Início Noivas Buquê de Noiva Buquê de casamento: dicas de como escolher e inspirações!
Buquê de casamento: dicas de como escolher e inspirações!

Buquê de casamento: dicas de como escolher e inspirações!

Acessório essencial para a noiva, o buquê de casamento é encontrado em diversos formatos, tamanhos, cores e estilos. Veja aqui qual mais combina com você.

O buquê de casamento é acessório indispensável na composição do look da noiva. Afinal, ele faz parte de todo esse conjunto e de uma tradição. Saber escolher o melhor tipo é um desafio e tanto para as noivas, pois a variedade estilos, elementos, cores e tipos são imensas.

Buquê para todos os gostos

Tem buquê de casamento para todos os tipos e estilos de noivas! A internet está aí para provar que inspirações não faltam. Além disso, especialistas no assunto são super antenados com as tendências e podem ajudá-la a escolher o modelo que mais combina com seu perfil e estilo.

Foto: Freepik

Decoração de casamento 2023: tendências para se inspirar e se apaixonar

Simbologia do buquê

Ao que se sabe, nos tempos antigos na Grécia, o buquê de casamento representava a união frutuosa dos casais.  Por isso, eles eram feitos com ervas e grãos. Além dessa versão, também tinha uma feita com outros tipos de ervas e até alho, que representava espantar ao espíritos ruins que rondassem a noiva.

Foto: Freepik

Lenda ou não, o buquê de casamento representa fertilidade e vida. E ao longo de todo esse tempo foi ganhando notoriedade e hoje é essencial como acessório da noiva.

Elementos

  • Naturais
  • Artificiais
  • Flores secas
  • Folhagens
  • Sementes
  • Galhos

Calendário e Planner 2023 do Casar.com para você se organizar

Tipos de buquês

Artificial

Se você nunca viu ou ouviu falar, agora está sabendo, sim ele existe! Mas fique atenta as variações desse buquê.

Esse buquê de casamento é uma alternativa para quem vai se casar no alto verão. Sabe aquela data que tudo parece derreter e nem a climatização das flores é suficiente. Então, é para isso.

Foto: Freepik

Mas claro que entendemos os gostos de vocês e nem toda noiva gosta de flores naturais ou até mesmo pode ser alérgica. Mais que isso, já imaginou poder guardar seu buquê de casamento e utilizá-lo na decoração do novo lar, legal, não é mesmo?

Nossa dica aqui é que você procure por empresas especializadas nesse tipo de buquê e evite aqueles buquês “caseiros” que podem comprometer a beleza do seu look de noiva.

Assimétrico

O buquê assimétrico ou como alguns especialistas gostam de nomeá-lo “desconstruído” também tem uma proposta cheia de personalidade com um toque moderno e romântico.

Foto: Freepik

Braçada

O nome parece estranho, mas é isso mesmo: buquê de casamento braçada. Ele leva esse nome porque é um buquê longo em que a noiva o apoia no antebraço. Esse tipo de buquê é perfeito para casamentos que acontecem ao ar livre e durante o dia.

Foto: Freepik

Aliança de casamento: guia completo para escolher a sua

Buquê sem flores

Esse buquê de casamento pode ser composto por folhagens, galhos secos e suculentas. Aliás, o buquê de suculentas continua conquistando as noivas.

Foto: Reprodução Pinterest

Cascata

O buquê de casamento cascata é tão imponente pelo seu tamanho e pelos elementos que compõem sua estrutura. Geralmente são folhagens, flores variadas e até sementes. Alguns são apenas em duas cores, outros são multicoloridos com vários tipos de flores e folhagens.

Foto: Freepik

Ele combina tanto para casamentos ao ar livre, quanto para casamentos em ambientes fechados, como igreja, por exemplo.

Crescente

Esse tipo de buquê de casamento lembra o buquê cascata, mas aqui sua base é mais discreta e seu topo vai ganhando um pouco de volume.

Foto: Freepik

Dica: noivas baixinhas evitem esse tipo de buquê para não desaparecer entre ele. Indicadíssimo para as noivas altas.

Flores secas

Um buquê de casamento com flores secas é outro charme a parte que é cheio de personalidade. É lindo e perfeito para casamentos nos estilos boho, industrial e folk. Fora esses estilos ele não combina muito. Exceto se a composição mesclar outros tipos de flores naturais e com, por exemplo, as flores silvestres.

Foto: Freepik

As flores mais populares nos casamentos do Brasil e como usá-las

Redondo

O buquê redondinho foi considerado por muito tempo o queridinho entre as noivas. Ele ainda está aí, mas deixou de ser destaque. Mas se ainda assim a noiva quiser usar esse tipo, está valendo.

Foto: Freepik

Única flor ou buquê minimalista

Noivas minimalistas e bastante discretas sabem do que estamos falando. Aqui menos é mais e a simplicidade predomina. Uma única flor e alguns ramos e folhagens (às vezes nem isso) são suficientes.

Foto: Reprodução Pinterest

Principais dúvidas sobre buquê de casamento

Foto: Freepik

Como escolher o tamanho do buquê?

Seu biotipo é o que vai determinar a escolha do tamanho do buquê de casamento. A regra é a seguinte: noivas altas devem escolher um buquê maior, até mais volumoso e noivas baixas devem optar por um buquê menor que não a esconda.

E as flores do buquê, como escolher?

A variedade de flores é imensa. As cores são de deixar muita noiva em dúvida, mas o segredo aqui é escolher flores que você goste. Flores que tenham a ver com sua personalidade. Claro que dependendo da época do ano e do tipo de flor talvez seja inviável por questões de clima, mas aí é outra história.

Converse com sua decoradora e peça ajuda para entender melhor os significados das flores e quais são as mais indicadas para a época do seu casamento. Além disso, você pode criar um buquê de casamento com um mix de flores, folhagens e sementes.

Utilize o Pinterest para buscar referências.

As flores do buquê precisam estar em harmonia com a decoração do casamento?

Jamais! Ele precisa estar em harmonia com o seu estilo, com seu vestido e acessórios, além do seu biotipo.

Lista de casamento: guia completo para presentes em dinheiro e produtos

Algumas flores indicadas para buquê de casamento

Foto: Freepik
  • Astromélia
  • Begônia
  • Calla
  • Camélia
  • Copo de leite
  • Cravo
  • Gardênia
  • Gérbera
  • Gipsófila (mosquitinho)
  • Girassol
  • Jasmim
  • Lírio
  • Lisianthus
  • Magnólia
  • Orquídea
  • Peônia
  • Rosa
  • Suculenta
  • Tulipa

Evento Casar.com 2023

Vem aí o Evento Casar.com 2023. A edição deste ano acontece entre os dias 25 e 28 de maio, no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. Acesse casar.com/sp2023 e saiba mais sobre este super evento!


Casar.com O Casar.com nasceu com o propósito de tornar a jornada do casamento a melhor, mais fácil e encantadora experiência para os casais. Somos uma das maiores plataformas de sites e listas de casamento do Brasil.