Início Assessoria Assessoria de casamento: o que é e como funciona?
Assessoria de casamento: o que é e como funciona?

Assessoria de casamento: o que é e como funciona?

Preparamos um guia com dicas sobre tudo que você precisa saber sobre assessoria de casamento!

A assessoria de casamento é o primeiro fornecedor do casamento que você deve buscar. Esse serviço é essencial porque é o profissional que executa e que vai te orientar, além de te ajudar a encontrar bons fornecedores de acordo com o seu orçamento! Então, antes mesmo de começar a organizar o checklist do casamento, já é importante buscar por esse profissional.

Para te ajudar nessa missão, temos um guia cheio de dicas e tudo que você precisa saber para contratar esse serviço.

Serviço essencial

Assessoria de casamento: o que é e como funciona? Dicas do Casar.com
Foto: Freepik

É muito difícil (pra não dizer impossível!) um casal cuidar de todos os preparativos do casamento sozinho. Sem dúvida, você já deve ter ouvido alguma história a respeito ou conhecido alguém que fez tudo do casamento, mas, e o resultado? Certamente foi menos do que se esperava, sem contar os transtornos, não é mesmo?

Por isso, o trabalho da assessoria de casamento é tão importante. Ele é um serviço essencial. Afinal, esse profissional conhece muito bem o mercado, fornecedores, sabe negociar prazos e preços e, mais: os casais podem seguir a vida tranquilamente sem se preocupar com a organização do evento em si. Isso tudo cabe à assessoria de casamento.

O papel da assessoria de casamento

A assessoria é responsável por analisar os contratos junto aos casais e orientá-los quanto aos melhores fornecedores, custos, entre outros. Aliás, ninguém melhor que a assessoria de casamento para analisar contratos.

Esses profissionais conhecem muito bem como funciona cada empresa de casamento e, muitas vezes, conseguem solucionar problemas sem sequer envolver os casais.

Como organizador de casamento, a assessoria também cuida da administração financeira do casamento, cronogramas e tudo mais.

Planejamento

Casar é se planejar. Portanto, antes de sair por aí procurando uma assessoria de casamento, conversem, façam as contas e vejam quanto podem investir nesse profissional e só então deem o primeiro passo para contratar o serviço.

Relação casal x assessoria de casamento

Essa relação precisa ser harmoniosa e de confiança. Afinal, muitas vezes a assessoria de casamento vai precisar jogar “a real” com os casais e mostrar, por exemplo, que dentro daquele orçamento só será possível realizar determinadas coisas.

Isso é fundamental, pois muitos casais acham que o orçamento disponível é suficiente para realizar inúmeras questões do casamento e nem sempre isso é uma realidade. É o assessor ou assessora quem irá orientar o casal e definir as prioridades de investimento no evento.

Bastidores do casamento

A assessoria de casamento é um trabalho totalmente de bastidores. Os profissionais envolvidos no evento ficam por trás das câmeras dando todo o suporte necessário para os casais até o final da festa.

O que faz a assessoria de casamento?

Assessoria de casamento: o que é e como funciona? Dicas do Casar.com
Foto: Freepik

A assessoria de casamento é o braço direito dos casais. Ela organiza todo o casamento, desde o primeiro contato e contrato com fornecedores, até questões relacionadas à cerimônia e também a festa.

Como este fornecedor deve ser o primeiro a ser contratado, no papo inicial, o casal irá abrir todos os detalhes que pensou: quais são os sonhos do casamento, qual a proposta, onde gostariam de casar, quantas pessoas deseja convidar e, por fim, quanto quer investir.

A partir daí, o profissional irá selecionar os fornecedores de cada área e acompanhar o casal nos primeiros contatos para entender o que é possível realizar dentro das expectativas.

Além disso, é a assessoria que cuida de todo o cronograma do casamento. Existem muitos detalhes que esses experts pensam e resolvem que são relacionados à organização do casamento que muitos casais nem imaginam.

Enquanto o casal estará vivendo seu dia de noiva/noivo, a assessoria estará cuidando da preparação do local, montagem do evento, chegada de cada fornecedor e outros detalhes burocráticos.

É necessário ter assessoria em todos os formatos de casamento?

Sim. Seja um casamento para muitos convidados ou até mesmo um mini wedding, a assessoria de casamento é efetiva para orientar e dar todo suporte necessário ao casal; não somente nos preparativos para o casamento, quanto no próprio dia do evento.

Como encontrar e escolher esse profissional?

Referências são sempre bem-vindas. Peça ajuda para quem já teve essa experiência. Busque por profissionais que tenham experiência em casamentos em formatos semelhantes ao que vocês gostariam de fazer. Por exemplo, destination wedding. Somente profissionais com experiências nesse tipo de evento vão conseguir te entregar o melhor.

Quais são os serviços feitos pela assessoria?

  • Reuniões com o casal
  • Seleção de fornecedores
  • Checklist do casamento
  • Visita técnica no espaço
  • Degustação do buffet com o casal
  • Contrato com os fornecedores
  • Alinhamento dos detalhes
  • Reunião com os fornecedores
  • Orientação do cortejo e cerimônia
  • Suporte nas fotos protocolares
  • Suporte com a preparação da noiva/noivo
  • Acompanhamento da montagem/desmontagem do evento

Tipos de assessoria de casamento

Foto: Freepik

Assessoria completa

Como o próprio nome já diz “completa”, esse serviço acompanha o casal desde o checklist do casamento. Ele desenha o projeto junto ao casal e vai assessorando em todas as demandas do evento. Seu trabalho é do começo ao fim. Só termina quando o evento é completamente desmontado no dia seguinte.

Assessoria do dia

Nesse formato, o casal abriu mão da preparação junto ao profissional durante os meses que antecederam o evento e escolheu sozinho os fornecedores e negociou todos os contatos. Mas, no grande dia optou por ter uma mãozinha para cuidar e organizar o casamento. Para isso, existe a assessoria do dia – que dará todo o suporte de montagem e desmontagem do evento, além do cronograma desde os preparativos, cerimônia até a festa; deixando o casal isento dessas tarefas.

Outros serviços

Uma dúvida que muitos casais têm é se a assessoria de casamento pode se envolver nos assuntos do site de casamento. Claro que pode! A assessoria pode opinar em todas as áreas relacionadas ao casamento. Aliás, quanto ao site de casamento, ela pode ficar de olho por conta da confirmação de presença (RSVP) e ir orientando o casal conforme se aproxima da data do casamento.

Para um casamento inesquecível e de sucesso, tudo precisa estar na mais perfeita harmonia. Portanto, invista nesse profissional e viva cada momento dos preparativos para o casamento sem estresse.

Casar.com e Assessoria Vip

Parceria Casar.com e Assessoria VIP

Aqui no Casar.com temos um parceiro exclusivo para ajudar os assessores na organização e gestão dos seus eventos, é a Assessoria Vip. Plataforma exclusiva para assessores de eventos.

Mas o que é a Assessoria Vip?

Trata-se de uma plataforma digital de gestão de eventos exclusivamente para assessores e cerimonialistas.

Nela (plataforma) é possível concentrar toda a organização dos eventos como lista de tarefas com prazos e status, catálogo de fornecedores, orçamentos, assinatura de contrato, pagamentos do evento, lista de convidados com RSVP, QR Code na recepção, cronograma do evento, funil de vendas e também acesso para que os casais acompanhem o andamento das demandas do casamento.

Enfim, a Assessoria Vip é uma plataforma completa de gestão para orientar a movimentada rotina dos assessores, que muitas vezes atuam com grandes eventos simultâneos.

Assista ao vídeo:

Assessoria VIP e a organização do casamento

Vale destacar que com a Assessoria VIP os profissionais da área de eventos mantêm suas demandas muito mais organizadas, pois através da ferramenta os processos são mais ágeis e a tratativa com os casais é muito transparente, já que eles conseguem acompanhar os processos de perto.

Enfim, profissionais que utilizam plataformas como a Assessoria VIP têm a tecnologia a seu favor e prezam pela eficiência de seus processos gerando, consequentemente, resultados mais rápidos e positivos.


casarpontocom O Casar.com nasceu com o propósito de tornar a jornada do casamento a melhor, mais fácil e encantadora experiência para os casais. Somos uma das maiores plataformas de sites e listas de casamento do Brasil.