Casar.com

Noivas reais dão dicas de como diminuir a lista de convidados do casamento

Uma das perguntas que mais martela a cabeça de uma noiva que está a todo vapor planejando seu casamento é: “como reduzir a lista de convidados?”. Ela está longe de ser uma tarefa fácil: além de envolver o orçamento – o custo de muitos itens da festa é calculado pelo número de pessoas – a lista também envolve sentimento e, em muitos casos, politicagem.

Conversamos com noivas reais para saber quais critérios elas usaram para diminuir o número de pessoas no casamento. Vem saber:

“Cortar a lista é terrível. Mesmo respirando fundo, rezando, fazendo o que quer que seja, ainda gera muita confusão e é muito complicado e chato. O pior é que tem muita gente que ainda acaba chateada com os noivos por que não foi convidada. Infelizmente, para quem tem orçamento limitado, acho que é a parte mais dolorida de todas. No meu caso, respirei fundo e tentei ser o mais racional possível. Pesei envolvimento emocional, convivência, orçamento e fiz a ‘rainha de copas’ – peguei a lista e saí cortando as cabeças”.
R.N.

“Lista de convidados é o maior problema dos noivos e o que gera mais atrito. Os pais influenciam muito nisso, e sabemos que é importante para eles. Por isso eu e meu noivo deixamos 10 amigos para os respectivos pais e não tivemos problemas com isso, afinal, 20 convidados não matam ninguém. O meu critério de lista foi familiares próximos e os amigos que tem convivência. O maior problema mesmo é a o pessoal do trabalho, que você convive todos os dias. Para isso, nosso critério foi convidar o chefe direto e os colegas de projeto diretos e evitar ao máximo falar sobre o casamento ( isso é uma tortura pra uma noiva! Rs). Um fator limitante é o espaço físico. Nunca escolha um salão que caiba pessoas sem fim, o espaço físico ajuda muito!”
L.S.

“Estou analisando quem realmente gostam de nós dois e que fazem de tudo pela nossa felicidade. Muitos se aproximaram só para serem convidados, e isso não é legal. O importante é saber quem realmente torce pelo casal participa tanto nos momentos bons quanto nos ruins”.
P.B.

“O melhor critério para cortar nomes da lista e analisar o nível de proximidade do casal mesmo. Acho que o coleguismos não pode ser levado em conta nessa hora, afinal, o interfere diretamente no nosso orçamento”.
A.S.

“Eu me perguntei: ‘essa pessoa sabe o nome do meu noivo?’ Pode parecer uma coisa boba, mas tem pessoas que foram amigas e próximas em alguma época, mas hoje você não convive mais – e ela nem sabe o nome do seu noivo! Se a pessoa não participou do meu namoro, então me senti livre para deixá-la de fora da lista de convidados”.
C.C.

 

Sair da versão mobile