Início Casamentos Casamento civil fora do cartório
Casamento civil fora do cartório

Casamento civil fora do cartório

Realizar o casamento civil fora do cartório é possível. Chamado de casamento em diligência, esse tipo de união permite que os noivos se casem onde e quando desejarem.


No entanto, é preciso dar entrada no processo de habilitação para casamento, que pode durar 30 dias. Para dar entrada na habilitação para casamento, o casal deve comparecer ao cartório com identidade e certidão de nascimento de ambos. No caso de algum dos noivos ser divorciado, será preciso levar a certidão de casamento com averbação de divórcio.

O casamento em diligência é realizado por um juiz de paz e um escrivão autorizado, e pode ser feito em uma casa de festas, na casa dos noivos ou até na praia. A parte jurídica do casamento precisa ser realizada toda em cartório, o que evita fraudes e erros, mas a parte do evento pode ser feita como o casal desejar.

Religioso com efeito civil
Além do casamento em cartório e em diligência, existe a cerimônia religiosa com efeito civil. A diferença é que nela, realizada fora das dependências do cartório, quem preside o ato é o líder religioso (padre, pastor, rabino…) – mas o processo é o mesmo que o descrito acima. Após o casamento, os noivos recebem um termo que precisa ser levado ao cartório num prazo de 90 dias para registrar o casamento.

 

Casamento civil fora do cartório
Avalie esse Post

CASAR Salvador 2018