Início Destaque RSVP: como fazer a confirmação de presença no site de casamento
RSVP: como fazer a confirmação de presença no site de casamento

RSVP: como fazer a confirmação de presença no site de casamento

O RSVP é uma ferramenta de confirmação de presença super importante para qualquer evento. Por ele, os convidados podem informar se irão ou não ao seu casamento. Essa confirmação torna o planejamento e organização do grande dia mais fácil e até mais econômica. E agora você pode fazer um RSVP mais personalizado no seu site de casamento do Casar.com, de acordo com as suas necessidades.

Foto: Etsy.me

Com o nosso propósito de facilitar a jornada do seu casamento, buscamos sempre melhorar o site de casamento e, com isso, fizemos melhorias no RSVP que irão te ajudar muito.

Mas antes, se ainda não criou seu site de casamento, crie grátis aqui para se comunicar melhor com seus convidados e centralizar tudo do casamento em um só lugar!

Veja também: 10 motivos para escolher o Casar.com como seu site de casamento

Qual a importância da confirmação de presença?

Mas afinal, o que significa RSVP? É a abreviatura de Répondez S’il Vous Plaît, uma expressão francesa que significa “Responda por favor”. Com o RSVP, você tem mais controle de quantas pessoas irão ao seu casamento e poderá fazer um planejamento melhor e mais assertivo do evento em geral.

O Celso Medeiros, assessor de eventos da Fleur de Lis Wedding, e afirma que o RSVP é essencial para um casamento sustentável:

Fica aqui a dica para quem vai começar a organizar seu casamento: já chegue em uma assessoria com sua lista prévia de convidados. Assim que tiver a data confirmada e local do evento, já pode avisar os convidados e solicitar uma primeira confirmação. Com cerca de 20 dias antes do evento, façam uma última confirmação, bem correta e justa, para atualizar os fornecedores do casamento. Assim, você evitará pagar por aqueles que não vão participar”.

Foto: The Impressionist a Paper Studio

Como funciona o RSVP no Casar.com?

Ao criar seu site de casamento no Casar.com você já conta com a ferramenta de RSVP. Algumas informações podem ser personalizadas no formulário de confirmação de presença que ficará disponível para os seus convidados de forma fácil e prática.

Para acompanhar as confirmações recebidas você tem 2 opções:

  1. Notificação em tempo real via e-mail. Ou seja, a cada nova resposta dos convidados, a notificação será enviada para você por e-mail. E uma dica: você pode inserir o e-mail da sua assessoria para que também receba as respostas dos convidados;
  2. Dentro do site o acompanhamento pode ser feito na seção “Meus Convidados” >> “Presenças Confirmadas”, onde verá a lista de todos os convidados que responderam ao formulário e as informações adicionais. Para facilitar, você pode baixar a lista em planilha do Excel.

Como fazer o RSVP personalizado?

Com o RSVP do Casar.com, é possível personalizar o formulário de confirmação de presença do seu site. Veja abaixo as informações que você pode solicitar:

  • Nome completo do convidado e de seus acompanhantes;
  • Número limite de convidados adultos e crianças por confirmação;
    Dica: aqui uma opção legal é que você pode limitar a quantidade de convidados adultos e crianças por confirmação. Por exemplo, limitar até 2 adultos e 2 crianças.
  • Telefone de contato do convidado;
  • Campo de observações para comentários extras dos convidados;
    Dica: esse campo é indicado caso precise de alguma informação extra sobre o convidado, como perguntar se possui alguma restrição alimentar, se já tem hospedagem (ótimo para casamentos estilo destination wedding), entre outras opções.

O melhor é que tudo isso é personalizável, ou seja, cada casal escolhe se quer pedir cada informação. Afinal, se o casamento tem que ficar com a sua cara, o RSVP também pode!

Mais facilidade para ver os convidados confirmados

Além da inclusão dos campos de informações que falamos acima, também fizemos algumas melhorias na interface que os casais visualizam as respostas dos convidados.

Agora você tem uma visão mais clara do total de respostas confirmadas e total de respostas que não irão ao casamento. Também está disponível visualizar a quantidade de crianças e adultos confirmados, separadamente.

E ainda, você também pode excluir um convidado ou acompanhante específico na confirmação. Antes, só era possível excluir a confirmação inteira.

Foto: Retha Ferguson | Pexels

Passo a passo para personalizar o seu RSVP

Precisa de ajuda com o seu RSVP? Então esse passo a passo para configurar sua confirmação de presença no site de casamento:

  • Faça login em seu site e entre nas configurações do RSVP

Primeiramente, faça login em sua conta. Depois clique em “Meus Convidados” >> “Presenças Confirmadas” no menu lateral da tela. Em seguida, clique em “Configurações”:

  • Personalize a sua confirmação de presença (RSVP)

Na parte de configurações, você

Título e introdução: é possível personalizar o título do formulário e inserir uma introdução, se desejar. O texto de introdução pode ser utilizado para alguma instrução para os convidados, por exemplo, para pedir que informe no campo de observações algum dado extra que você precisa.
Essas informações aparecerão para o seu convidado no momento da confirmação de presença.

Nome dos convidados: escolha de quem você quer pedir o nome completo: apenas do convidado que preencher o formulário ou do convidado e de seus acompanhantes.

Quantidade de adultos e crianças: defina o limite de convidados por confirmação, basta escolher qual o número máximo de adultos e de crianças que poderão ser informados por confirmação. Em ambos os casos, as opções são de 1 a 10 pessoas.

Telefone de contato: escolha se deseja ou não solicitar o telefone de contato do convidado no momento da confirmação de presença. Uma boa opção para eventuais necessidades.

Campo extra de observação: escolha também se deseja incluir um campo aberto de observações para o convidado colocar comentários extras como, por exemplo, restrições alimentares. Todas as respostas recebidas aqui constarão na sua listagem dos convidados.

  1. Envie o RSVP pelo WhatsApp para os seus convidados

    Utilize o botão de compartilhamento do RSVP por WhatsApp que pode ser enviado direto do seu site para seus contatos. Um jeito super prático para seus convidados informarem se comparecerão ao seu casamento.

    E pronto! :D

Estamos super animados com essa nova funcionalidade! Preparamos tudo com muito amor, esperamos que você goste e que te ajude muito na preparação do seu grande dia <3

Se tiver qualquer dúvida, nosso time de especialistas está sempre pronto para ajudar, pelo e-mail contato@casar.com, ou pelo chat do site. Conte com a gente!


Casar.com O Casar.com nasceu com o propósito de tornar a jornada do casamento a melhor, mais fácil e encantadora experiência para os casais. Somos uma das maiores plataformas de sites e listas de casamento do Brasil.