Casar.com

Decoração de casamento: dicas para definir a sua

Foto: Freepik

Saber qual é o estilo do casal é um dos primeiros passos para começar a definir a decoração de casamento

Antes mesmo de escolher a decoração do casamento é importante ter o estilo do evento definido. Somente a partir disso que será possível definir a decoração. E essa etapa deve fazer parte do checklist do casamento.  

É comum os casais, na maioria das vezes as noivas, se encantarem por uma determinada decoração de casamento e simplesmente colocar na cabeça que é aquela decoração que quer para seu grande dia. Realmente vemos casamentos incríveis, com decorações maravilhosas que enchem nossos olhos, mas muitas vezes esse “encantamento” nada tem a ver com o perfil dos casais.

Por onde começar

Foto: Freepik – Decoração no campo

Portanto, o primeiro passo para escolher a decoração de casamento é saber qual será o estilo do seu casamento. Ele tem tudo a ver com a personalidade do casal. Por exemplo, um casal que tem uma pegada vintage ou mesmo rústica não combina com um casamento clássico, todo pomposo, entendeu?

Saiba como funciona a lista de presentes do Casar.com

Decoração de casamento autoral

Foto: Freepik – Decoração personalizada

A decoração de casamento deve trazer em sua proposta a personalidade do casal. Não dá para fugir disso! E o que isso significa? Significa apostar em um estilo condizente que tenha elementos da personalidade e estilo do casal. Em outras palavras, é uma decoração com a cara do casal.

Uma decoração de casamento pode ser minimalista, por exemplo, sem perder a elegância.

O projeto

Recentemente falamos aqui no Blog que é quase impossível organizar um casamento sozinho, que é preciso ter uma assessoria de casamento ao seu lado. Na decoração isso não é diferente. Somente profissionais especializados podem te entregar um casamento dos sonhos.

Deste modo, invista em um fornecedor de decoração especializado, com referências e desenhem juntos um projeto de decoração de casamento de acordo com sua proposta e budget.

A proposta do projeto de decoração

A paleta de cores é fundamental para a escolha do estilo do casamento e, consequentemente, da decoração.

Cores, peças, flores, folhagens são os elementos para compor uma decoração de casamento incrível e de acordo com o estilo do evento. Tudo isso sem perder a elegância da proposta e a essência do casal.

Tipos de casamento: como escolher o seu

O que inserir na decoração de casamento?

Objetos pessoais dos casais têm ganhado cada vez mais destaque nos casamentos, independentemente do estilo, algumas peças de família, objetos com valor sentimental estão estampando a decoração do grande dia. Assim, fique de olho no que você tem de interessante por aí e converse com sua decoradora para inserir esse item na decoração do seu casamento.

Como escolher a decoração de casamento?

Primeiramente, defina o estilo. Depois, o local onde será realizado o casamento. Só então escolha o tipo de decoração.  

Harmonização dos elementos

Casamentos clássicos combinam com transparências, cristais, brilho, geralmente as cores verde e branca predominam. Já os casamentos rústicos pedem elementos naturais como madeira, palha, flores secas, etc. Portanto, saber harmonizar os elementos é o que vai fazer da decoração de casamento um arraso.

RSVP: Como fazer os convidados confirmarem presença!

Decoração da cerimônia e festa

Se os ambientes forem distintos é importante que a decoração siga a mesma proposta. Afinal, a decoração faz parte da identidade visual do casamento e isso vale também para o convite de casamento.

Decoração de casamento ao ar livre

Foto: Freepik – Decoração na praia

Casamentos na praia ou no campo pedem mais leveza e a própria natureza já é um cenário incrível e parte da decoração. Entretanto, dependendo do cenário e espaço escolhido, não há necessidade de “encher” o evento com muitos objetos decorativos e exagerar nas flores e folhagens.

Foto: Freepik – O campo como cenário principal

Utilize elementos naturais como flores do campo, folhagens, cestos, caixotes, palha, sisal, conchas, madeira, entre tantos outros, e harmonize com o estilo do casamento.

Decoração da igreja

Foto: Luiz Massis Fotografia

Além do tradicional tapete vermelho (também existe o verde), a decoração de casamento na igreja segue uma linha mais clássica e as cores mais utilizadas são o branco para as flores e velas e o verde para as folhagens.

Mas nada impede que você utilize outras cores na igreja, aqui é somente uma ideia do que é mais clássico e utilizado nesse ambiente.

O que não pode faltar na decoração?

Ideias para incluir na decoração

Foto: Freepik

A decoração de casamento não consiste somente em arranjos de flores, folhagens e elementos que já citamos aqui. Ela também pode ser composta por outros itens como: varal de fotos do casal, quadro de boas-vindas, plaquinhas espalhadas pelo espaço com frases ou mensagens para os convidados e também o livro de assinaturas do casal. Use a criatividade para incluir itens na decoração de casamento e surpreenda a todos.

Locação de objetos

Além do mobiliário, que não pode faltar na decoração de casamento, a locação de objetos é muito bem-vinda e sua decoradora pode te ajudar nessa escolha. Afinal, ela é a melhor pessoa para ideias incríveis e escolhas perfeitas para deixar o seu casamento top!

Flores

Foto: Freepik – Mix de flores e elementos

A escolha das flores é muito pessoal e vai depender do tipo de decoração escolhida. As que florescem o ano todo são uma boa opção para utilizar na decoração de casamento, pois o custo é menor que o de flores da época.

Mix na decoração

Também é possível fazer um mix de estilos na decoração, mas sem exageros para não comprometer o décor. Mescle flores desidratadas com flores naturais, faça arranjos desconstruídos. Fica lindo!

Otimizando a decoração

Foto: Freepik – Lembrancinhas como parte da decoração

Uma forma de otimizar e ainda economizar na decoração é apostar em lembrancinhas de casamento como vasinhos de plantas ou flores.

Você pode decorar as mesas dos convidados ou um cantinho do casamento com vasinhos de suculentas ou cactos e ainda distribuir esses vasinhos como lembrancinha de casamento.

Sair da versão mobile