Início casamento rústico Casamento rústico: tudo sobre esse estilo e 30 inspirações
Casamento rústico: tudo sobre esse estilo e 30 inspirações

Casamento rústico: tudo sobre esse estilo e 30 inspirações

Está pensando em realizar um casamento rústico? Nós podemos te ajudar. Acompanhe nossas dicas e inspire-se

Primeiramente, organizar e produzir um casamento rústico pode criar uma atmosfera encantadora, acolhedora, além de muito distinta. E aqui vamos te mostrar algumas ideias sobre esse estilo queridinho de muitos casais. Nossas dicas vão da decoração aos doces de casamento. Enfim, tudo que você precisa para planejar seu grande dia.

O casamento rústico tem tudo a ver com o ar livre e é uma proposta de evento perfeita para casais que adoram celebrar junto à natureza. Seja um casamento na praia ou no campo ou até mesmo em espaços abertos, o casamento rústico possibilita uma infinidade de opções e elementos para deixar o evento incrivelmente singular.

Leia mais: Músicas para casamento 2023 – Top 50 mais escolhidas!

Por onde começar?

O primeiro passo é a escolha do local. Um casamento rústico só faz sentido se o lugar escolhido tiver a mesma proposta. Procure por sítios, chácaras, fazendas. Até mesmo um casamento realizado em um jardim pode ser considerado rústico.

O que é um casamento rústico?

É um estilo de evento composto por elementos naturais, rústicos típicos de celeiros, sítios e fazendas. Enfim, tudo que remete ao campo pode ser considerado uma proposta de casamento rústico.

Quais elementos rústicos utilizar?

Troncos de árvores, fardos de feno, jutas, rendas, tábuas de madeira, peças de cerâmica, barris, corda, cestos de palha ou vime, caixotes, aço galvanizado para latões, por exemplo, ou objetos vintage.

Decoração

Paleta de cores

Utilize tons terrosos, como marrom, bege, verde e nude, para criar essa atmosfera rústica. Invista também em cores quentes, como laranja ou amarelo.

Mobiliário

Alexandra Rodi

Aposte em móveis de madeira rústica para as mesas e cadeiras, banco e móveis vintage. 

Veja também: Decoração de casamento 2023: tendências para se inspirar e se apaixonar

Iluminação

A iluminação do casamento rústico deve ser suave e aconchegante. Para isso, luzes de corda suspensas (tipo luzes de gambiarra), lanternas, velas suspensas e candelabros espalhados pelo evento deixam o ambiente ainda mais romântico.

Flores e folhagens

Como todos esses elementos já mencionados são peças mais “pesadas”, aposte em flores campestres e silvestres, como girassóis, margaridas, astromélias, gérberas, cravos, lavandas, lírios e rosas em tons suaves para trazer leveza ao ambiente.

Para as folhagens, insira eucalipto, hera, samambaias ou palmeira. Faça um mix de flores e folhagens para deixar o ambiente ainda mais natural. Além disso, vale apostar em flores secas e galhos secos para compor a decoração. Os arranjos descontruídos super combinam com esse tipo de decoração.

O capim dos pampas é uma ótima opção de decoração para casamento rústico. Não se esqueça da flor mosquitinho. Ela é perfeita para esse estilo de casamento.

Saiba mais: 5 dúvidas sobre site de casamento – tudo o que você precisa saber!

Objetos

Renata Lima Decorações

Garrafas de vidro, cestos, cachepôs, e jarros de vidro podem dar um toque especial na decoração quando utilizados com pequenos buquês de mosquitinho, por exemplo.

Altar

Amanda Tschaffon

Antes de tudo, utilize a natureza do local escolhido para o casamento rústico a seu favor. Seja um altar em arco redondo, quadrado ou um pergolado de madeira, invista nos elementos naturais e rústicos para compor esse cenário.

Buquê de noiva

O buquê da noiva pode ser composto por um mix de flores do campo com flores secas e folhagens. Inserir suculentas no buquê ou até mesmo criar um buquê somente com essa flor fica um charme.

Mesas dos convidados

Para as mesas dos convidados, nada como utilizar os elementos rústicos nos centros de mesa. Utilize vasinhos com cactos ou suculentas. Você também pode decorar as mesas com potinhos ou garrafas de vidros com flores secas ou flor mosquitinho. Que tal inserir lamparinas ou velas em vidrinhos para deixar a decoração ainda mais romântica?

Mesa de bolo e doces

Tata Barbosa Eventos

Utilize alguns daqueles elementos e objetos que já falamos aqui e crie uma mesa de bolo e doces do casamento rústico bem bonita. Não é necessário incluir muitos itens, o segredo é mesclar os elementos com as flores e folhagens.

Bolo e doces

O naked cake é uma excelente opção de bolo de casamento, que pode ser decorado com frutas, flores, folhagens e até mesmo pequenos galhos seco. O bolo espatulado também é bem-vindo nessa proposta de evento.

Já os doces, invista nos tradicionais docinhos de casamento como beijinho, brigadeiro, bem-casado, brownies e camafeu de nozes. Também vale decorar a mesa com doces em compota e biscoitos amanteigados.

Reprodução: Papel e Estilo

Não esqueça que as forminhas ou potinhos que serão utilizados para os doces também devem seguir o estilo do casamento.

Convites

Papel e Estilo (foto)

Sabemos que o convite de casamento dá indícios do que vem por aí, não é mesmo? Por isso, crie uma proposta de convite que reúna alguns elementos rústicos como sisal, renda, juta e papel kraft, é claro!

Os convites em aquarela também combinam bastante com estilo de casamento rústico.  Você também pode optar pelo convite virtual. Clique aqui e saiba como fazer o seu.

Lembrancinhas

Gustavo Gaiote Fotografia

Assim como tudo que já falamos até aqui, as lembrancinhas de casamento também precisam ser escolhidas com cuidado. Afinal, elas representam o agradecimento do casal pela presença do convidado naquele dia especial.

Invista em lembrancinhas que todo mundo gosta, por exemplo, as lembrancinhas comestíveis como bem-casado, caixinha de madeira ou saquinho em papel kraft com amêndoas, potinho de geleia, temperos, doces em compota, além de lembrancinhas decorativas como vasinhos com suculentas ou cactos, entre outros.

Conheça mais: Lista de casamento: guia completo para presentes em dinheiro e produtos

30 inspirações de casamento rústico para se apaixonar!

Lucia Oliveira
Joélia Guerra
Paulo Goettems
Gabi Festas
Pinterest Dicas de Mulher
Alexandra Rodi (foto)
Perpétua Decorações e Eventos

Casar.com O Casar.com nasceu com o propósito de tornar a jornada do casamento a melhor, mais fácil e encantadora experiência para os casais. Somos uma das maiores plataformas de sites e listas de casamento do Brasil.