Início Dicas Casamento ao ar livre : confira algumas dicas para não errar
Casamento ao ar livre : confira algumas dicas para não errar

Casamento ao ar livre : confira algumas dicas para não errar

casamento-ao-ar-livre
Credito: Banco Imagens Noivas do Brasil

Casar ao ar livre é tendência no Brasil, já que especialmente em países tropicais e com temperaturas mais amenas, muitas noivas escolhem este tipo de cerimônia. O clima do casamento ao ar livre, seja durante o dia ou sobre a luz do luar, é extremamente romântico e agrada aos mais diversos estilos de casais.

Mas esta escolha tem suas vantagens e desvantagens. Estar em contato com a natureza – além de ser uma experiência bastante agradável para os noivos e para os convidados – proporciona excelentes cenários para fotos e facilita em aspectos como a decoração, já que os locais em geral já são naturalmente bonitos.

Entretanto, os casamentos ao ar livre exigem algumas atenções e cuidados específicos para garantir que tudo ocorra bem e que os convidados fiquem confortáveis. É preciso pensar em todos os riscos que se corre ao estar sem um teto, como por exemplo, chuva, ventos, sol demais ou quem sabe ainda os possíveis insetos que podem aparecer no local.

A noiva que busca por este tipo de festa pode ter os mais diversos estilos, seja ela mais romântica e clássica, ou mesmo mais alternativa ou rock’n’roll. O importante é que ela goste e se sinta à vontade e confortável em contato com a natureza, já que um casamento ao ar livre pode acontecer nos mais diferentes cenários.

Os locais são aos mais diversos possíveis, indo desde uma praia até uma casa de campo. Dependendo do orçamento ou das possibilidades do casal, até mesmo um quintal ou jardim da uma casa na cidade, ou a parte externa de um restaurante ou salão, podem ser excelente opções, já que os convidados não terão que se deslocar muito para a cerimônia e mesmo assim a todos terão a sensação de estar fora do ambiente urbano.

Casamento-ao-Ar-Livre-08
Casamento ao ar livre | Crédito:Revelry Event Designers

Horários para Casar ao Ar Livre

O horário do casamento vai depender do casal, já que praticamente todos os horários nas festas ao ar livre tem suas vantagens e desvantagens.

Se for durante o dia, os noivos vão contar com a iluminação natural, que além de ser excelente para as fotos, dispensa o gasto extra com luzes. Outro horário bastante especial é o pôr-do-sol, já que as cores do céu neste momento podem criar paisagens belíssimas.

E se você prefere um casamento ao ar livre durante a noite, a luz do luar vai igualmente deixar o clima ainda mais romântico. Porém você vai precisar planejar muito bem a iluminação do espaço.

Entre opções interessantes para iluminar estão tochas, lamparinas, luzes penduradas em cordões, lanternas de papel, lustres em pedestais e quem sabe até mesmo um candelabro de velas nas árvores. E como você não pode correr o risco de ficar sem energia caso sua festa seja durante à noite, uma opção é alugar um gerador.

Casamento-ao-Ar-Livre
Crédito: John Li Photography

Decoração para Casamento ao Ar Livre

Quem pensa neste tipo de cerimônia, logo imagina que é necessário uma grande estrutura, mas isso não é necessariamente verdade. Um bom altar já é o suficiente na maioria dos casos. O uso de gazebos é bastante comum, e vale lembrar que ele não pode ser muito pequeno já que isso pode dificultar o trabalho dos fotógrafos e cinegrafistas que não vão conseguir boas imagens da hora do sim.

Os convidados podem ficar em pé ou sentados, e caso eles se sentem em bancos de madeira, é de bom tom oferecer almofadas. No caso da entrada da noiva, é uma boa ideia fazer um pequeno caminho com flores, ou mesmo com voil ou luzes, e improvisar um pequeno portal para a sua grande entrada.

Como o grande ponto alto desta cerimônia é a natureza ao redor, vale lembrar que na decoração neste caso, menos e mais. Nada de poluir o ambiente com enfeites em excesso e deixar o local artificial, perdendo sua naturalidade. Aposte nos elementos artesanais, estilo “faça você mesmo”, que em geral combinam bastante com ambientes naturais.

É sempre interessante brincar com o que o espaço já está te proporcionando e não apenas replicar uma decoração que seria utilizada em um ambiente fechado. Outras ideias interessantes são usar bancos de feno, por exemplo, ou – dependendo do número de convidados – apostar em uma mesa única e comprida, no estilo italiano.

Casamento-ao-Ar-Livre-06
Decoração casamento ao ar livre | Crédito: john Joseph

Flores: Ideias para Casar ao Ar Livre

Não existe nenhuma flor ideal para este tipo de cerimônia, sendo que é necessário sempre que elas combinem com o ambiente em si, com o restante da decoração e principalmente com os noivos.

Mas o mais comum é optar por flores simples, como hortênsias, azaleias, flores do campo e begônias. Utilizar flores plantadas também, como vasos com orquídeas, é um ponto alto e uma das grandes vantagens deste tipo de festa.

Caso a festa seja durante o dia é necessário lembrar que os arranjos podem não durar muito bem no sol, por isso fique com flores tropicais como as rostratas, bihay e estrelitzia, que podem aguentar um pouco mais de tempo.

Principais Cuidados ao Casar ao Ar Livre

A chuva é uma das principais preocupações em um evento aberto. Por isso é imprescindível ter um plano B para caso chova. Em geral, os toldos são as melhores opções, e pelo menos o altar, a área dos convidados e a pista de dança precisam dispor de um toldo para garantir que fiquem protegidos. O toldo pode ainda ser incorporado a decoração do local para que não fique deslocado, sendo que pode ficar montado durante toda a cerimônia ou ser montado apenas caso chova.

Mas não é só a chuva que merece atenção, o sol em excesso também pode ser um problema, sendo o ideal marcar o casamento antes das 11h ou depois das 14h para não pegar bem o pico. É de bom tom distribuir para os convidados leques, água, e ainda disponibilizar protetor solar e repelentes para insetos nos banheiros.

Sombrinhas para chuva ou para o sol também devem estar à disposição, e no caso de um dia frio, é bom pensar em mantas para que ninguém fique gelado. Outros mimos que os convidados podem receber são chinelos, óculos escuros ou ainda protetores de saltos para que ninguém estrague o sapato.

Casamento-ao-Ar-Livre-07
Flores: Ideias para Casar ao Ar Livre | Crédito: Pelican Hill Resort

O que servir?

Em geral, os casamentos ao ar livre vão acontecer em dias mais quentes, e sendo assim é bom pensar em um cardápio mais leve. O horário é outro determinante, sendo possível servir almoços e jantares completos, ou apostar em um brunch mais descontraído.

Outra opção é ficar apenas com um coquetel servido no final da tarde, com pequenas porções, canapés e pratos pequenos que podem ser comidos em pé, como risotos e escondidinhos. Não se esqueça de ter sempre opções vegetarianas para os convidados que não comem carne.

Outra ideia interessante é contratar food trucks que preparam a comida na hora, com diversas opções diferentes para seus convidados irem até eles e pegarem o que desejarem.

Não se esqueça ainda das bebidas, sendo que além do champagne, vinho e cerveja tradicionais, coquetéis podem ir muito bem com um espaço natural. Águas aromatizadas e sucos mais elaborados também são boas opções para hidratar durante o dia e para os que não bebem álcool.

Casamento-ao-Ar-Livre-10
O que servir no Casamento ao ar livre? | Crédito: Comidas Group

O Vestido da Noiva

Vestido de Noiva Sassi Holford
Vestido de Noiva Sassi Holford

O vestido da noiva para o casamento ao ar livre precisa sem menos rebuscado. A cerimônia por si só vai ser mais descontraída, e vestidos de alta-costura, muito longos e com muitos detalhes e volumes não vão combinar com a festa, além de deixar a noiva desconfortável. O ideal é seguir uma linha mais leve e natural e ainda tentar adequar o modelo com o horário da cerimônia.

A cor do vestido pode variar, não sendo obrigatoriamente branco e podendo ainda brincar com os tons da natureza do local. O comprimento pode ser longo ou curto, porém sem caldas já que a noiva não vai querer seu vestido sujo de grama, terra ou de areia, dependendo de onde for a festa, ou até mesmo com a barra desfiada.

A renda está liberada, assim como os decotes, recortes e fendas, já que é possível fugir o quanto quiser do tradicional.

O ideal é que o vestido acompanhe bem o estilo da noiva e da festa, porém sem perder a sua parte funcional, que não acabe limitando os seus movimentos ou sendo destruído durante a festa.

E para fechar com chave de ouro, que tal terminar a cerimônia com fogos de artifício!?

 


Noivas do Brasil Noivas do Brasil: SOBRE PATRICIA FORTES Formada em Psicologia com MBA em Planejamento e Gestão Organizacional. Atualmente moro em Recife-PE. Adoro conhecer pessoas e principalmente, viajar! Continue lendo → http://www.noivasdobrasil.com.br