Início Dicas Por que maio é o mês das noivas?
Por que maio é o mês das noivas?

Por que maio é o mês das noivas?

Pouca gente sabe, mas a tradição dos casamentos no mês de maio é milenar e tem origem na Astrologia e nos cultos pagãos da Antiguidade. No Hemisfério Norte, a primavera chega ao seu ápice, marcando a passagem do Sol pelo signo de Touro, cuja simbologia está fortemente relacionada à fertilidade. Com o clima ameno e a natureza exuberante nessa época do ano, diversas tradições pagãs da Antiguidade também comemoravam o Beltane, festival que promove o casamento cósmico entre o masculino e o feminino.

Nascia assim, há milhares de anos, a tradição de unir casais durante o mês de maio. Sob a influência de Touro, as uniões nascem com estabilidade, solidez e consistência. Como signo governado pelo planeta Vênus, regente do amor e da beleza, Touro também deixa o astral com um toque sensual, favorecendo uma lua de mel ainda mais quente e romântica. Aliás, é dessas tradições pagãs que também derivam diversos hábitos das bodas que persistem até os dias de hoje.

Esse é o caso dos arranjos de flores, das guirlandas, das tiaras com motivos florais e até do buquê da noiva, por exemplo. Eles estão presentes, há milênios, nas cerimônias de casamento como representação de fertilidade, sendo incorporados posteriormente na tradicional celebração cristã que recebe a noiva na porta igreja. E, como a época é de fartura, as festividades da Antiguidade também não poupavam nas comidas e bebidas. Era bastante comum que se cozinhasse em fogueiras grandes, onde eram preparados quitutes dos mais variados, que depois eram arrumados e decorados com muitas fitas e adereços.

Aliás, na festa de Beltane, também era tradição que os convidados degustassem um bolo de aveia ou cevada como parte do ritual. Tínhamos aí o precursor do bolo de casamento.

Então, para você que vai casar em maio, vale lembrar que muitos casais ao longo da história da humanidade já se uniram nessa época do ano. E a boa notícia é que o astral é realmente propício!

Felicidades aos noivos!


Virginia Gaia Astróloga, taróloga e estudiosa de mitologia e religião comparada há mais de 15 anos. Com quadros no programa A Tarde É Show com Nani Venâncio (Rede Brasil de Televisão) e na Rádio Tropical FM, leva o conhecimento que acumulou nas Ciências Herméticas para os mais diversos públicos. Famosa por sua assessoria astrológica para casamento, combina técnicas milenares para orientar aos noivos, abordando questões essenciais para uma feliz vida a dois nos dias de hoje