checklist para ajudar no planejamento de seu mini wedding. 

Saiba mais:

Tendências para os casamentos de 2021

Como organizar casamento em diferentes formatos:  

Webinar Casar.com em Casa em Maio 2020 

(Assessores: Fla Gurgel, Boutique de 3, Betta Lima, Suzana Freire, Due Zuccoli) 

Como criar um site para seu casamento com lista de presentes (Mari)


Casar.com O Casar.com nasceu com o propósito de tornar a jornada do casamento a melhor, mais fácil e encantadora experiência para os casais. Somos uma das maiores plataformas de sites e listas de casamento do Brasil.