Início Casamentos Tradições de casamento: 5 tradições preferidas dos casais
Tradições de casamento: 5 tradições preferidas dos casais

Tradições de casamento: 5 tradições preferidas dos casais

As tradições de casamento são costumes passados de geração em geração ao longo do tempo. Algumas tradições são bem populares nos casamentos e você deve conhecer e já ter visto muitas delas por aí…

E como por aqui adoramos tradições de casamento, fizemos uma pesquisa com os nossos casais para saber quais são as tradições queridinhas e mais realizadas no grande dia.

Pensou em alguma? Queremos saber quais são os seus palpites!

Mas antes, você já criou o seu site de casamento?
No Casar.com, você cria seu site sem custos para centralizar tudo do casamento, fazer a confirmação de presença, papelaria digital e a lista de presentes convertida em dinheiro. Clique aqui e crie já o seu!

As 5 tradições preferidas dos casais:

1 – Jogar o buquê

Jogar o buquê da noiva é a tradição mais popular nos casamentos e feita pela maioria dos casais.

Originalmente essa tradição era um pouco diferente e começou ainda na Idade Média. Naquela época, as mulheres solteiras cortavam um pedaço do vestido da noiva para ter sorte e encontrar um marido.

O costume foi mudando e hoje é o tradicional momento da noiva jogar o buquê, onde as solteiras se reúnem para tentar pegar o buquê e, quem sabe, ser a próxima a se casar.

2- Gravata do Noivo

A tradição de passar a gravata do noivo ficou famosa no Brasil e acontece durante a festa do casamento.

Nela, o noivo e seus padrinhos passam nas mesas dos convidados arrecadando dinheiro para a lua de mel do casal. Entre os homens, quem contribuir, corta um pedaço da gravata no noivo.

Essa tradição vem acompanhada de muita bagunça e diversão, é comum que o noivo cole um adesivo no convidado com base no valor ganho, quem nunca viu aquele adesivo de “mão de vaca”, “dei pro noivo”, entre outros. O objetivo é garantir a diversão!

3 – Primeira dança do casal

É comum que os casais abram a pista de dança fazendo a tradicional primeira dança do casal como casados. Aqui os recém-casados escolhem uma música especial, geralmente romântica e mais lenta, mas também pode ser algo mais animado.

Em muitos casamentos a primeira dança do casal tem sido uma atração à parte com coreografias bem ensaiadas e surpreendentes. Você já deve ter visto algum vídeo de uma coreografia super elaborada por aí, temos certeza.

4 – Brinde e corte do bolo

Esse costume é mais do que conhecido, o momento em que o casal corta o bolo do casamento e faz o brinde dos recém-casados. É um momento muito especial e acontece na festa do casamento.

Em alguns casos, somente o casal fica na mesa do bolo. Em outros, estão junto também os pais, padrinhos e madrinhas do casamento e o brinde é feito entre o casal e com todos eles.

5 – Jogar a garrafa

Esse é um costume mais recente e que passou a ser realizado em muitos casamentos, ganhando de outras tradições mais conhecidas.

Nesse costume, o noivo joga uma embalagem de alguma bebida alcóolica entre os homens e a ideia é que aquele que conseguir pegar a embalagem, terá sorte, assim como funciona com a convidada que pegar o buquê da noiva.

E aí, o que achou das tradições de casamento preferida dos casais? Imaginava que seriam essas?

Claro que existem muitas outras e o importante é que vocês levem para o seu grande dia aquelas tradições que façam sentido para vocês.

Leia mais:

10 motivos para escolher o Casar.com como seu site de casamento

Como montar sua lista de presentes para casamento?


Camila Sampaio Analista de Marketing no Casar.com