Casar.com

Buffet para casamento: a importância da variedade no cardápio.

1
Buffet para casamento | credito: Jojo

A definição do buffet para casamento é uma das escolhas mais importantes do processo de organização da festa. Nós sempre escutamos que para um casamento ser perfeito, além da alegria dos noivos e animação dos convidados, boa música, boa bebida e boa comida são fundamentais, e é a mais pura verdade! A comida é sem dúvida um dos grandes destaques da celebração, e sua qualidade, variedade, e claro, um bom serviço, é sempre alvo de muitos comentários de todos os convidados.

Muitos noivos pensam em seus hábitos alimentares no momento da escolha do buffet e às vezes acabam esquecendo que alguns convidados podem ter restrição alimentar a alguns alimentos. Alergia a crustáceos, intolerância a lactose, intolerância a glúten, ou pessoas que escolhem não comer determinados alimentos como uma prática de vida, como os vegetarianos, são mais comuns e frequentes do que imaginamos! Assim, é importante pensar nesses convidados na hora definir o cardápio da festa, ressaltando a importância de escolher um cardápio variado.

Alergias em geral e intolerância a lactose já são bastante conhecidas do público em geral. Já a intolerância a glúten, uma proteína vegetal presente no trigo, aveia, centeio, cevada, malte, que são ingrediente de pães, bolos e pizzas, por exemplo, é menos conhecida e merece uma atenção especial.

Alimentos como queijos, carnes, frango, peixes, arroz, milho, além de mandioca e macaxeira, podem ser livremente consumidos pelos celíacos (pessoas que não podem comer glúten), e podem ser inseridos no cardápio. Quem não adora um delicioso escondidinho de carne de sol? Ou uma bela tapioca? Ou um salmão com molho de maracujá?

Para um cardápio perfeito, sugerimos a escolha de itens bastante variados, e que possam agradar e serem consumidos pela maior parte dos convidados, combinando massas, pães, queijos, peixes, carnes, frango, frutos do mar, frutas, compotas, patês, além de saladas diversas e acompanhamentos variados.

Falando um pouquinho dos doces, já existem algumas opções para diabéticos, intolerantes à lactose e também para os celíacos. Assim, não deixe de perguntar às doceiras que farão a mesa de doces, sobre a possibilidade de contratar algumas opções para o público que possui essas restrições alimentares. Tenha certeza que os convidados que se enquadram nesse perfil vão ficar super felizes e se sentirem prestigiados e importantes na sua festa.

Para finalizar, todos os convidados sempre ficam na expectativa de provar o bolo do casamento, e muitos só vão embora da festa depois de prová-lo! Nós sugerimos fazer um bolo que agrade a grande maioria dos convidados, e incorporar algumas tortas na mesa dos doces, podendo ter pelo menos uma opção sem lactose e uma sem glúten, por exemplo. Um mix de doces + cupcakes + tortas finas fica muito legal, enriquece a mesa e proporciona alegria de todos os convidados, que vão se sentir lembrados.

Buffet para casamento | Credito: Edgar Machado

Sair da versão mobile