Início Destaque 4 conversas sobre dinheiro para ter antes de casar
4 conversas sobre dinheiro para ter antes de casar

4 conversas sobre dinheiro para ter antes de casar

Para ter uma vida financeira a dois saudável é importante ter um diálogo aberto e transparente sobre o assunto. Melhor ainda é começar as conversas sobre dinheiro antes de casar ou de morar juntos para evitarem desentendimentos futuros e também para garantir que vocês conheçam os planos, desejos e comportamentos um do outro com o dinheiro.

Sabemos que para muitos casais pode ser difícil tocar nesse assunto. E não é à toa, já que muitos de nós crescemos ouvindo coisas negativas sobre dinheiro e fomos até desencorajados a falar sobre ele.

Somasse a isso o fato de que vocês vieram de famílias diferentes e tiveram vivências diferentes que geraram em cada um uma percepção particular sobre o dinheiro.

Acaba que só de pensar nas conversas sobre dinheiro pode ser complicado e gerar alguns conflitos. Mas o melhor caminho para evitar futuros problemas financeiros é conversar sobre o assunto e aqui vão as 4 conversas sobre dinheiro para ter antes de casar. Bora conferir?

Conversa 1: Quanto vocês ganham?

Antes de começar os planejamentos sobre a vida nova juntos, conversem abertamente sobre quanto cada um ganha. Aqui não dá para ter segredos, afinal vocês decidiram se unir e vão agora compartilhar a vida, então essa é uma conversa que realmente não pode faltar.

Sabendo soma das suas rendas, vocês poderão definir melhor o seu estilo de vida e responder perguntas como: Onde vão morar? Quanto conseguem pagar pelo aluguel ou financiamento da casa? Dá para comprar um carro novo?

Se vocês não se sentem confortáveis ao perguntar um ao outro quanto ganham, comecem refletindo sobre o papel do dinheiro em suas vidas. Esqueçam as conotações ruins que o dinheiro pode ter, pois a realidade é que precisamos dele para viver e é por meio dele que vocês conseguirão alcançar seus objetivos, seja, aquela viagem incrível, a casa dos sonhos ou um carro melhor.

Começar a pensar no dinheiro como uma ferramenta para chegar aonde sonham ajudará a tirar a vergonha de falar sobre o assunto.

Conversa 2: O teu passado te condena?

Quando a gente fala de planejamento financeiro, as conversas sobre dinheiro pra ter antes de casar não envolvem somente presente e futuro, mas o passado também.

Como foi sua experiência com dinheiro na infância e adolescência? Quais são suas memórias e crenças em relação ao dinheiro? Quais erros financeiros você já cometeu? Você tem dívidas?

Contar ao seu parceiro(a) sobre seu passado, seus erros e hábitos financeiros é importante nesta fase para que ambos tenham uma melhor noção da situação financeira um do outro.

Se abrir dessa forma pode parecer assustador te fazer você se sentir vulnerável, por isso aqui não podem faltar dois elementos chaves para criar a sintonia financeira entre vocês: transparência e empatia.

Sejam honestos sobre qualquer desconforto para falar sobre o assunto e também estejam abertos para ouvir o que o outro tem para contar. Se vocês almejam que o relacionamento seja o melhor possível, precisam conversar sobre isso. Ter coragem em compartilhar algo que te incomoda em sua vida pode inspirar o seu amor a também compartilhar algo com você, tornando vocês dois ainda mais próximos.

Conversa 3: Nossos sonhos estão alinhados?

Depois que vocês compartilharam valores, situação e hábitos financeiros, é importante também conversar sobre os sonhos e objetivos do casal e o alinhamento de visão de futuro, um dos elementos essenciais para criar a sintonia financeira.

É importante compartilhar seus desejos e definir o que é melhor para o casal, qual caminho querem seguir juntos. Mantenham um diálogo sobre temas importantes e desejos, como casa própria, carro, filhos entre outros assuntos, mesmo que o horizonte de realização seja longo.
Todos esses desejos envolvem planejamento financeiro e exigem que ambos estejam na mesma página. 

E não se preocupem se vocês discordarem em certos pontos, é normal que no primeiro momento os sonhos de vocês não estiverem alinhados. Em um relacionamento de longo prazo, saber quando ceder tem que fazer parte das decisões, afinal relacionamento é sobre isso. Então vocês precisam estar dispostos a fazer concessões e definir objetivos em conjunto para manter o casal feliz e realizado.

Conversa 4: Qual regime de bens adotar no casamento?

Durante o planejamento do casamento, uma das decisões é sobre qual regime de bens adotar.
Essa é uma das conversas para se ter antes de casar e vocês precisam decidir se haverá ou não a combinação de patrimônios.

Muitos casais acabam negligenciando esse assunto, pois não querem nem pensar na possibilidade de separação e a gente entende. Mas isso faz parte do processo de casamento e é importantíssimo que vocês saibam as regras de cada regime para escolher o que se adequa melhor para vocês.

Os regimes de de bens são: Comunhão parcial de bens, Comunhão universal de bens, Separação total de bens e Participação final nos aquestos.

Regimes de bens do casamento: saiba quais são e como funcionam

Por exemplo: Você sabia que para um casal que mora juntos, mas não formalizou a união civil aplica-se automaticamente por lei o regime da comunhão parcial de bens? Muitos casais começam a morar juntos sem saber disso. Então se vocês estão em uma união estável, mas tem o desejo de adotar outro regime de bens, precisam formalizar e registrar em cartório.

Qual regime adotar? Cada caso é um caso e precisa ser levado em consideração as pretensões de cada um, se há dívidas anteriores ou não e o desejo do casal.

Viu como essa conversa é essencial antes de oficializar a união de vocês?

E lembre-se: quanto mais cedo vocês falarem e se sentirem bem falando sobre dinheiro, melhor para o relacionamento e a prosperidade financeira de vocês.

Post criado em parceria com o casal de planejadores financeiros Mariana e Ulysses do @casalgestao.financas


Casamento civil: o guia completo com todas as dicas

Quanto custa casar? Veja valores para planejar o casamento

10 motivos para escolher o Casar.com como seu site de casamento


Casar.com O Casar.com nasceu com o propósito de tornar a jornada do casamento a melhor, mais fácil e encantadora experiência para os casais. Somos uma das maiores plataformas de sites e listas de casamento do Brasil.