Casar.com

Como planejar um casamento? Veja nossas dicas e um checklist completo! 

Os preparativos para o grande dia são muitos, mas se você se pergunta por onde e como planejar um casamento, fizemos um guia completo! 

Definir orçamento, espaço, decoração, escolher o vestido dos sonhos, e outros itens, são as tarefas principais e super especiais do casamento. Mas, com muitas coisas a fazer, é natural ter dúvidas sobre como planejar um casamento – o que fechar primeiro, quanto investir em cada coisa. 

Como planejar um casamento? Passo a passo!

Ao começar a ver inspirações para o grande dia, é natural não saber exatamente como o casal quer, de fato, que o casamento seja, além de não ter muita ideia de quanto o evento vai sair.

Mas, seja ao planejar um casamento simples ou um casamento maior e mais sofisticado, esses passos são essenciais para a organização desse dia tão especial!

  1. Defina o estilo e data do seu casamento
    O primeiro passo essencial no planejamento é definir o estilo e data do casamento! Rústico, clássico, boho chic, tradicional, moderno? É importante estar alinhado nessa escolha e que ela reflita a essência do casal.

    Se vocês não têm ideia de qual o estilo de vocês, pesquisem muitas referências e procurem entender quais delas vocês mais gostam e fazem sentido para o que sonharam para esse dia. A data também é importante e te orienta em relação aos prazos de fechar cada fornecedor.

  2. Defina o orçamento
    Com certeza esse assunto já é pauta desde o momento do primeiro “sim” para a pergunta “quer casar comigo?” Planejar um evento tão importante, com certeza, demanda um investimento significativo. Mesmo que vocês optem por um casamento menor, cada item vai demandar um investimento. 

    Nessa etapa conversem bastante sobre o quanto gostariam de investir e se planejem para não estourar o orçamento previsto. 

    Aqui, uma boa dica é usar uma planilha para organizar o casamento. Assim, vocês conseguem acompanhar quanto já gastaram em cada coisa e quanto ainda têm para as demais coisas. Definir o orçamento vai orientar o casal em todas as demais etapas e escolhas do grande dia.

    É por ele que vocês vão conseguir entender quais fornecedores vão fazer sentido e quais estão fora do estilo de casamento que buscam e do orçamento que estipularam.


  1. Formato do casamento
    Definidos o estilo e o orçamento que querem investir, é hora de escolher o formato do casamento. Vocês querem um casamento grande e mais tradicional? Mini wedding? Micro wedding? Destination wedding? Como sonharam com esse dia? Escolher o formato também pauta todas as seguintes decisões de vocês, inclusive a escolha dos fornecedores. 

    Durante a organização, vocês vão notar que muitos profissionais do mercado são especializados em determinados tipos de casamento. Então, se vocês optarem por um mini wedding durante o dia, por exemplo, existem fotógrafos especializados nesse formato. 

    Ou se sonham em casar fora do país ou da cidade que moram, em um destination wedding, também existem profissionais que fazem muitos desses eventos – especialmente assessores. Então, com estilo, orçamento e formato do casamento definidos, é hora de um dos passos difíceis do planejamento: a lista de convidados!

  1. Lista de convidados
    Muitos casais têm dúvidas nesse passo e é natural que algumas confusões aconteçam. Afinal, preciso mesmo convidar aquele parente distante? E o chefe, como fica? 

    A verdade é que não há grandes regras na hora de definir a lista de convidados, mas uma dica preciosa é: procure fazer uma seleção importante. É um dia muito especial e as pessoas que estarão lá devem ser próximas e de confiança do casal.

    Se vocês optarem por um casamento grande, vocês vão ter mais espaço para fazer algumas concessões e convidar familiares que não são tão próximos, estender o convite para os colegas de trabalho também. Claro, se isso for um desejo de vocês.

    Agora, se vocês querem uma proposta de casamento menor, com um clima mais intimista, alguns cortes vão, naturalmente, acontecer. Procurem conversar muito e entender quais são as pessoas que não podem faltar de jeito nenhum.

  1. Assessoria
    Passo 5: contratar uma assessoria especializada. Se você ainda se pergunta se realmente precisa deste serviço, a gente já te dá o spoiler: SIM! Ele é essencial para garantir que tudo saia como o esperado e, além disso, é esse serviço que vai te orientar e te poupar tempo e gastos desnecessários.

    É seu assessor ou assessora também que coordena toda a montagem e desmontagem no dia do evento, coordena pagamentos e contratos. Veja mais sobre esse serviço e tire suas dúvidas!

  1. Espaço do casamento
    Chegou a hora de procurar pelo local do casamento. Com os passos anteriores definidos, é fácil entender quais espaços estão dentro da expectativa de gasto do casal e também estão de acordo com o estilo proposto.

    Se a ideia é fazer um casamento clássico não tem porque pedir orçamento para um espaço rústico, certo? Com todas as informações anteriores, sua assessoria também já vai te apresentar algumas ideias de locais que fazem sentido para o grande dia.

  2. Buffet, decoração, bolo e doces
    Depois, o passo é definir o buffet do casamento. Aqui também vale o exercício de entender o que vocês esperam da comida que será servida e qual tipo de serviço vão querer: se empratado, se buffet convencional ou se finger food vai bastar. O indicado é escolher esses itens com, pelo menos, 10 meses de antecedência.

  3. Foto e filme
    Você, provavelmente, já tem várias fotos de inspiração salvas no celular. Então já tem uma ideia de que estilo de foto e vídeo mais curte. Procure conversar com sua assessoria e entender quais profissionais estão dentro do que vocês querem investir e quais vão poder atender a estética que buscam também.

    Além das imagens, é essencial que o casal se conecte com o profissional nos papos antes de fechar o contrato. Isso porque esse fornecedor vai estar próximo do casal durante todo o evento e estar confortável com ele é super importante.

  4. Vestido de noiva / Traje do noivo
    Sim, chegou aquele momento: a sonhada escolha do look do casamento. Aproveite esse momento ao máximo, reúna as pessoas da sua confiança e procure envolvê-las nessa jornada. Sua assessoria também vai te ajudar muito nessa hora e orientar profissionais, lojas, ateliês que estejam de acordo com o estilo que buscam e que caibam no orçamento.

  5. Entrega dos convites e lembrancinhas
    Já pertinho do grande dia, você pode começar a entregar os convites e definir as lembrancinhas. Aqui, vocês já deverão estar a, mais ou menos, 3 meses do casamento!

  6. Casamento civil
    Muitos casais têm dúvidas sobre o casamento civil! Para tirar todas as dúvidas, criamos um passo a passo facinho pra te ajudar! O ideal é marcar a data do civil com, pelo menos, 30 dias de antecedência. Procure se informar um tempo antes sobre toda a documentação necessária! 

    Para facilitar, criamos um checklist completo para você baixar, salvar e não esquecer de nada! 

    Baixe agora: CHECKLIST DO CASAMENTO

Sair da versão mobile