Início Dicas Cerimonial de Casamento: como contratá-lo?
Cerimonial de Casamento: como contratá-lo?

Cerimonial de Casamento: como contratá-lo?

cerimonial-de-casamento-01
Cerimonial de Casamento
Foto: Bruno Rossete

Contratar ou não um profissional ou empresa para cuidar do cerimonial de casamento é uma decisão que afeta todo o planejamento e execução relacionados ao grande dia dos noivos. Você pode começar o planejamento do seu casamento pesquisando igrejas, salões, fotógrafos, convites de casamento, lembrancinhas de casamento, vestido de noiva, buffet, DJ, banda, decorador, dia da noiva (ufa!) e todos os pequenos grandes detalhes que envolvem esse evento. Ou (calma, existe uma opção melhor!) você tem a chance de tornar todas essas escolhas muito mais fáceis e práticas contratando, antes de qualquer coisa, um assessoria de casamento, que lhe auxiliará a pesquisar e decidir pelos melhores profissionais, locais e cada mínimo detalhe necessário para que o seu casamento seja simplesmente perfeito. 

Mas afinal, o que faz um cerimonialista de casamento?

Depende do tipo de contrato que é estabelecido com esse profissional ou equipe. Geralmente, o cerimonialista de casamento é responsável por ajudar os noivos em todos os detalhes da organização do dia do casamento, fazendo quantas reuniões forem necessárias para planejar e preparar a cerimônia e a festa;  orientar os noivos e convidados na igreja ou outro local escolhido para a cerimônia; coordenar todos os profissionais contratados, como músicos, fotógrafos e decorador; receber os convidados na festa e ajudá-los a encontrar os seus lugares; administrar o buffet, auxiliar os profissionais e convidados no que for necessário para manter tudo conforme o planejado.

cerimonial-de-casamento-02
Cerimonial de Casamento | Crédito: Franco Rossi Fotografia

Na hora de contratar os serviços de um cerimonialista de casamento, podem surgir algumas dúvidas como, por exemplo, qual a diferença entre cerimonial e assessoria de casamento? Uma assessoria de casamento atua representando os noivos, agendando e comparecendo às reuniões com os profissionais, e auxiliando os noivos na contratação dos serviços necessários, podendo ou não oferecer também o serviço de cerimonial.

Por isso, em alguns casos, o serviço da assessoria termina no dia anterior ao evento. Já o cerimonialista é responsável pela execução de todo o planejamento do cerimonial no dia do casamento, se envolvendo na organização da entrada dos pais, padrinhos, pajens e noivos na cerimônia, distribuição das lembrancinhas e outros brindes, auxílio aos profissionais envolvidos, orientação aos convidados, resolução de eventuais problemas durante a cerimônia e a festa, além nos detalhes referentes à finalização da festa, como a distribuição dos materiais e contagem de bebidas.

Se os noivos não têm tempo e não podem se envolver com cada detalhe da organização, o ideal é optar pela contratação de uma assessoria de casamento que ofereça um pacote completo de serviços, inclusive o cerimonial, para que os noivos só se preocupem em aproveitar cada minuto desse dia mais feliz das suas vidas, inclusive curtindo os preparativos que antecedem o casamento. Afinal, essa é uma fase que não deve ser marcada pelo estresse, mas sim, por uma ansiedade gostosa, aquele friozinho na barriga que os noivos sentem só de imaginar esse dia tão especial.

cerimonial-de-casamento
Cerimonial x Assessoria de casamento | Crédito: Rodrigo Zapico

Na hora de contratar um cerimonialista de casamento, é importante que os noivos tenham alguns cuidados para que essa escolha seja assertiva e só traga boas surpresas. Confira alguns deles:

  • Selecione pelo menos 3 profissionais e empresas e faça quantas reuniões forem necessárias para vocês terem segurança na hora de decidir pelo melhor profissional.
  • Monte uma planilha com os prós e contras de cada profissional pré- selecionado.
  • Contrate um profissional ou empresa especializada que já tenha experiência e bons contatos no ramo.
  • Não contrate um profissional apenas porque é seu amigo.
  • Peça indicação e converse com outros noivos que já foram clientes do cerimonialista ou da assessoria de casamento.
  • Verifique se o profissional é organizado e preocupado com os detalhes.
  • Não confie apenas na empatia ou no “sexto sentido”. É fundamental que o cerimonialista ou assessoria tenham credibilidade no mercado.

Com essas dicas, espero ter contribuído para o final feliz que a história de amor de vocês tanto merece! Que esse seja apenas o começo de uma vida feliz, feliz, feliz!

 


Noivas do Brasil Noivas do Brasil: SOBRE PATRICIA FORTES Formada em Psicologia com MBA em Planejamento e Gestão Organizacional. Atualmente moro em Recife-PE. Adoro conhecer pessoas e principalmente, viajar! Continue lendo → http://www.noivasdobrasil.com.br