Início Casamentos Casamento sustentável – por Flávia Nicoletto
Casamento sustentável – por Flávia Nicoletto

Casamento sustentável – por Flávia Nicoletto

Nessa matéria Flávia Nicoletto do blog Casamento Sustentável (@casamentosustentavel) conta como realizou o casamento que sempre sonhou mas sem descuidar do planeta.

Vamos lá?

Qual a primeira coisa que vem ao seu pensamento ao ouvir a palavra “casamento”?

 União? Amor? Aliança? 

Independente da palavra que você pensou, tenho certeza que todas elas estarão ligadas ao casamento sustentável!



Então deixa eu te explicar melhor! O conceito de sustentabilidade é preservar os recursos naturais hoje a fim de não comprometê-los para as futuras gerações. 

Assim como em um casamento, você sabe que sem projetar e cultivar o hoje, o futuro pode ser comprometido. Mas vamos além, se você planeja construir uma família, ter filhos e netos, será que esse é o planeta que você gostaria de deixar para eles?

 

Que o casamento é um momento especial, não temos dúvidas, mas não é por isso que devemos deixar de pensar no amanhã, nas consequências que as nossas escolhas de hoje podem gerar com apenas um dia de festa. Concorda?

 

Quando realizei o meu casamento em 2019, o objetivo da festa foi diminuir ao máximo os desperdícios e buscar por itens que não fossem de uso único, ou seja, aqueles que no final vão direto para o lixo. Como meu marido Gabriel e eu já havíamos mudado vários hábitos em nossa casa, sempre focando em práticas sustentáveis, da mesma forma isso nos motivou a planejarmos o nosso casamento com esse mesmo ideal.

 

Casamento sustentável é sobre as escolhas possíveis para diminuir o impacto no meio ambiente e que fazem sentido para esse grande dia. Além disso, é trazer a essência, a  personalidade do casal e o consumo consciente, diminuindo os excessos e o desperdício na festa e na celebração.

 

Sabia que os itens que você escolher para o seu casamento farão grande diferença no final?

Segundo o livro The Green Bride Guide (O Guia da Noiva Sustentável, numa tradução literal), um casamento com média de 100 convidados gera 182 kg de lixo em um dia. Como resultado, isso equivale a metade do lixo produzido por uma única pessoa em um ano inteiro.

Parece pouco? Então pense em quantos casamentos acontecem em um dia!

Mas se você acha que para fazer um casamento sustentável tudo precisa ser verde ou reciclado, veja as fotos do meu casamento nesse post. Entenda que o conceito da sustentabilidade pode ser aplicado independente do estilo do casamento que você escolher. :)

Então você me pergunta: Mas Flávia, por onde posso começar?

A adoção de estratégias sustentáveis simples tem o poder de diminuir custos, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos e gerar receitas para a comunidade. Atitudes e mudanças pequenas podem ser adotadas agora mesmo no seu casamento, sem grandes custos.

Por isso, tenho uma dica de ouro: Comece a se questionar sobre todos os itens com os R’s da sustentabilidade, práticas para evitar o desperdício de uso dos recursos naturais e minimizar o impacto causado pela forma que consumimos. ⁣

 

Os R’s da sustentabilidade são:

Reduzir: Evitar o desperdício e o consumo em excesso.
Exemplo: Qual a quantidade de bolo realmente necessária para o seu número de convidados?

Reutilizar: Dar um novo e melhor propósito para um material que seria descartado.
Exemplo: Posso doar as flores do meu casamento para uma ONG?

Reciclar: Transformar um material em algo novo. 

Exemplo: Quais resíduos posso enviar para reciclagem?
Fica a dica: Latinhas, vidros, papel, plástico, entre outros.

 

Esses conceitos podem ser os mais conhecidos por você, mas hoje temos muitos outros como:

Repensar – Recusar – Respeitar – Reintegrar – Reparar – Responsabilizar

Aproveito para compartilhar alguns outros “R’s” com foco em casamento sustentável e para te ajudar a implementar esse conceito no seu grande dia:

– Recomece caso queira implementar ações sustentáveis no seu casamento.

Reavalie como os fornecedores estão atuando e tudo que você já contratou e irá utilizar no seu casamento.

Recalcule seu orçamento e não deixe que o sonho se torne um pesadelo.

Um ponto importante para esclarecer é que “Casamento Sustentável” não significa “Tudo ou Nada”. Depende sempre do seu tempo de planejamento, do seu orçamento, dos fornecedores locais, dos itens que encontrará em sua cidade, entre vários outros fatores. 

Então respira, está tudo bem!

 

No final, a pergunta que você sempre deve se fazer é: Eu realmente preciso disso no meu casamento?
Créditos:
Fotógrafo: Gabriel Pelaquim
Local / Decoração: Espaço Renascença
Cerimonial: Roberto Rocha
Filmagem: Bruno Zacarewicz
Buffet: Coffee Break
Doces: Stoffel + Cirônia

Ah! Para você já começar a implementar a sustentabilidade no seu casamento, que tal fazer o seu site no Casar.com? Você evita o uso de papel e também economiza com o meu link.

Sou a Flávia Nicoletto, sou consultora Lixo Zero (Instituto Lixo Zero Brasil) e sou Pós-Graduada em Sustentabilidade e Meio Ambiente (FGV), tenho formação também em Publicidade e Propaganda (IESB) e Pós-Graduação em Marketing (ESPM).

Criadora do Blog Casamento Sustentável e do no Instagram @casamentosustentavel

Saiba mais:

Shopping Casar.com por Bel Ornellas

Novidade Shopping Casar.com 

Como fazer o Save the Date digital sem custo

Novidade Casar.com: RSVP personalizado


Casar.com O Casar.com nasceu com o propósito de tornar a jornada do casamento a melhor, mais fácil e encantadora experiência para os casais. Somos uma das maiores plataformas de sites e listas de casamento do Brasil.