Início Casamentos Casamento homoafetivo no Brasil: como funciona?
Casamento homoafetivo no Brasil: como funciona?

Casamento homoafetivo no Brasil: como funciona?

Segundo dados da pesquisa PoderData, realizada em janeiro de 2021, 51% dos brasileiros são favoráveis à união homoafetiva, enquanto 33% se mostraram contra e 16% não souberam ou não responderam.

Mas, afinal, como funciona a lei em relação ao casamento homoafetivo no Brasil?


A legislação e o casamento homoafetivo no Brasil

A união estável entre casais homoafetivos como entidade familiar foi reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2011.

Diante disso, pessoas homossexuais passaram a ter os mesmos direitos previstos na Lei de União Estável (9.278/1996), que entende a entidade familiar como “a convivência duradoura, pública e contínua”.

Com essa decisão, a comunidade LGBTQIA+, que até então só podia celebrar a união estável, começou a pressionar ainda mais o STF para ter direito ao casamento civil. E foi assim que, em 2013, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou a realização do casamento civil para casais homoafetivos por parte dos cartórios.


Existe uma lei para o casamento homoafetivo no Brasil?

A verdade é que o casamento homoafetivo no Brasil ainda não é lei.
Em 2017, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) chegou até a aprovar no Senado o projeto de lei n° 612/2011, que reconhece o casamento homoafetivo no código civil brasileiro, mas a proposta foi barrada após um recurso do senador Magno Malta – que solicitou que houvesse a votação em plenário.

E a criação de uma lei para o casamento homoafetivo influencia em que?

A proteção de um projeto de lei para o casamento homoafetivo no Brasil é bastante importante porque, sem ela, o presidente da República pode realizar proibições e decretos que sobreponham a então decisão final do STF que reconhece a união estável entre casais homoafetivos.


Como oficializar a união civil homoafetiva?

Como oficializar a união civil homoafetiva no Brasil?

O processo para oficializar o casamento entre pessoas do mesmo é bem simples, basta levar a documentação necessária até o cartório e se casar na presença de um juiz de paz.

Além disso, há uma taxa a ser paga e é preciso escolher um regime de bens:

  • Comunhão Universal de Bens;
  • Comunhão Parcial de Bens;
  • Participação Final nos Aquestos;
  • Separação Total de Bens.

Quer saber tudo sobre o casamento no civil? Preparamos um post especial, clique aqui para saber mais.


Afinal, como ficam os sobrenomes?

No caso do casamento homoafetivo no Brasil, o uso do sobrenome da pessoa com quem se está casando é totalmente opcional. Sendo assim, o casal pode assumir o sobrenome do outro, contanto que mantenha, pelo menos, um dos seus sobrenomes anteriores.


E o processo de adoção?

Se você está se perguntando se um casal do mesmo sexo pode realizar uma adoção no Brasil, saiba que é possível e permitido por uma lei reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal desde 2015.

Na decisão, o STF chegou ao entendimento de que “o conceito de família não pode ser restringido a casais heterossexuais“.

Aqui no Brasil, a lei garante a prática da adoção aos casais homoafetivos, portanto, é possível registrar a criança no cartório de registro civil e legalizar toda a situação. O processo de adoção é o mesmo para casais heterossexuais ou homossexuais.


A festa!

Festa de casamento homoafetivo

Vai comemorar o casório? Então, antes de mais nada, fique à vontade!

Esse é o grande dia de vocês, então não há regras.
Vocês podem usar o traje que quiserem – seja ele mais moderno ou mais clássico -, decorar a festa como preferirem, convidar quantas pessoas desejarem e celebrar esse momento único da forma mais encantadora possível.


Aliás, falando em grande dia…

Se vocês estão começando a planejar essa festa, que tal criar um site de casamento no Casar.com? É grátis e super prático!

Aqui, vocês terão acesso a inúmeros benefícios, incluindo um RSVP personalizado, um Save the date digital e a possibilidade de fazer uma lista de presentes toda especial.

E se surgir alguma dúvida com o site ou a lista de casamento, é só entrar em contato com a nossa equipe de atendimento, de segunda a sexta, das 9h às 21hs, por meio do chat ou pelo e-mail atendimento@casar.com.


Por fim, aqui vão algumas curiosidades…

Curiosidades casamento homoafetivo no Brasil
  • Não existe diferença jurídica entre casamentos homo e heteroafetivos, ou seja, os direitos e deveres são os mesmos para todos;
  • O direito ao casamento homoafetivo só poderia ser revertido se o Congresso aprovasse uma lei proibindo o casamento entre pessoas do mesmo sexo;
  • Quem já realizou seu casamento, não pode tê-lo anulado – mesmo que a lei mude;
  • Segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil), em 2021 as uniões homoafetivas tiveram um crescimento de 31%, totalizando pouco mais de 11 mil casamentos.
  • A única diferença entre casamento e união estável é a formalização. Enquanto o primeiro exige um documento, o segundo não necessita;
  • O casamento homoafetivo também é permitido em outros países como, por exemplo: África do Sul (2006), Alemanha (2001), Argentina (2010), Austrália (2017), Bélgica (2003), Dinamarca (1989), Estados Unidos (2015), Holanda (2001), Irlanda (2015), Noruega (2009), Portugal (2010), Suécia (2009) e Uruguai (2013).

Saiba mais:


Casar.com O Casar.com nasceu com o propósito de tornar a jornada do casamento a melhor, mais fácil e encantadora experiência para os casais. Somos uma das maiores plataformas de sites e listas de casamento do Brasil.