Início Chá de Panela Chás de Panelas Reais Chá de Panela e a sua tradição
Chá de Panela e a sua tradição

Chá de Panela e a sua tradição

chá-de-panela-caca-lima5
Credito: Caca Lima

O casamento envolve muitas tradições, e uma delas é prévia ao grande dia, o famoso Chá de Panela, no qual noiva e suas melhores amigas se reúnem em um momento de muita descontração, brincadeiras e troca de presentes!

Dizem que a tradição do chá de panela surgiu há muitos e muitos anos atrás, na época em que as mulheres precisavam de “dote” para conseguir um noivo (isso ainda é comum na índia).

Assim, quando a noiva não tinha recursos financeiros, os amigos e familiares se uniam para conseguir dinheiro e mercadorias para que a noiva pudesse ter o consentimento para casar.

E assim surgiu o “bridal shower” ou “banho de presentes”, como é conhecido nos Estados Unidos, tornando a noiva apta a conseguir um bom marido! Arcaico não? Graças a Deus que atualmente as mulheres e homens precisam apenas encontrar um ao outro, para casar e serem felizes! ;)

 

Hoje o Chá de Panela, mantém a tradição dos presentes, e na maior parte dos casos, tornou-se uma comemoração apenas de mulheres, da noiva e suas madrinhas e melhores amigas, como um momento só delas, como uma despedida de solteira.

chá-de-panela-Quality-Imagens-4
Chá de Panela | Crédito: Quality Imagens

E justamente as madrinhas e amigas são as responsáveis pela organização da festa, que além de comidinhas e bebidas, recebe uma decoração caprichada e quase sempre temática, além de muitas brincadeiras de chá de panela divertidas para que a noiva e convidadas se divirtam e troquem os presentes.

As amigas não podem esquecer que a noiva deve aprovar o estilo de brincadeiras que serão realizadas, para que não cause nenhum tipo de constrangimento para ela e também para as convidadas.

chá-de-panela-caca-lima2
Chá de Panela e a sua tradição | Crédito: Caca Lima
cha-de-panela-02
Crédito: Mywedding

É importante que as organizadoras se preocupem que a noiva elabore a lista de convidadas, para que não se esqueçam de ninguém importante, e também a lista de presentes, que normalmente apresenta utensílios de casa e cozinha.Com essas listas em mãos, as amigas podem preparar os convites e definir o que cada convidada vai levar, ou ainda orientar as convidadas a comprar os itens selecionados pela noiva em uma determinada loja.

O fato da organização do Chá de Panela normalmente ser das amigas, não obriga que as despesas sejam por conta delas. A noiva pode e deve colaborar com as despesas e essa divisão de valores depende muito do perfil da noiva e também do seu grupo de amigas.  Cada caso é um caso.

Não há regra para o prazo de realização do Chá de Panela, porém, o mais comum é que seja organizado mais próximo ao dia do casamento, em torno de 2 meses antes, pois com esse tempo, é de se esperar que a nova casa da noiva já estará pronta, e ela poderá organizar todos os itens ganhos na festa, no seu novo lar.

chá-de-panela-Ana-Pires-1
Chá de Panela e a sua tradição | Crédito: Ana Pires
chá-de-panela-Karas-Party-Ideas-1
Chá de Panela e a sua tradição | Crédito: Karas Party Ideas
chá-de-panela-Karas-Party-Ideas-5
Chá de Panela e a sua tradição | Crédito: Karas Party Ideas
cha-de-panela-05
Chá de Panela e a sua tradição | Crédito: Google imagens

 

Beijos e até a próxima!

 

Confira também:

Brincadeiras para o seu Chá de Panela

Chá de Lingerie : organize já o seu


Noivas do Brasil Noivas do Brasil: SOBRE PATRICIA FORTES Formada em Psicologia com MBA em Planejamento e Gestão Organizacional. Atualmente moro em Recife-PE. Adoro conhecer pessoas e principalmente, viajar! Continue lendo → http://www.noivasdobrasil.com.br