Início Inspirações Polêmica: A moda é congelar borboletas vivas para soltar no casamento
Polêmica: A moda é congelar borboletas vivas para soltar no casamento

Polêmica: A moda é congelar borboletas vivas para soltar no casamento

borboletas-casamento-02

Uma tendência questionável é febre nos casamentos americanos e está ganhando força no Brasil: soltar borboletas na igreja ao final da cerimônia. A ideia é que os animais representem a beleza e o romantismo da nova união e deem sorte aos noivos.

Uma denúncia feita pela jornalista Claudia Matarazzo levantou uma grande discussão nas redes sociais a respeito dessa prática. A consultora de etiqueta revelou que, durante um evento realizado em São Luis, no Maranhão, um cerimonialista perguntou o que ela achava de soltar borboletas na igreja ao final do casamento. “Já ouvi falar dessa coisa bem brega e ecologicamente criminosa, mas achava que era um caso isolado de uma noiva muito sem noção. Engano meu. A moda continua e com requintes de crueldade”, contou.

Para enviar os animais para todo o Brasil, os borboletários utilizam o método da diapausa, uma espécie de hibernação dos insetos. As borboletas são embaladas e congeladas. A técnica diminui o metabolismo dos animais, deixando-os em estado de dormência.

Na hora da “revoada”, normalmente durante o beijo ou a saída do casal, é preciso bater nas caixas ou sacudi-las para que os animais se mexam, já que boa parte deles está morta ou muito fraca. Assim que soltos, já estressados, alguns voam um pouco e caem no chão.

borboletas-casamento-03

É da Bahia que parte a maioria das borboletas usadas em eventos. Borboletários oferecem a dúzia a partir de 135 reais. Elas são despachadas por avião dentro de caixinhas. As noivas precisam retirar a encomenda no aeroporto. As empresas especializadas recomendam a aquisição de, no mínimo, cinquenta borboletas.

Alternativa
As noivas que fazem questão de ter borboletas em sua festa podem usar a versão sintética da tendência. Existem modelos feitos de plástico, tecido ou papel e que têm efeito parecido com o do uso da verdadeira.

 


Casar.com O Casar.com nasceu com o propósito de tornar a jornada do casamento a melhor, mais fácil e encantadora experiência para os casais. Somos uma das maiores plataformas de sites e listas de casamento do Brasil.