Início Casamentos Casamentos Reais Casamentos na Praia Como organizar um casamento na praia
Como organizar um casamento na praia

Como organizar um casamento na praia

Casar com os pés na areia e o mar como decoração é o sonho de muitas noivas. Com o crescimento dos casamentos no estilo destination wedding, em que a celebração acontece em uma cidade diferente da que os noivos moram, está cada vez mais fácil preparar uma festa à distância.

Organizar um casamento na praia requer planejamento dobrado, já que a noiva deve levar em consideração as condições climáticas, temporada do ano, a escolha dos fornecedores e o deslocamento e acomodação dos convidados, entre outros pontos.

Veja dicas de como organizar a festa perfeita para o seu grande dia ser ainda mais especial:

Horário

A noiva deve procurar saber se o sol estará sobre o espaço da cerimônia no horário em que ela deseja se casar – para não correr o risco de impedir que os convidados enxerguem bem por conta dos raios solares fortes. Também é importante se informar sobre o horário exato do pôr do sol do mês escolhido, pois as fotos após a cerimônia ficam ainda mais bonitas nesse momento, e organizar para que a festa comece ao anoitecer, o que torna a celebração ainda mais especial.

Clima

O tempo é imprevisível, portanto, um casamento na praia exige um plano B com coberturas ou um espaço fechado. Toldos feitos de material transparente não prejudicam o contato com a natureza.

Decoração

A decoração mais especial que você pode usar em um casamento na praia é a paisagem! Algumas flores, galhos, um pequeno altar e o mar ao fundo como personagem principal já tornaram este momento lindo e inesquecível. Não economize nas flores (certifique-se de que elas são resistentes ao calor) e tecidos brancos – a cor é perfeita para contrastar com o azul das ondas. Para combinar, a estrutura do evento deve ser de madeira, juta, bambu ou outro material natural. Casar no final do dia deve precisar de iluminação.  Para deixar tudo mais harmonioso, use lamparinas e velas – elas também vão dar um toque especial à decoração.

Comida

Casamento na praia pede um cardápio leve, criativo e com cores e aromas variados. Peixes e frutos do mar costumam ser os produtos mais recorrentes no menu. As pequenas porções, conhecidas como finger foods combinam perfeitamente com a ocasião. Aposte em aperitivos leves, como saladinhas, quiches e carnes leves.

Convidados

Envie o save the date anunciando a data do evento com bastante antecedência, de seis meses a um ano, para os convidados se organizarem com transporte e hospedagem. Não é obrigação pagar pela hospedagem de todos, mas é de bom tom indicar hotéis próximos com transporte para o local da festa e até negociar tarifas mais em conta. No site do casamento e no convite, é fundamental que os noivos indiquem qual o traje que deve ser usado, indicações de restaurantes próximos e de salões de beleza para quem deseja se produzir para a celebração.