Casar.com

Casamento na praia: guia completo para realizar o seu

Foto: Freepik

Preparamos um material completo com todas as informações necessárias para realizar o casamento na praia. Inspire-se para seu grande dia

É cada vez mais comum realizar o casamento na praia. Afinal, esse cenário paradisíaco é perfeito para celebrar o amor. Além disso, a atmosfera e a paisagem litorânea contribuem demais em todos os sentidos para um momento tão especial quanto o casamento.

E para concretizar esse sonho tão desejado pelos casais, fizemos um guia completo com todas as informações necessárias para você tirar o sonho do papel e começar a planejar o casamento na praia.

Crie sua lista de presentes em dinheiro!

Casamento na Praia – Por onde começar?

Primeiramente, lembramos que independentemente de onde será realizado o casamento é necessário planejamento (financeiro) e organização. E para o casamento na praia esse planejamento deve ser ainda mais cuidadoso, afinal, realizar um casamento fora da cidade do casal requer um investimento maior e uma atenção extra.

Mas calma, não precisa se assustar! Vamos te contar tudo que é preciso fazer para que seu casamento na praia seja um sucesso!

Foto: Freepik

Assessoria de casamento

Pensa em um profissional indispensável em um evento. A assessoria de casamento é fundamental para ajudar o casal com os preparativos do casamento na praia, bem como auxiliar na escolha do local, fornecedores e prestadores de serviço. Portanto, já coloca aí na sua listinha esse fornecedor essencial.

Temos um post completíssimo sobre assessoria de casamento.

Foto: Freepik

Como escolher o local ideal?

Antes mesmo de escolher o local/cidade para o casamento na praia é necessário definir, entre o casal, o que desejam para o casamento, tamanho da festa, número de convidados, etc.

Somente com base nessa definição será possível decidir em que cidade será o casamento. E isso está relacionado aos custos do evento, logística e deslocamento dos convidados. Tudo isso precisa ser muito bem pensado, afinal, um destination wedding envolve custos extras tanto para o casal, quanto para os convidados.

Foto: Freepik

A importância da visita técnica

Não deixe de fazer uma visita técnica no local escolhido para o casamento na praia. Aliás, a visita técnica é essencial em todo tipo de local. É importante também que a assessoria de casamento acompanhe essa visita com vocês.

Muitos espaços já possuem fornecedores parceiros locais, o que é uma mão na roda para os casais. Assim, os custos do evento são, relativamente, mais baixos.

Fornecedores de fora

É fato que um fornecedor ou outro será de fora, mas é importante reforçar que esses fornecedores terão um custo mais elevado por conta da logística como um todo.

A cidade litorânea

A cidade escolhida para o casamento na praia deve ter uma infraestrutura que atenda as necessidades do casal, bem como dos convidados. Se for uma localidade mais distante os convidados precisarão de hospedagem. E informações sobre hotéis, estacionamento, salões de beleza e restaurantes podem ser informados no site de casamento.

Casamento na praia pé na areia

Optar por um casamento na praia pé na areia tem seus prós e contras e é preciso estar ciente disso. Além disso, ter um plano B na manga é fundamental.

Afinal, casamentos ao ar livre são imprevisíveis, não dá para confiar 100% na previsão do tempo e em caso de chuva é necessário ter um plano B muito bem definido para evitar transtornos.

Presentes de casamento: tipos de lista e dicas para criar a sua

Foto: Freepik

Dúvidas sobre casamento na praia

O que é preciso para fazer um casamento na praia?

Planejamento, bons fornecedores (dê preferência que tenham experiência com eventos na praia), plano B, entre outros.

O que é essencial para casar na praia?

Infraestrutura local completa com uma área coberta, geradores, acessibilidade e autorização para casar na areia. É isso mesmo que você leu!

O que é e como funciona a autorização para casamento na praia?

Todo casamento que é realizado na areia necessita de autorização da prefeitura local para a realização. Essa autorização precisa ser solicitada com três meses de antecedência do casamento.

Além disso, essa autorização possui algumas taxas (cada cidade tem seus custos) e esse valor é cobrado de acordo com o metro quadrado utilizado para o casamento na praia.

Foto: Freepik

Quanto custa um casamento na praia?

O investimento para um casamento na praia depende da cidade, do local, do período do ano (se é alta ou baixa temporada), da quantidade de convidados, tipo de buffet e decoração. Por isso, a importância do planejamento financeiro e muita pesquisa antes de fechar o projeto. Só assim você evitará surpresas no meio do caminho.

Em que época do ano casar na praia?

A principal dica é: evite alta temporada e feriados. Os preços são mais salgados e os espaços ficam cheios, inclusive para quem quer casar com o pé na areia.

Destination wedding na praia tem hospedagem para os convidados?

Não é uma obrigação do casal. Cabe a eles a decisão de pagar a hospedagem e despesas dos padrinhos e pais, por exemplo. Mas tudo vai depender da proposta do casamento, local do evento e da quantidade de convidados.

As despesas dos demais convidados, geralmente, são por conta de cada um. Para isso os casais devem comunicar seus convidados com bastante tempo de antecedência para que possam se programar para o casamento.

Se o casamento na praia for realizado em um local muito distante que demanda hospedagem e outras despesas, o casal deve comunicar os convidados seis meses antes da data. O save the date é perfeito para isso.

A confirmação de presença

Sabemos que nem todos os convidados poderão estar presentes nesse momento tão especial. E para que o casal consiga se organizar melhor e saber aproximadamente o número de convidados confirmados, é essencial que seja feito o RSVP. No site do Casar.com temos esse recurso para facilitar a vida dos casais, da assessoria e garantir a presença de pessoas queridas.

Casar.com

Quais são os melhores meses para casamento na praia?

Depende da região. Se for na região sudeste prefira abril porque chove pouco. Nessa região do país as chuvas vão de dezembro a fevereiro e algumas vezes a temporada de chuvas se estende até março.

Já na região Sul os meses de abril e maio são os indicados. Para as regiões Norte e Nordeste o casamento na praia pode ser realizado quase o ano todo, exceto nos meses de junho e julho que costuma chover. Fora isso, o sol e o calor estão presentes o ano inteiro.

Tem horário para casamento na praia?

Geralmente os casamentos acontecem pela manhã e à tarde, no pôr do sol. Esses horários são recomendados por conta da luz e raios de sol. Além, é claro, de as temperaturas estarem mais amenas.

Foto: Freepik

Layout do site de casamento na praia

Aqui no Casar.com temos seis layouts de site para praia perfeitos para essa proposta.

Casar.com

Convite para casamento na praia

O casamento na praia pede leveza e uma proposta mais desconstruída. Para isso, invista em modelos como rústico, aquarela, tropical ou náutico. Utilize também a paleta de cores do casamento e elementos que remetam à praia.

Convite de casamento criativo: 20 ideias para se inspirar

Foto: Papel e Estilo

Decoração para casamento na praia

O cenário paradisíaco e as belezas naturais do litoral são plano de fundo da decoração de casamento na praia. Portanto, não há necessidade de exagerar nas flores e elementos nessa proposta.

Elementos próprios do mar, rústicos ficam incríveis nessa composição. Flores resistentes ao calor e folhagens são muito bem-vindas. Criar um mix de flores, flores secas e folhagens dá um toque ainda mais especial à decoração.

Decoração de casamento: dicas para definir a sua

Foto: Freepik

Altar

O que mais vemos em casamentos na praia são arcos quadrados, redondos e geométricos de flores e uma decoração simples, porém autoral nesse cenário. E a mesma composição no caminho ao altar.

Foto: Freepik

Mesas

Seguir a mesma proposta da decoração do espaço da cerimônia é uma opção. Tudo vai depender se vai ser um casamento na praia mais pomposo ou não. Arranjos com flores e folhagens não podem faltar.

Se a decoração do casamento for mais simples, vasinhos com flor mosquitinho ou outras flores ficam um charme.

Quer otimizar a decoração com as lembrancinhas? Invista em vasinhos de suculentas ou cactos na decoração das mesas e presenteie os convidados com esse mimo decorativo como lembrancinha de casamento.

Foto: Freepik

Buffet de casamento na praia

Esse ambiente também pede um buffet mais leve. Invista em ilhas gastronômicas de finger food. Mas prefira um menu mais leve, com alimentos assados, como peixes e também frutos do mar, por exemplo. Não esqueça das saladas e canapés, são ótimas opções para esses eventos.

Importante: disponibilize outras opções de alimentos para possíveis convidados alérgicos. Vale até perguntar na confirmação de presença se o convidado é alérgico ou não a frutos do mar.

Evite servir bebidas muito fortes. Prefira água (com e sem gás), água de coco, sucos e refrigerantes. Já para as bebidas alcoólicas opte por cerveja e vinho branco.

Foto: Freepik

Bolo e doces

O tipo e estrutura do bolo de casamento vai depender também da proposta e formalidade do evento. No entanto, para casamento na praia são recomendados bolos como naked cake de frutas e espatulado.

Para os doces, prefira os mais leves que contenham frutas. Os doces com chocolate amargo e meio amargo são ótimos. Ah, não esqueça do bem-casado!

Foto: Reprodução Studio 47

Lembrancinhas para casamento na praia – ideias!

Além dos vasinhos de suculentas ou cactos que sugerimos para a decoração das mesas, você também pode investir no bem-casado, em chinelos, ecobags, leques, sais de banho, entre tantas outras opções.

Temos um post incrível com mais de 80 ideias de lembrancinhas de casamento.

Foto: Ewe Aromas

Sair da versão mobile