Início Dicas 6 dicas para o casal se manter organizado durante o planejamento do casamento
6 dicas para o casal se manter organizado durante o planejamento do casamento

6 dicas para o casal se manter organizado durante o planejamento do casamento

O planejamento do casamento faz parte da rotina do casal que deseja dizer o tão sonhado “sim”.

Essa fase é cheia de descobertas e alegrias, mas também pode ser um tanto trabalhosa, ainda mais se não houver uma boa organização. 

São tantos detalhes e decisões para se atentar que o estresse pode tomar conta. Por isso que a ideia aqui é dar dicas para o casal se manter organizado no planejamento do casamento. Assim essa jornada poderá ser mais leve e divertida e vocês poderão aproveitar esse momento do começo ao fim.

Dica 1: Crie um e-mail para o casamento

Até mesmo a caixa de entrada da pessoa mais organizada pode virar um caos em meio a tantos e-mails promocionais, grupos de amigos e spam. Então a dica é criar um novo e-mail para centralizar as comunicações sobre o casamento, principalmente na troca de mensagens com os fornecedores, assessoria do evento e notificações do seu site e lista de casamento.

Além de manter seu canal de comunicação mais organizado, vai otimizar seu tempo. Dessa maneira, você poderá acessar diretamente o e-mail quando precisar encontrar algo com mais agilidade.

Dia 2: Mantenha os arquivos e contratos em um drive

Nada de documentos e arquivos espalhados por aí no computador, celular, etc. Salvar todos os arquivos sobre o planejamento do casamento em um drive (como Google Drive, iCloud, One Drive e Dropbox) vai permitir que vocês acessem o que precisarem de qualquer lugar a qualquer momento e também que possam compartilhar com outras pessoas de forma prática, se precisarem.

Tem contratos físicos? Aqui vale a mesma premissa: centralizem os documentos em um só lugar.

Deixar metade dos contratos no trabalho, uma pasta com os fornecedores embaixo da cama e alguns papéis impressos na sala pode enlouquecer a sua rotina em algum momento, então definam um local  para reunir tudo o que está relacionado ao planejamento do casamento. Pode ser uma pasta ou gaveta do seu quarto, o escritório de casa, por exemplo. Pode parecer muito básico, mas o simples às vezes é essencial. Assim, vocês terão tudo à vista quando precisarem.

Dica 3: Tenha um Checklist do Casamento

Se vocês são um casal digital, ótimo! Preferem papel e caneta? Sem problemas! O importante é escolher uma estratégia de organização do casamento e segui-la.

Já pensou que complicado anotar parte dos afazeres em uma agenda e a outra parte de forma online? Certamente isso vai complicar a organização, então a dica é ter um checklist para se guiar nas tarefas e centralizar em uma plataforma (digital ou física).

Baixe Grátis o Checklist do Casamento do Casar.com

Baixe Grátis a Planilha de Custos do Casamento

Dica 4 – Uma tarefa por vez

Ser noiva ou noivo é planejar tudo ao mesmo tempo, certo? Errado! Ao canalizar seu foco em tarefas individuais, a lista de afazeres do casamento vai fluir com mais rapidez. Ser multitarefas, nesse caso, pode mais atrapalhar do que ajudar. Em vez de se estressar com a quantidade de coisas para fazer, monte um cronograma do dia 1 de planejamento até o dia da festa.

Dica 5: Tenha um dia para falar sobre o casamento

Seja lá qual for a plataforma escolhida, Excel, Word ou agenda, um conselho que gostamos de dar aos casais é para escolherem um dia (ou mais de um) dedicado ao casamento, para que vocês possam falar sobre os afazeres. É uma maneira de evitar ficar falando sobre as pendências o tempo todo e gerar estresse. Tendo um dia específico, vocês centralizam as decisões e no resto da semana, curtem o que já fecharam, as referências e até imaginando como tudo será no dia. 

E dá para tornar as coisas inda mais interessantes! Por exemplo, escolher um dia da semana, pedir uma boa comida e falarem sobre o planejamento do casamento garante uma rotina dedicada e, consequentemente, vocês conseguem aproveitar de outras formas quando estão juntos e não resumir em diálogos somente sobre os preparativos. 

Dica 6: Crie um site de casamento

Falando em tudo em um só lugar, criar o site do casamento é ideal para centralizar todas as informações do evento, como data, horário, local e dress code. Ótima opção para ter um canal de comunicação com os convidados.

Fora que ao criar o seu site no Casar.com, você ainda conta com:

  • Ferramenta de RSVP para receber confirmações de presença dos convidados;
  • Papelaria digital para fazer convite e save the date;
  • Lista de Casamento para receber seus presentes de forma prática e ser notificados em tempo real a cada nova compra feita pelos convidados! A lista é convertida em dinheiro e vocês  escolhem como resgatar os valores: sacar direto para a conta bancária via PIX ou ter 4% de cashback resgatando em produtos no Shopping Casar.com, nosso marketplace exclusivo com as melhores lojas do Brasil.

Para compartilhar o site do seu casamento é fácil, é só enviar o link de acesso para os convidados pelo Whatsapp ou inserir o link ou QR Code do site no convite do casamento.

Gostaram das dicas? Esperamos que elas possam ajudar o planejamento do casamento mais fácil e encantador. E se surgir alguma dúvida, contem com a nossa equipe de atendimento de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas pelo chat no site ou pelo e-mail contato@casar.com.


Camila Sampaio Analista de Marketing no Casar.com