Início Assessoria Assessoria para casamento: como escolher a sua
Assessoria para casamento: como escolher a sua

Assessoria para casamento: como escolher a sua

Organizar um casamento não é tarefa fácil. Muitos detalhes devem ser levados em conta e especialistas do ramo de eventos recomendam, ao menos, um ano para deixar tudo em ordem.

O casamento é uma das celebrações mais importantes de sua vida. É um momento especial em que seus sonhos, expectativas e conquistas tornam-se realidade. Mas, em meio a tanta felicidade, muitas vezes os casais se esquecem ou não dão a devida importância a uma peça fundamental para o sucesso do seu grande dia: a assessoria do casamento.

Neste cenário de planejamento e realizações, o assessor de eventos faz toda a diferença. Os assessores de eventos, também conhecidos como cerimonialistas e organizadores de eventos, são profissionais especializados em planejar e executar eventos, e são essenciais para que eles tenham sucesso. 

Foto: Renato Moura – Isabella Vieira Cerimonial por Isabella Vieira (@isabellavieiracerimonial)

Um trabalho que pode parecer fácil, mas que em meio a tantos detalhes é que se percebe a necessidade desse profissional especializado em planejamento e organização de eventos. Com certeza, este é o primeiro passo para que seu casamento saia da forma que sempre sonhou.

Definitivamente a contratação de uma boa assessoria não é um gasto, é um investimento que vai fazer toda a diferença entre o sucesso e alguns atropelos.” Jaeder Barretos, da Jaeder Barretos Gestão de Eventos (@jaederbarretos)

Foto: Torin Zanette – Casa de Dois Assessoria por Roberta Canuto (@casadedois)

Mas, o que faz um assessor de eventos?

As atividades de uma assessoria de eventos abrangem administração financeira, contratação de fornecedores, visita técnica, confirmação de presença, cronogramas e roteiros, dentre muitas outras etapas.

Este é o profissional responsável pela gestão do casamento como um todo. Cabe a ele traçar o perfil do casal e indicar os melhores fornecedores de acordo com o orçamento e o estilo do casamento, acompanhar o casal em todas as etapas e manter o orçamento sob controle.

Além disso, a assessoria também cuida da verificação dos contratos para que todas as cláusulas importantes estejam incluídas, administra o cronograma para que todos os serviços sejam entregues dentro do prazo, realiza as confirmações de presença e faz a ponte entre os fornecedores.

Foto: Alexandre Castro – Conceito Eventos por Gabriela Oliveira (@conceitoeventos)

Já no dia do casamento, é a assessoria e sua equipe que acompanham a montagem e desmontagem da cerimônia e festa, garantem que os prazos sejam cumpridos, cuidam do cerimonial e resolvem eventuais imprevistos para que o grande dia saia do jeito que você sempre sonhou!

Pensando em facilitar a sua jornada, nosso time do Casar.com desenvolveu uma plataforma especialmente para você escolher a assessoria que mais combina com vocês ;)

Clique aqui e acesse a nossa Vitrine de Assessores.

Para te auxiliar na comunicação com os convidados e muito mais

Falando sobre os preparativos do casamento, além da assessoria de eventos, outro braço direito nessa jornada é o site de casamento.

Você já tem o seu site? Aqui, no Casar.com, você pode criar seu próprio site de casamento e ainda ter acesso aos mais diversos benefícios que oferecemos: lista de presentes, RSVP personalizado para seus convidados confirmarem presença no evento, Save The Date e convites digitais e, além disso, o Shopping Casar.com!

Quer saber mais? Então entre em contato com a nossa equipe através do chat, de segunda a sexta, das 9h às 21hs, ou pelo e-mail atendimento@casar.com.

Foto: Sara Santiago Fotografia – Cerimonial LaCita por Luiza Dellareti (@cerimonial_lacita)

Com exceção do véu e grinalda, muita coisa mudou

Antes tido como algo familiar e comum, a festa do casamento em si, mudou muito em diversos aspectos nos últimos anos. Segundo Isabella Vieira, da Isabella Vieira Cerimonial (@isabellavieiracerimonial): “Antigamente o casamento era algo muito simples. Você tinha uma cozinheira, contratava o florista da cidade e escolhia um conjunto musical (que nem era considerado uma banda) e o casamento já estava pronto. Hoje temos uma infinidade de opções e estilos de eventos para produzir“, o que torna tudo mais complexo e demanda um profissional especializado no assunto.

Foto: Renato Moura – Isabella Vieira Cerimonial por Isabella Vieira (@isabellavieiracerimonial)

Iniciando os preparativos, mas antes…

Quando o assunto é iniciar os preparativos para o grande dia, o contato com a assessoria de casamento deve ser feito logo após a definição da data. Passo fundamental para o planejamento do casamento, é papel do assessor estruturar toda a concepção do evento e transformar os sonhos e desejos dos casais em algo palpável para o início do projeto.

Pesquisa à primeira vista 

Como em toda compra que demanda um alto custo financeiro, os casais devem ter como prioridade na escolha de um assessor de eventos, o alinhamento de expectativas. Antes de realizar o contato com o profissional do seu interesse, verifique em sites de pesquisas e redes sociais, a reputação e credibilidade do assessor de casamentos, bem como a avaliação do seu serviço por ex-clientes e profissionais do mercado, além, é claro, de confirmar se o estilo de casamento por ele realizado, atende sua demanda.

Foto: Jaeder Barretos Gestão de Eventos (@jaederbarretos)

Tecnologia também conta (e muito): acompanhando da ida ao trabalho à academia

Uma dica importante para a escolha e que deve ser levado em conta em sua procura, é verificar como o assessor de casamentos organiza seus eventos e o quanto de tecnologia ele aplica em seus processos diários para facilitar sua comunicação com os clientes. 

Plataformas como a Assessoria VIP, parceira do Casar.com, vêm ganhando destaque no mercado, justamente por tornar a rotina dos assessores (e noivos) mais prática e tecnológica, centralizando todos os processos em um único lugar

É comum em uma rotina agitada e, somado à ansiedade pela chegada do casamento, que muitos casais esqueçam de realizar tarefas e pagamentos importantes, o que pode gerar atrasos no cronograma geral do evento, sendo assim, ter a possibilidade de acessar tudo remotamente irá facilitar a rotina e comunicação entre você e seu assessor de casamento durante o período do contrato.

Assessora há mais de 10 anos, Luiza Dellareti, da Cerimonial LaCita (@cerimonial_lacita), abandonou de vez os processos manuais e hoje trabalha integralmente através da Assessoria VIP:

“Para mim é indispensável o uso de plataformas que fazem a gestão do evento, sincronizando cliente e assessor. Essa escolha elevou o nível da minha empresa e deixou meus clientes muito mais satisfeitos”.

Foto: iPhoto Studio – Cerimonial LaCita por Luiza Dellareti (@cerimonial_lacita)

Uma casamento à parte: escolhendo um profissional, mas também um amigo

Escolher um profissional de eventos é um casamento à parte. Segundo a assessora Gabriela Oliveira, da Conceito Evento (@conceitoeventos), é preciso escolher um profissional que viva o sonho junto com você. Em um planejamento que pode durar meses e até anos, um fator fundamental e preponderante na decisão deve ser a confiança plena no trabalho e na pessoa que estará à frente do seu casamento.
Como em todo evento desse porte, além da ansiedade e felicidade pela chegada do grande momento, Luiza Dellareti, da Cerimonial LaCita (@cerimonial_lacita) diz que: “as emoções estarão sempre à flor da pele, por isso, tenha em seu assessor de eventos alguém que possa compartilhar receios, opiniões e principalmente sentimentos“.

Foto: Alexandre Castro – Conceito Evento por Gabriela Oliveira (@conceitoeventos)

3 preceitos básicos: segurança, tranquilidade e economia

Jaeder Barretos, da Jaeder Barretos Gestão de Eventos (@jaederbarretos), costuma definir esse processo de escolha do assessor de eventos como um tripé: segurança, tranquilidade e economia.

Possuir influência pode ser também é um fator chave para o último ponto citado por Jaeder, pois, segundo Vinicius Favale, da Múltipla Eventos (@multiplaeventos): “Mais importante do que saber quem seu assessor de eventos conhece, é saber quem conhece o seu assessor. Um cerimonialista bem visto no mercado pode (e irá) trazer condições e atendimentos infinitamente melhores para você“.

Foto: Vinicius Favale, da Múltipla Eventos (@multiplaeventos)

Garanta agora ou tenha problemas para sempre: o que não pode faltar na escolha da assessoria de casamento

Por fim, Roberta Canuto, da Casa de Dois (@casadedois), entrega um verdadeiro manual das características essenciais para um assessor de eventos, que, além de possuir qualidade em seu serviço – qualidade que pode ser traduzida como agilidade no atendimento, envolvimento pleno com o projeto e honestidade em não cobrar taxas por escolha de fornecedores-, “o profissional deve ser alguém que saiba ser imparcial, analisando cada cliente e projeto de maneira a jamais colocar suas percepções ou escolhas na frente do interesse maior“.

Ainda segundo Roberta Canuto, escolher o tipo de pacote (assessoria completa, parcial ou consultoria) é essencial e deve ser feito de acordo com a necessidade de cada casal.

Foto: Nataly Motta – Casa de Dois Assessoria por Roberta Canuto (@casadedois)

O orçamento apertou?

Em casos onde o orçamento do cliente não consegue abranger os custos de uma wedding planner, existem opções mais acessíveis como a assessoria parcial, onde o cerimonialista auxilia os casais na definição do cronograma, ensaio da cerimônia, confirmação de fornecedores, contagem de bebidas etc, em contratos geralmente feitos com 3 meses de antecedência.

Anotou tudo?

Assim como encontrar o verdadeiro amor, o processo de escolha pode ser difícil no início, mas, certamente com pesquisa e um estudo aprofundado sobre a carreira e estilo do cerimonialista, você terá escolhido um profissional empenhado e pronto para transformar os sonhos de suas vidas em momentos mágicos e eternizados em fotografias e lembranças.

Desejamos que seu grande dia seja incrível! Conte com a gente nessa jornada ❤️

Saiba mais!

Quais são as vantagens de ter um site de casamento?

Saiba tudo sobre a parceria do Casar.com e Assessoria VIP.


Casar.com O Casar.com nasceu com o propósito de tornar a jornada do casamento a melhor, mais fácil e encantadora experiência para os casais. Somos uma das maiores plataformas de sites e listas de casamento do Brasil.