Início Dicas Juntando as Panelas: Bacalhau para o almoço de família
Juntando as Panelas: Bacalhau para o almoço de família

Juntando as Panelas: Bacalhau para o almoço de família

Aprenda a fazer um bacalhau delicioso e prático para receber a família em um almoço de final de semana.

Rendimento: 6 porções
INGREDIENTES:
1kg de bacalhau dessalgado
1 cebola cortada em fatias finas
2 dentes de alho em lâminas finas
1 dente de alho espremido
1 lata de tomate pelado
3 batatas
3 ovos cozidos
½ maço de brócolis comum
200ml de vinho branco seco
Azeite, sal e pimenta do reino a gosto
Azeitonas pretas portuguesas a gosto
2 folhas de louro
PREPARO:
Cozinhe o brócolis e refogue-o no azeite com o alho espremido. Tempere com sal e reserve. Cozinhe também os ovos por 10 minutos a partir da fervura para que fiquem bem duros e, quando esfriarem, corte como preferir. Tire toda a pele e as espinhas do bacalhau e corte as postas ao meio. Coloque em uma panela com água fervente por alguns minutos e reserve.
Num bowl grande, coloque a cebola e o alho fatiados. Amasse o tomate pelado com as mãos e junte à cebola e ao alho, use o molho que vem junto com os tomates. Descasque as batatas e corte em pedaços médios. Coloque na bacia juntamente com os outros ingredientes.

Acrescente as folhas de louro, o bacalhau e o vinho branco e tempere com sal e pimenta do reino. Escolha uma travessa grande que possa ir ao forno e regue com um pouco de azeite no fundo. Coloque a mistura do bowl jogando mais azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno 200 graus até que as batatas estejam cozidas.

Retire a travessa do forno e coloque por cima os ovos cozidos, os brócolis e as azeitonas. Regue com mais azeite e sirva imediatamente
Juntando as Panelas: Bacalhau para o almoço de família
Avalie esse Post

Juntando as Panelas Semanalmente, Marina e André, do site Juntando as Panelas, darão dicas de gastronomia e receitas para uma vida de noiva ainda mais saborosa.

CASAR Salvador 2018