Início Casamentos Casamento civil fora do cartório, o que usar?
Casamento civil fora do cartório, o que usar?

Casamento civil fora do cartório, o que usar?

Você decidiu que vai realizar o seu casamento apenas no civil mas está na dúvida do que usar? Nessa matéria, trouxemos algumas dicas de assessores e estilistas que vão te inspirar na escolha do que fazer e usar nessa celebração! 

Realizar o casamento civil fora do cartório é possível. Chamado de casamento em diligência, esse tipo de união permite que o casal case onde e quando desejarem.

Ana Lauand Assessoria, conta que nos últimos meses houve uma crescente na celebração dos casamentos e das cerimônias civis em residência, com a presença de poucos convidados, enquanto se aguarda a data da grande festa. 

Nesses casos, o próprio site do casal já pode antecipar as informações e até mesmo criar lista de presentes específica para as prévias comemorações. Já tem seu site? Crie o seu no Casar.com sem custo e comece a editar para a comunicação com seus convidados ser mais prática e de mais interação até o grande dia. 

 

Dica Casar.com: na plataforma também é possível, sem nenhum custo adicional, fazer um convite digital ou save the date para as celebrações, seja civil, chá bar ou o próprio casamento. Confere aqui mais informações de como fazer o seu.

 

 

Segundo Ana Lauand Assessoria muitos casais estão organizando mini wedding, aproveitando os fornecedores que foram contratados para o casamento. São pequenas cerimônias, algumas em residência ou em locais intimistas, onde familiares e poucos amigos participam deste momento importante para o casal, que tiveram que adiar para uma nova data o casamento.

Ana Lauand Assessoria acrescenta que os profissionais que foram contratados podem ajudar neste pequeno evento, seja com a gastronomia, uma decoração, o registro do momento e até na organização, afinal, o importante é festejar a união do novo casal com muita tranquilidade e qualidade.

Por se tratar de um pequeno evento, Ana Lauand Assessoria conta que os profissionais conseguem se adaptar bem rápido para fazer e quase sempre estão abertos à ajudar com os menores custos, para não trazer um investimento extra ao casal.

 

 

Já a Mariella Carvalho Eventos de Belo Horizonte, conta que muitos casais estão optando por se casarem no civil, mesmo que a celebração religiosa e a recepção sejam um pouco mais pra frente. Alguns que já moram juntos ou que já estavam com esses planos já querem aproveitar e casar! Estão se adaptando e, claro, seguindo todas as orientações de segurança.

 

 

 

Qual o processo necessário para casar fora do cartório? 

 

Para o casamento civil fora do cartório, é preciso dar entrada no processo de habilitação para casamento, que pode durar 30 dias. Para dar entrada na habilitação para casamento, o casal deve comparecer ao cartório com identidade e certidão de nascimento de ambos. No caso de algum do casal ser divorciado(a), será preciso levar a certidão de casamento com averbação de divórcio. 

O casamento em diligência é realizado por um juiz de paz e um escrivão autorizado, e pode ser feito em uma casa de festas, na casa do casal ou até na praia. A parte jurídica do casamento precisa ser realizada toda em cartório, o que evita fraudes e erros, mas a parte do evento pode ser feita como o casal desejar. Para o deslocamento do juiz de paz, será cobrada uma taxa.

Encontre o cartório mais perto da sua casa (clique aqui) e veja quais dias são realizados casamentos – muitos são apenas quinta-feira e sábado, por exemplo. Se residem em lugares diferentes, o processo precisa ser aberto nos dois cartórios. 

O casal pode agendar o casamento civil pela a internet – clique aqui. No entanto, para realização do casamento, os Cartórios do Brasil inteiro estão funcionando com medidas de segurança necessárias, Acesse o link do Portal da Transparência, para encontrar as informações e regras de cada cartório.

E, mesmo quando realizado no cartório, não é porque é simples que não pode ser comemorado. Por exemplo, na sequência reunir a família no seu restaurante favorito, ou então um almoço na sua casa nova, ou quem sabe uma pequena festa para os mais próximos em uma casa do interior da família.

 

Lista dos documentos

  1. certidão de nascimento atualizada (é preciso solicitar outra no local em que você foi registrado ou online no cartório 24hs)
  2. RG e CPF original
  3. comprovante de endereço dos noivos 
  4. pagar a taxa do cartório (para saber dos valores em cada Estado, confira a tabela da Anoreg – Associação dos Notários e Registradores do Brasil)
  5. Documentos sobre a dissolução do casamento anterior caso um dos noivos já tenha sido casado.

 

Mariella Carvalho Eventos, comenta que é importante que o casal faça a confirmação com o cartório de registro civil, mais próximo do endereço de vocês. A abertura do processo e entrega de documentos podem ser por email ou se estão permitindo que seja presencial mesmo. Os prazos permanecem os mesmos para entrar com o processo de habilitação do casamento, mínimo de 40 dias e máximo de 90 dias antes da data prevista para o casamento.

 

Os cartórios em Belo Horizonte estão funcionando com algumas restrições, e, essas se aplicam para os casamentos civis. Confira as orientações da Mariella Carvalho Eventos para essa opção

 

* É importante chegar com pelo menos dez minutos de antecedência para que não tenha atraso! As cerimônias continuam sendo breves e objetivas;

* O tempo entre os casamentos aumentou para que não haja aglomeração de pessoas no mesmo local;

* Agora tem uma limitação de pessoas na sala de cerimônia: apenas o casal e duas testemunhas devem comparecer ao cartório. Não adianta ir com amigos e familiares, ok? Não será autorizada a entrada;

* O uso de máscaras é obrigatório para TODOS os presentes, incluindo os noivos, que podem retirar a máscara somete para se identificarem.

* Para entrar na sala de celebração, TODOS devem higienizar as mãos com álcool gel fornecido pelo cartório.

Além disso, outras regras sanitárias podem ser incluídas durante a celebração a fim de garantir a segurança de todos os envolvidos.

 

Religioso com efeito civil

Além do casamento em cartório e em diligência, existe a cerimônia religiosa com efeito civil. A diferença é que nela, realizada fora das dependências do cartório, quem preside o ato é o líder religioso (padre, pastor, rabino…) – mas o processo é o mesmo que o descrito acima. Após o casamento, o casal recebe um termo que precisa ser levado ao cartório num prazo de 90 dias para registrar o casamento.

 

O que vestir no casamento civil?

Nesse momento o mais importante é pensar no formato que vão desejar, exemplo se é de dia ou noite, e considerar o que combina com você. 

De qualquer forma, alguns parceiros nos enviaram referências e dicas que podem te ajudar a pensar no que gostaria de vestir esse dia.

 

 

Sugestões de trajes de vestidos 

A Trinitá, nossa parceira estilista, inspira com algumas referências de sua coleção de vestidos para casamento civis. 

Créditos:

Fotografo: @rafacanutofotografia

Beauty: @jutoledonoivas

Local: @vierose

 

Camila Chain, dá algumas dicas de modelos para quem vai casar no civil:

“Penso em looks com pouco brilho e não muitos detalhes. Vestidos ou saias midi, ou com o comprimento até pouco acima do joelho, são boas escolhas – se quiser volume o tule é uma opção, se não, pode apostar no musseline. Mas o que prefiro mesmo é um look que tenha calça, como calça e corpete, ou o macacão – especialmente para aquelas que estão abertas a ousar. Ele é moderno e faz todo sentido para a ocasião, além de atender a vários estilos: minimalista (liso, no crepe) ou mais feminino e rendado, por exemplo. Ele ainda pode ser explorado sendo desenhado com modelos de calça do tipo pantalona ou cigarrete, dependendo do corpo e do gosto da pessoa.” Modelos como estes estarão presentes na coleção que vai lançar em breve.

“Uma outra dica é envolver a textura poá, que também está em alta e entrega um visual discreto e elegante, além de ser atemporal. Falando em cores do look, eu não abro mão do off white – pra mim é o ideal. No máximo, tons pastéis.” 

 

Flayza Vieira também nos enviou modelos que podem ser opções para quem busca o que vestir no casamento Civil:

 

Sugestões de trajes – Terno

Ricardo Almeida selecionou alguns exemplos que podem ser referência para a escolha. 

 

A Firenze Sartoria também nos enviou algumas opções

 

Transmissão Ao Vivo do casamento Civil

Ana Lauand Assessoria, ainda complementa que estão abertos para ajudar os casais nestas celebrações, trazendo idéias práticas e criativas, pois é um momento muito especial e que para os familiares e demais convidados, é uma forma de registrar a união, mesmo que todo o planejamento da grande cerimônia e festa ainda seja mais na frente. Os convidados podem acompanhar por um link ao vivo e até mandar mensagens, tudo bem interativo e descontraído. Uma coisa já percebemos, que toda aquela emoção e ansiedade, é vivida pelo casal e traz um certo conforto, aconchego, para aguardar a nova data da cerimônia e festa.

Crie seu site de casamento agora, sem custo algum, compartilhe as informações da celebração, e garanta, sem custo algum, as possibilidades abaixo também:

Lista de presentes convertida em dinheiro

  • Shopping Casar.com com as lojas Camicado, Fast Shop, Extra, Magalu, Ponto Frio e Casas Bahia com 4% de cashback
  • Transmissão online. Veja mais, nessa matéria de como transmitir seu casamento online. 
  • “Save the date” digitais

O Casar.com facilita a vida de vocês e seus convidados  <3

 

Saiba Mais:

Quer aproveitar os preparativos e criar sua lista de presentes? 

No Casar.com é possível montar sua lista convertida em dinheiro e você escolhe se saca o dinheiro ou usa em nosso Shopping com as melhores ofertas de produtos para casa nas melhores lojas.

Vídeo com o blog Desejo de ser noiva explicando nossa lista : )

Casamento civil fora do cartório, o que usar?
Avalie esse Post

CASAR Salvador 2018